Como utilizar estratégias de marketing no Instagram para seu e-commerce

marketing no Instagram

Uma rede social não serve apenas para fazer amigos. Ela também pode ajudar a aumentar a rentabilidade do seu negócio. Quando se trata de e-commerce, isso é ainda mais verdadeiro. Logo, uma possibilidade de juntar redes sociais e o seu e-commerce é através do marketing no Instagram, uma ótima plataforma on-line. E ela tem este título, pois aumenta sensivelmente a sua visibilidade no ambiente virtual.

Por isso, confira maneiras de usar um perfil nessa rede para aprimorar a visibilidade do seu e-commerce!

Saiba quais são as potencialidades do marketing no Instagram

Dizendo de uma maneira bastante simplificada, o marketing busca estabelecer um vínculo entre um produto e o seu consumidor no intuito de aumentar vendas. E as redes sociais permitem que esse vínculo se torne mais fácil, duradouro e profundo. O que se reflete nos números das vendas.

A plataforma do Instagram está muito bem consolidada no meio digital, conta com mais de 150 milhões de usuários. Campanhas nesse espaço, portanto, carregam um bom potencial.

Se não bastasse o grande número de usuários, pesa também nessa equação o fato de que a rede é acessada por internautas em momentos de lazer. Instagrammers acessam a plataforma enquanto esperam um voo, ou durante o almoço, por exemplo. Esses são os momentos ideais para apresentar a marca, levar o usuário até seu site ou mesmo realizar uma venda para e-commerce.

O importante é a interação do internauta com as imagens nessa rede. Ela pode ser marcada por menções ou por hashtags, que colocam o conteúdo mais em evidência, o que definitivamente transborda para seu e-commerce. Mas que tipo de estratégia pode atrair esse tipo de ação?

Conheça as melhores estratégias para o seu Instagram

Essas estratégias serão muito mais eficientes se os posts forem patrocinados e se você conectar seu perfil a aplicativos que permitem fazer compras dentro do site. Confira a seguir 6 dicas!

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Otimize o seu perfil

É importante que o seu perfil na rede social seja criado para atrair atenção, e não apenas para “constar”. Mantenha sua biografia atualizada com links, lembrando que as imagens não podem conter esse recurso. Procure publicar conteúdo periodicamente, com o objetivo de criar uma expectativa nas pessoas que o acompanham.

Uma última ação é publicar fotos que façam seus seguidores se sentirem exclusivos, porque assinaram as atualizações de sua página. Invista muito na qualidade delas, coloque legendas interessantes, criativas e divertidas.

Saiba como aumentar o engajamento utilizando o Stories do Instagram

Inclua o player do Instagram na loja on-line

Incluir o player do Instagram na sua loja virtual é uma maneira de divulgar uma plataforma dentro da outra. Use as mesmas fotos em ambas, assim, o usuário sentirá mais confiança quando visitar seu e-commerce.

Poste fotos de consumidores com o produto

Divulgue fotos de seus usuários utilizando o seu produto. Essa atitude, além de mostrar que o produto é satisfatório para quem o comprou, traz o benefício adicional das fotos serem compartilhadas pela rede de amizade do consumidor.

Divulgue eventos

A partir dos dados já levantados sobre seu público-alvo, você pode identificar eventos que possam se relacionar ao seu produto. Ao identificá-los, é possível divulgá-los. No evento esses usuários se concentrarão fisicamente, o que é uma possibilidade de entregar material impresso ou mesmo fazer alguma outra ação.

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Aproveite datas comemorativas

Datas comemorativas costumam trazer bons sentimentos e boas recordações para as pessoas. Se você utilizar seu perfil para fazer alusões a essas datas, as chances de visibilidade e de compartilhamentos de seu conteúdo aumentam significativamente. Se você for criativo, pode até mesmo conseguir outros seguidores para a sua conta.

Invista na divulgação de novos produtos

Se um instagrammer está te seguindo é porque, provavelmente, se identifica com um produto. Use seu perfil para a divulgação de novas ofertas, pois existe a chance delas serem apreciadas da mesma maneira que lançamentos mais antigos e bem-sucedidos. Por isso, capriche nas descrições para poder chamar mais atenção.

Bônus: mais duas dicas para bombar seu Instagram

Interaja com o seu público

Todo mundo gosta de ser bem atendido. Portanto, responda aos directs e comentários de forma atenciosa e coerente com a voz da sua marca. Dessa forma você cria seguidores satisfeitos e cada vez mais engajados. Seguidores mais engajados são mais propícios a se tornarem ou se manterem clientes. Eles também se tornam defensores da sua marca, falando bem dela não só no Instagram mas também em outras plataformas e, claro, pessoalmente.

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Utilize as novas ferramentas do app

O Instagram constantemente lança novos features. Recentemente, a plataforma disponibilizou o Instagram Music no Brasil. E utilizar as novidades nos stories ou no feed demonstra que você e a sua marca estão atualizados. Isso gera ainda mais engajamento. Quanto mais cedo você começar a usar, mais os usuários acharão sua atitude inovadora e interessante. Mas mantenha sempre as postagens condizentes com o seu negócio e o seu público.

Viu como é possível fazer marketing no Instagram? Compartilhe essa ideia nas suas redes sociais e ajude outras pessoas do ramo!


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