Escritório privativo: planeje o tamanho ideal do seu espaço
Descubra como calcular o tamanho ideal do seu escritório privativo para que cada metro quadrado seja utilizado de forma eficiente, otimizando recursos valiosos da sua empresa.
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Finalmente chegou o tão esperado momento de tirar o seu negócio do papel e, mesmo decidindo adotar formatos de trabalho mais flexíveis, como o trabalho híbrido, o próximo passo é encontrar o escritório comercial certo para as suas operações!
Você sabe como definir o tipo e o tamanho de espaço de escritório de que seu negócio realmente precisa?
Neste artigo, você aprenderá os cuidados necessários para não escolher um lugar muito pequeno — o que tornaria o dia a dia de seus colaboradores desconfortável — e como evitar optar por um espaço grande demais e acabar gastando mais dinheiro do que o necessário.
Continue lendo para aprender a definir o tipo e o tamanho do espaço que o seu negócio realmente precisa!
Como calcular o tamanho ideal para um espaço de escritório?
Certamente existem cálculos que auxiliam na hora de definir o tamanho ideal para um espaço de escritório. Como a Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT), que prevê que deve ser utilizada uma proporção de um colaborador para cada 7 metros quadrados.
De qualquer forma, vale destacar que, no mercado, são utilizados valores padrões extraídos com base nestes cálculos. Veja alguns exemplos:
- Estação de trabalho padrão – 4 a 6m²;
- Estação de trabalho de supervisor – 6 a 10m²;
- Escritório tradicional padrão – 10 a 12m²;
- Escritório tradicional superior – 12 a 15m².
A definição exata de um espaço, claro, deve ir muito além disso. É preciso considerar fatores como o tipo do negócio em que a empresa está inserida, suas necessidades e perspectivas de futuro.
Para evitar erros, antes de escolher o local, consulte seu planejamento de negócio e faça as seguintes análises iniciais:
- Quantos colaboradores sua empresa tem atualmente?
- Quantos colaboradores excedentes pretende empregar nos próximos dois anos?
- Caso pretenda adicionar novos colaboradores, serão executivos ou administrativos?
- Todos os colaboradores atuais precisam de mesa individual ou haverá posições flexíveis e home office?
- A natureza do seu negócio exige posições de trabalho maiores, como empresas de design e engenharia ou mesas simples?
- Precisa de um espaço de recepção de clientes/visitantes com recepcionista e salas de reuniões?
Design do espaço de escritório
O próximo ponto que deve ser considerado é o layout do escritório que, inclusive, deve refletir os valores da empresa. Existem três tipos básicos de layout:
- Totalmente aberto: espaço sem divisórias em que todos se sentam e trabalham juntos;
- Tradicional: com escritórios particulares fechados;
- Combinação de ambos: podendo ser um espaço aberto divido em nichos, com algumas salas fechadas ou dividido em equipes.
Não deixe de pensar na qualidade de vida de seus colaboradores. Portanto, inclua em seus planos um espaço em que eles se sintam bem para trabalhar e áreas de descanso.
Lembre-se que nestes cálculos não estão inseridas as áreas comuns como banheiros, cozinha e corredores. Abaixo, você pode conferir um exemplo com infraestrutura completa e design moderno:
Como a Woba auxilia na escolha do seu escritório ideal?
Para quem não tem experiência, a escolha de um espaço para montar seu primeiro escritório pode ser arriscada, especialmente do ponto de vista financeiro. E é por esse motivo que muitas empresas têm optado por escritórios em coworkings.
Os benefícios desse modelo são diversos e a plataforma da Woba conta com uma rede de mais de 2.000 espaços de escritório flexíveis disponíveis em todo o país. Por meio do pacote de créditos contratado pela empresa, é possível adaptar a estrutura do escritório flexível conforme as necessidades de negócio.
Conheça, agora, algumas das vantagens:
1. Tudo o que você precisa em um único local
Você não precisará mais se preocupar em calcular quantos metros quadrados cada funcionário ocupará. Nem mesmo em comprar mesas, cadeiras ou em equipar a cozinha.
Basta dizer qual o tamanho da sua equipe, que tipo de escritório você precisa e em qual lugar do Brasil você deseja se instalar e pronto! Estará tudo lá, preparado para sua equipe chegar e trabalhar.
2. Flexibilidade
Normalmente um contrato de aluguel tem a obrigatoriedade de ser anual, diferente dos contratos de coworking. Nesse tipo de contrato, você tem a flexibilidade de permanecer pelo tempo que desejar e apenas com o espaço que realmente precisar.
E, caso a intenção seja aumentar a equipe no futuro, será muito mais fácil acrescentar novas posições, sem a necessidade de pagar por elas antes da hora.
Além disso, se precisar de uma sala de reunião apenas periodicamente, não há problema, pois é possível contratar esse tipo de serviço de maneira avulsa.
3. Mobilidade
Os escritórios disponíveis na rede Woba estão localizados nos melhores endereços do Brasil. Todos estão próximos às estações de metrô, grandes centros urbanos e são de fácil acesso para proporcionar total mobilidade para os seus trabalhadores e clientes.
Redução de Custos
A redução de custos começa justamente ao comparar os valores dos aluguéis regulares nas regiões onde os coworkings estão localizados. Esses espaços são sempre estrategicamente posicionados em áreas onde o aluguel convencional seria muito alto.
Ademais, o contrato de um espaço de escritório em um coworking inclui, além do espaço em si, a utilização dos móveis, energia elétrica, água, internet de ótima velocidade, segurança, entre outros serviços que podem ser combinados na contratação.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Somente o fato de não ter que se preocupar com a administração de múltiplos contratos de estações de trabalho permite economizar tempo e dinheiro. Não é à toa que é a preferência de diversas startups.
Além disso, o ambiente dos coworkings são muito mais leves do que o dos escritórios tradicionais, possibilitando novas conexões e experiências tanto para a equipe quanto para a empresa.
Networking
Por citar novas conexões, esse é outro grande benefício dos coworkings. Inúmeras empresas já fizeram novos negócios com outros parceiros que dividiam o mesmo espaço de escritório compartilhado.
Imagine que aquela conversa despreocupada na hora do cafezinho pode levar a grandes realizações capazes de elevar sua empresa a outros níveis.
O metro quadrado mais caro, não é o da Faria Lima e sim, o ocioso
Agora que você já sabe como escolher o seu escritório flexível, e que existem opções que facilitam a vida de quem está no dilema entre essa solução e uma sala comercial para alugar, basta escolher o espaço ideal para o seu empreendimento com a Woba.
Lembre-se que o importante é priorizar os valores e a cultura da sua empresa, o conforto, a qualidade de vida e a saúde mental de seus colaboradores e pensar sempre no crescimento futuro. Encontre o seu WOBA ainda hoje!
Samantha Panzini é formada em Turismo e pós-graduada em Administração. Apaixona por Marketing Digital, ela atua como freelancer na área de Produção Conteúdo.