Sem fronteiras: a importância da língua inglesa para o mercado de trabalho em 2022

Bandeira do Reino Unido

Há vários fatores que demonstram a importância da língua inglesa para o mercado de trabalho. Com o domínio do idioma, é possível se destacar e conquistar competitividade. Além disso, esse diferencial pode melhorar o próprio salário e lhe dá maiores oportunidades de atuar no regime anywhere office. Veja como funciona.

Qual é a importância da língua inglesa para a sua carreira? Se você já sabe falar, escrever e ler nesse idioma, talvez nem perceba a relevância de ter tal conhecimento, mas quem tem dificuldades percebe que perde oportunidades profissionais, até mesmo promoções. Afinal, ser bilíngue ajuda a viajar e a trabalhar.

Por que isso acontece? A resposta passa por alguns dados. Uma pesquisa do British Council mostrou que 5% dos brasileiros falam inglês, mas apenas 1% é fluente. É bom reforçar que, aqui, não estamos falando de saber o que significam as palavras job, deadline ou know-how. O foco é saber manter uma conversa com um nativo, ser capaz de escrever e-mails compreensíveis e fechar negócios.

Portanto, é preciso ir muito além do básico. Isso porque, cada vez mais, empresas brasileiras negociam com outros países. Quando se trata de startups, há um número grande de companhias que recebem aportes de capital estrangeiro.

Para se ter uma ideia, o total de investimentos nesse tipo de negócio passou de 9,4 bilhões de dólares em 2021. Esse número é mais do que o dobro do registrado em 2020. Boa parte veio de investidores brasileiros, mas um grande montante também é derivado dos estrangeiros — isso devido à decisão do banco central americano, o FED, de manter a taxa de juros baixa, o que fez com que o real se tornasse mais atrativo.

Economia à parte, a verdade é que é necessário falar inglês muito bem se você quer se destacar. Então, que tal entender melhor a importância da língua inglesa para o mercado de trabalho em 2022?

Qual a importância da língua inglesa para o mercado de trabalho?

O inglês é considerado um idioma universal. Por isso, ele já se tornou básico para os brasileiros, assim como o português. Ainda assim, ele é visto como diferencial em alguns casos, sobretudo porque o percentual de pessoas fluentes na língua ainda é pequeno, como mostramos acima.

Isso faz com que muitas empresas busquem profissionais capazes de escrever, de falar e de ler em inglês. Pelo menos, é o que mostram algumas pesquisas apresentadas em matéria da revista Exame.

Mulher lendo texto em inglês

Segundo os levantamentos, esse é o idioma mais exigido na comunicação interna das empresas, com preferência de 91%. Esse também é um dos principais motivos que fazem as pessoas mentirem no currículo. O percentual de brasileiros que mente sobre ter domínio da língua é de 41%.

No entanto, o dia a dia revela a deficiência. Afinal, até alguns anos atrás, as conversas em inglês se restringiam à diretoria e à gerência. Agora, essa é uma exigência para analistas e que também pode chegar aos estagiários.

Essa característica ainda é capaz de fortalecer o trabalho remoto, pois é possível encontrar profissionais em outros lugares do país e do mundo, a fim de garantir que todas as exigências do cargo sejam atendidas. Inclusive, essa é uma forma de os profissionais obterem renda passiva ao trabalharem a distância.

O inglês também traz outras oportunidades. Existem vários nômades digitais secretos, que trabalham em empresas de forma remota, tudo porque o idioma permite que eles viajem e trabalhem sem problemas.

Quais os benefícios do inglês para a sua carreira?

Além da exigência das empresas, ainda existem outros motivos que fazem o inglês ser importante para sua carreira. Ele traz oportunidades e permite que você tenha mais autonomia na hora de escolher a melhor vaga de trabalho, como também facilita que você consiga um emprego em uma companhia estrangeira ou que preste serviços internacionais.

Nesse contexto, já fica claro que o inglês pode trazer vários benefícios profissionais, certo? Ainda tem mais. Confira as outras vantagens que justificam a importância da língua inglesa para o mercado de trabalho em 2022.

Oportunidades extras

Quando você fala bem o inglês, é capaz de conseguir uma vaga de emprego ou uma prestação de serviço fora do Brasil. Isso ajuda o movimento do anywhere office a crescer. Afinal, você pode estar em qualquer lugar do mundo e trabalhar de onde quiser, pelo fato de o idioma facilitar a comunicação.

Melhoria do salário

Uma pesquisa realizada verificou que quem fala inglês fluente ganha melhor. A média salarial fica entre 47% e 52% a mais. Isso porque o funcionário com o domínio do idioma é valorizado pela empresa.

Afinal, ele consegue liderar com mais facilidade, melhora suas relações interpessoais e fica no radar de outras companhias, até mesmo de multinacionais, aspecto que se reflete no salário, já que o profissional conquista vantagem competitiva.

Aumento do networking

O profissional que fala inglês tem mais chances de criar uma boa rede de contatos. Esse é um ponto fundamental para conseguir novas vagas e para se tornar referência no mercado. Por isso, vale a pena manter as conversas sempre ativas a fim de  conseguir boas oportunidades.

Diferenciação do profissional

Quem tem o domínio do inglês é capaz de negociar de maneira mais eficiente. Ou seja, a empresa percebe o valor desse profissional e enxerga de que maneira ele é relevante para o negócio.

Como o inglês ajuda no trabalho remoto e híbrido?

Com a pandemia, as pessoas começaram a atuar fora do escritório. A necessidade acabou dando certo. Tanto é que o trabalho híbrido deve ser o padrão em 2022. Segundo uma pesquisa da KPMG, 85% das empresas que optaram pelo home office durante a pandemia vão implementar esse modelo.

Do total de companhias que optarão pelo regime, 29% querem manter o trabalho remoto 2 vezes na semana, 29% em 3 dias da semana e 11% deixarão as equipes fora do escritório por 5 dias da semana.

Com o inglês, há uma chance maior de você trabalhar de qualquer lugar. O anywhere office prevê que suas funções sejam exercidas de qualquer lugar, exceto do escritório. Assim, você tem mais autonomia e sabe que precisa focar a produtividade e as entregas, não uma jornada de horários fixos.

Guia Definitivo do Anywhere Office

É o que o Woba faz. Temos a cultura de trabalho remoto implementada para todos os nossos colaboradores e incentivamos que os profissionais viagem e que tenham novas experiências — inclusive, oferecemos um benefício específico para essa finalidade.

Sem contar que nossa plataforma tem coworkings cadastrados em mais de 160 cidades brasileiras e até em Portugal. Assim, fica mais fácil encontrar o lugar ideal para trabalhar, qualquer que seja a empresa pela qual você seja contratado.

Ou seja, o inglês aumenta seu conhecimento e traz autonomia para sua carreira. Isso porque você se destaca e se caracteriza como um bom talento. Desse modo, é possível sair da sua zona de conforto e até conseguir atuar no modelo anywhere office, como valorizamos no Woba.

Então, que tal colocar o idioma em prática? Agora que você sabe a importância da língua inglesa para o mercado de trabalho, está na hora de correr atrás e de melhorar sua vida profissional em 2022. Afinal, todo dia é momento de começar!

Se esse é o seu objetivo, aproveite para ganhar uma grana extra! Veja 10 sites para trabalhar remotamente e inicie a mudança na sua carreira.


Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer. 

Similar Posts