Aprenda a ter mais qualidade de vida no trabalho
Provavelmente você já ouviu falar, ou melhor vive a experiência de transformar o trabalho no segundo lar. Muitas vezes se torna até o primeiro, se levar em consideração o tempo que se passa por lá. Pois bem, se esse ambiente se transformou no segundo, ou primeiro, lar, nada mais justo que ter qualidade de vida no trabalho. Se você acredita nesta premissa, este texto é para você!
Índice de conteúdo
Colaborador x Empresa
Será que o funcionário é o único responsável por garantir sua qualidade de vida no trabalho? Será que é da empresa a responsabilidade de garantir isto ao funcionário? A distância impacta nesta qualidade de vida? Afinal, o que é qualidade de vida no trabalho?
São muitos questionamentos em cima de uma realidade diária, e isto requer atenção e colaboração de todos os envolvidos. São várias ações realizadas em conjunto que proporcionam ao funcionário uma rotina saudável dentro do ambiente de trabalho. Desde a implantação de melhorias à inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora desse ambiente. Essas mudanças serão capazes de garantir a retenção de colaboradores, assim como atrair novos interessados nesse modelo de trabalho que preza pela qualidade de vida dentro das empresas.
Coworkings: uma inspiração para o mercado
Muitos enxergam nos escritórios compartilhados a oportunidade de conciliar qualidade de vida e trabalho. Isto nada mais é do que uma projeção da qualidade de vida no ambiente de trabalho que todos os profissionais buscam. Um local agradável, aberto a novos conhecimentos, propício para criar e projetar novas ideias e flexível para que cada um realize suas atividades no seu próprio tempo.
Dentro dos coworkings a proposta é que haja o máximo de interação entre os coworkers. E para isso os ambientes costumam ser amplos, sem tantas divisórias e, principalmente, com áreas interativas para reuniões, cafés, brainstorms, etc. Esta é uma ótima dica para as empresas adaptarem para seus ambientes.
Mas, não é só o espaço físico que faz a diferença, o conceito de ser um espaço colaborativo e compartilhado influencia diretamente no trabalho dos adeptos deste modelo de trabalho. Todos sabem como contribuir para um ambiente harmônico e se não sabe, assim que adere à novidade acabam sendo impactados pela rotina do lugar.
Qualidade de vida no trabalho: vida saudável
Quando falamos em vida saudável é importante que fique claro que não é uma referência a dietas ou restrições alimentares, mas sim, alternativas e mudanças de hábito que vão te proporcionar mais energia e disposição. Dentre estas alterações as principais que podemos citar são as alimentares e de mobilidade.
Na alimentação é importante garantir que ao longo do dia você inclua nutrientes variados, focados no estímulo à concentração. Alimentos pesados que impactam na sua disposição, sem dúvidas também vão impactar no seu rendimento e nas entregas. E mais que isso, a falta de disposição vai tornar o ambiente de trabalho improdutivo, monótono e longe de qualquer expectativa de qualidade de vida.
Leia mais em “Alimentação saudável em espaços de trabalho
Outro aspecto importante de ser considerado é a sua mobilidade. Trocar o carro pela bike ou mesmo por uma caminhada é uma ótima pedida. Muitos vão dar a desculpa de morar longe, ser inviável, e por aí vai. Mas, para todo problema temos uma solução: já pensou em deixar o carro há alguns quarteirões e caminhar por um trecho? Se você vai de ônibus, é possível caminhar alguns quarteirões descendo uns dois pontos antes.
Ah, se as caminhadas não são o seu forte, temos ainda as bicicletas compartilhadas, em pontos diversos espalhados pela cidade. A bicicleta é democrática, tem o preço acessível e ainda te proporciona aquele revigorante vento no rosto. Se você tem a oportunidade de trabalhar na sua própria bike, temos mais dicas legais bem aqui.
Bem, já vimos que para ter qualidade de vida, vários fatores e pessoas devem ser considerados. Mas não se esqueça, você é o principal interessado, logo, faça acontecer as mudanças que precisam ser feitas para de fato ter a desejada qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Em um momento em que as formas de trabalho mudam cada vez mais rápido, uma maneira de levar mais qualidade de vida no trabalho para os colaboradores é por meio do anywhere office, que é um formato no qual as pessoas podem desenvolver suas atividades de qualquer lugar. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.