6 dicas para ter um networking virtual de sucesso
Já pensou em fazer networking virtual? Bem, o sucesso na carreira pode ser atribuído a um conjunto de fatores, principalmente ao aprendizado obtido ao longo da vida profissional e a capacidade de absorver novas informações para manter as competências atualizadas e relevantes.
Índice de conteúdo
O networking sustenta muitos desses fatores, uma vez que permite a obtenção de insights, garante a criação e manutenção de relações profissionais, e gera conexões que podem ajudar em todos os aspectos do desenvolvimento de uma carreira.
Em tempos de crise no mercado, manter relações positivas no trabalho, ainda que em âmbito digital, é crucial para aumentar a relevância profissional em meio a alta competitividade e suprir uma necessidade cada vez maior de visibilidade na web.
Por meio do networking, o profissional amplia seu espectro de ideias, expressa suas opiniões, expande sua rede, obtém suporte e pode garantir novas, e melhores oportunidades de trabalho. Neste artigo, daremos dicas para que você consiga manter essa rede contatos no ambiente virtual. Vamos lá?
1. Crie uma lista de contatos
O primeiro passo para o networking virtual é construir uma lista de pessoas em quem você acredita e acha importante para o seu próprio desenvolvimento profissional. São profissionais admirados pela atuação no segmento em que você atua, grandes nomes no mercado do seu país ou do exterior e pessoas do seu círculo profissional com quem gostaria de manter contato para trocar insights, dar e receber feedbacks.
O algoritmo de algumas redes sociais, como o LinkedIn, automatiza essa tarefa por meio das sugestões dadas com base no preenchimento do perfil e aprovação de novos membros, mas você também pode adicionar pessoas com quem estudou, trabalhou e outras que podem ser de grande relevância para a sua estratégia de networking virtual.
2. Use todo o potencial das redes sociais
As redes sociais são canais em que é possível manter contatos profissionais de grande valor para qualquer estratégia: seja para garantir visibilidade na Internet, seja para vender um serviço ou escalar uma vaga mais adequada ao seu perfil.
No entanto, fazer conexões no LinkedIn, criar amizades no Facebook ou realizar algumas chamadas virtuais por dia não são suficientes: a interação é fundamental para elevar o seu perfil nessas redes.
Para isso, é preciso iniciar uma conversa, comentar posts, curtir ou compartilhar informações de seu interesse e de grande relevância para a sua rede de contatos. Em um primeiro momento, verifique se o seu perfil público é apropriado para o objetivo almejado e sempre busque comprovar suas informações profissionais por meio do compartilhamento de certificados e diplomas.
Outra dica interessante é personalizar a sua URL. Ao criar uma marca, ainda que seja como um profissional e não como uma empresa, você precisa demonstrar que não é um amador. A URL da página deve exibir o seu nome, como “linkedin.com/usuário” em vez de “linkedin.com/e24jshl34h394oij”.
As configurações de privacidade também precisam ser personalizadas, por isso, certifique-se de classificar corretamente quem pode ver o que será postado ou quais usuários poderão acessar seu perfil completo, por exemplo.
Crie uma imagem profissional e isso inclui fotografias, conteúdo compartilhado e linguagem utilizada para transmitir as mensagens. Entenda melhor a dinâmica de cada canal para ranquear seu perfil. Veja outras dicas a seguir.
O LinkedIn é o melhor canal para se autopromover, principalmente quando se fala em networking empresarial. Segundo dicas da própria empresa, siga as seguintes recomendações para garantir que as conexões da sua rede tenham o potencial real de impactar positivamente sua vida profissional:
- reconecte-se com quem você perdeu contato: além de aumentar a sua rede e refazer amizades, você poderá interagir com quem realmente conhece e pode dar maior apoio em suas investidas profissionais;
- mantenha a consistência na comunicação: a frequência de postagens e de interações é essencial para garantir a relevância de um perfil nas redes;
- faça postagens para compartilhar insights e ideias com base em sua experiência;
- peça dicas e incentive o engajamento da sua rede: ao se conectar com pessoas que você conhece e admira, além de ver conversas mais relevantes em seu feed, você também poderá garantir mais visibilidade nas redes profissionais de suas conexões;
- faça entrevistas com pessoas de grande relevância para o segmento em que você atua;
- crie pesquisas para obter informações e perspectivas da sua rede e use as respostas para iniciar meetings;
- peça ajuda se precisar.
O Facebook cresceu rapidamente e tem milhões de usuários em todo o mundo. É uma plataforma perfeita criar estratégias de vendas, marketing e, claro, networking virtual, pois oferece soluções de publicidade baseadas nas preferências e conexões dos usuários.
Recentemente, a empresa permitiu alterações nos perfis pessoais para dar mais espaço às informações profissionais. Dessa forma, ao inserir um texto adicional sobre sua carreira após o nome, automaticamente o perfil ranqueia em motores de buscas com pesquisas relacionadas.
O aplicativo BranchOut do Facebook também trata de redes profissionais na plataforma assim como o LinkedIn. A ferramenta permite pesquisar contatos profissionais com base no perfil das empresas, para possibilitar um networking direcionado ao seu objetivo.
3. Saiba como criar uma estratégia de marketing de conteúdo
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo influencia diretamente na elevação da sua visibilidade na web e permite que você encontre contatos profissionais cada vez mais relevantes para manter o networking virtual.
A estratégia de conteúdo consiste em prover e gerenciar conteúdo de valor para o público que interage com sua marca pessoal — nesse caso, também profissional.
Por isso, crie um blog na sua área de atuação para que você possa publicar conteúdos próprios alinhados ao perfil da audiência que deseja atingir. Um calendário editorial com os assuntos dos quais você entende e deseja compartilhar com o seu público guiará as publicações.
O planejamento do projeto é essencial para garantir bons resultados. Para otimizar esse processo, basta responder às questões a seguir.
Quem compõe o público que você deseja atingir?
Você deve criar conteúdo relevante para essas pessoas. Assim como uma empresa, sua rede de contatos profissionais também tem características comuns e anseios que devem ser supridos com os formatos de conteúdo que você disponibilizará.
Quais problemas podem ser resolvidos?
O conteúdo de valor que você disponibilizará para aumentar a relevância do seu perfil profissional no mercado deve resolver problemas conhecidos do seu público, ensinar algo ou demonstrar autoridade sobre o tema do qual você trata ou compartilha.
Quais formatos de conteúdo podem ser compartilhados?
Quais serão as peças escolhidas para você compartilhar informações? Blog posts, infográficos, e-books, webinars? Todos os tipos de conteúdo são indicados, mas cada um tem uma especificidade e deve ser usado em um estágio específico da jornada do seu público.
Em quais canais serão feitas as publicações?
Assim como você pode criar conteúdo em diferentes formatos, também terá diferentes canais nos quais poderá divulgá-los. Além do blog pessoal ou site institucional, não se esqueça de aproveitar a relevância das redes sociais.
Se você conectar o feed RSS diretamente ao seu mural nas redes sociais, poderá compartilhar o conteúdo com todos os contatos: sua rede verá as atualizações automaticamente e você economizará tempo.
4. Participe de grupos e eventos
LinkedIn e Facebook têm centenas de grupos que tratam de assuntos relevantes e de grande repercussão, que podem ser o foco do seu interesse e dos objetivos do público que você deseja alcançar.
Por isso, participe de conversas, compartilhe artigos escritos por você, peça feedbacks e comente os conteúdos disponibilizados pelos demais participantes do grupo.
Apesar de os grupos de plataformas como Facebook e LinkedIn terem menos recursos comerciais que as páginas, esse canal também é muito importante para o networking. Por meio dele é possível reunir pessoas de interesses semelhantes em um mesmo campo de atuação, tornar-se um colaborador valioso para a comunidade e promover seu perfil ou empresa.
Outro benefício dos grupos é que eles permitem que você envie emails a todos os membros cadastrados, ou seja, é possível embasar uma boa estratégia de email marketing com maior facilidade e de forma orgânica.
As páginas do Facebook direcionadas para as marcas são otimizadas para SEO, o que garante relevância em motores de pesquisa. São ideais para pessoas que mantêm um networking maior, pois possibilita o acesso às ferramentas de análise da página.
5. Amplie seu conhecimento e aumente a percepção de valor da sua imagem
O LinkedIn e o Facebook também permitem criar eventos para convidar as pessoas de seu interesse. Ao realizar eventos, você se posiciona como um líder ou mentor em seu campo, o que é muito eficiente para garantir sucesso e visibilidade na Internet.
No entanto, antes, participe de treinamentos, cursos, eventos e webinars que aumentarão sua base de conhecimento para que você seja realmente uma referência em seu campo de atuação e aumente a percepção de valor da sua marca pessoal.
6. Promova um encontro online para o sucesso do networking virtual
Os encontros virtuais — como coffee dates e happy hours, entre outros — promovidos com os membros da sua rede permitem que você mantenha um contato mais próximo com as pessoas e ainda desenvolva conexões mais profundas para melhorar seu networking.
Muitos usuários na sua rede têm um perfil profissional que se encaixa bem nas oportunidades disponibilizadas pelas empresas que você gosta, têm mais capacidade técnica ou habilidades que você gostaria de obter.
Que tal criar um evento para compartilhar suas competências e absorver o que alguns usuários da sua rede têm de melhor?
O princípio do networking virtual é desenvolver relações duráveis, que perdurem por um bom tempo e edifiquem benefícios para todos os envolvidos. No âmbito digital, isso não é diferente. Portanto, mantenha as conexões criadas em vários canais de contato, email, telefone ou encontros profissionais em ambientes virtuais para colher bons frutos a partir da sua estratégia.
Veja como criar uma rede de contatos mais robusta e explore todas as possibilidades do ambiente virtual!