Confraternização para empresa remota: como foi o Retreat do Woba
Índice de conteúdo
Os encontros entre as equipes são momentos divertidos que geram conexões pessoais e profissionais. Mas como fazer uma confraternização para empresa remota? Neste post te contamos o que aconteceu no Retreat Woba e damos ideias para você aplicar na sua realidade também.
Quando uma equipe trabalha remotamente, seja de forma integral ou parcial, alguns processos e rituais devem ser um pouco diferentes. Para se sentirem conectados uns aos outros os funcionários desenvolvem estratégias de comunicação e envolvimento bastante eficazes, como uma confraternização para empresa remota de tempos em tempos.
Esses momentos são essenciais para fomentar a colaboração, a troca de experiências e o fator social, que é tão importante para as pessoas. Por isso, o Woba realiza anualmente um encontro com todos os colaboradores, o nosso Retreat. Se você quer saber mais sobre como realizar uma confraternização para empresa remota e descobrir como foi a experiência do Woba em 2020, veja a seguir.
Sobre o Woba e a cultura anywhere office
Se você já conhece o Woba sabe que somos grandes adeptos do trabalho remoto. Inclusive trabalhamos de forma 100% remota, com colaboradores espalhados em diversas cidades, distribuídas entre cinco países diferentes (Brasil, Portugal, Hungria, Inglaterra e Peru). Para que isso dê certo contamos com ótimas ferramentas digitais e uma cultura interna muito bem construída.
Nossos princípios incluem a confiança em cada um dos integrantes da equipe, a capacidade de autogestão, proatividade e comprometimento. Nos baseamos em três pilares principais: colaboração, dinamismo e conexão. Enquanto temos como essência, ao mesmo tempo, a diversão, sentimento de pertencimento e espírito explorador.
Adoramos a flexibilidade e liberdade que o trabalho remoto nos proporciona — e por causa delas, somos todos nômades do Woba. Nos apelidamos dessa forma pois não existe palavra melhor para descrever nossa natureza, estamos cada dia em um lugar diferente.
E por mais que isso seja realmente incrível, existem aqueles momentos em que sentimos falta do contato físico. Nós nos reunimos diariamente de forma virtual, mas nem sempre é possível estarmos juntos fisicamente. Pensando nisso, desenvolvemos uma estratégia para resolver esse problema e chegamos ao modelo do Retreat Woba. Se você quer saber mais sobre essa experiência, continue lendo.
O que é o Retreat Woba
Uma confraternização para empresa remota pode acontecer de várias formas diferentes. No caso do Woba, como temos pessoas fora do Brasil e que moram em várias cidades do país, decidimos que a melhor opção seria realizar uma viagem capaz de reunir todos no mesmo local pelo maior número de dias possível. Pelo segundo ano consecutivo esse encontro foi um sucesso e praticamente todo o time pôde participar.
O local escolhido em 2020 foi a vila de Arraial D’Ajuda, na Bahia. Quase 60 pessoas compareceram e vivemos quatro dias intensos, com muitas atividades, dinâmicas e, claro, festas. A princípio o destino final era segredo, apenas alguns integrantes da organização sabiam onde seria realizado o Retreat, o que adicionou doses de animação e expectativa ainda maiores para o time.
Esses momentos são essenciais para criar conexões e aumentar ainda mais a integração das equipes. Os relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais, fazem parte da essência do ser humano e devem ser cultivados. Por isso, gestores de empresas (pequenas, médias e grandes) devem dar valor a esse aspecto, que contribui para a satisfação e produtividade dos funcionários.
Atividades de uma confraternização para empresa remota
Como dissemos acima, durante os dias que passamos em Arraial D’Ajuda realizamos todos os tipos de atividades. Foram intercalados momentos livres e de descontração com dinâmicas pensadas para aumentar a união dos times da empresa. Abaixo falaremos um pouco do que foi vivido no Retreat Woba 2020.
1. Kick-off e apresentação do evento
Nossa CEO, Roberta Vasconcellos, realizou a abertura oficial do evento na noite do primeiro dia de Retreat. Esse é o momento de falar sobre os objetivos e expectativas para os dias que estarão por vir. Além disso, todos ouviram atentamente à história do Woba, como tudo começou e quais são os planos para os próximos anos. Cada colaborador teve a oportunidade de, também, falar um pouco sobre sua experiência com a empresa e todos os envolvidos nessa história.
2. Show de talentos
Será que os integrantes das equipes realmente se conhecem? Pode ser que você não saiba que a pessoa que trabalha com você todos os dias sabe tocar um instrumento musical, por exemplo. Pensando nisso, realizar um show de talentos ou simplesmente abrir o microfone para ouvir histórias inusitadas pode ser uma ótima estratégia. E foi exatamente o que fizemos! Os nômades conheceram de forma bastante divertida um pouquinho mais sobre cada um de seus colegas.
3. Atividades físicas e de relaxamento
A importância da realização de esportes ou atividades físicas já é conhecida. O bem estar dos funcionários se tornou uma grande preocupação para empresas de todos os tamanhos. E incentivar os profissionais a encontrarem uma modalidade da qual eles gostem é uma forma prática e eficaz de ajudá-los. No Retreat realizamos yoga, meditação, fizemos uma trilha leve e tivemos até uma pequena aula de dança.
Além disso, um de nossos co-fundadores, Pedro Vasconcellos, realizou as Olimpíadas dos Nômades. Ela consistiu em uma gincana que envolvia desafios físicos e intelectuais para os participantes. Cada equipe precisava desenvolver estratégias e delegar tarefas de acordo com as atividades. Dessa forma, as pessoas foram capazes de criar uma conexão com seus times e estabelecer uma relação de confiança ainda maior. Uma das atividades, por exemplo, foi a travessia de um “campo minado”, na qual uma pessoa vendada era guiada por dois de seus colegas.
4. Hackathon
Momentos de encontro entre equipes são extremamente propícios para o surgimento de novas ideias. A união de profissionais de departamentos diferentes ajuda a gerar soluções criativas para questões internas da empresa. Um vendedor pode ter sugestões valiosas para o time de operações, por exemplo. Afinal, ele vive o dia a dia do negócio com uma perspectiva bastante diferente. Ideias simples são capazes de melhorar consideravelmente certos processos e otimizar resultados. Use e abuse dessa interação para estimular o brainstorming entre as equipes, como fizeram nossos fundadores Eric Santos, Roberta e Pedro Vasconcellos.
5. Festas e tempo livre
A socialização é uma parte muito importante da conexão entre os integrantes de uma equipe. Criar laços com colegas de trabalho traz uma sensação de pertencimento que é altamente benéfica para os profissionais de uma empresa. Além disso, conhecer melhor as pessoas com quem você convive te ajuda a ter mais empatia com o outro, sentimento essencial para que haja respeito dentro e fora do ambiente corporativo.
As festas e períodos livres ajudam nessa tarefa. Os colaboradores se divertem ao mesmo tempo que se unem uns aos outros, descobrindo cada vez mais afinidades e coisas em comum. E essa conexão é incrível!
O que os colaboradores dizem
Pela experiência do Woba com o Retreat é possível perceber que os colaboradores da empresa simplesmente amam esse momento. Tanto as conexões que são criadas e fortalecidas quanto os momentos de diversão são combustível para uma maior satisfação e motivação das pessoas. São momentos que ficam guardados para sempre na memória dos integrantes da equipe e deixam aquele gostinho de “quero mais”. A expectativa para o ano seguinte é cada vez maior.
Para a CEO, Roberta Vasconcellos, o sentimento que fica é de agradecimento com um pouco de nostalgia: “É muita gratidão, obrigada a Deus e a todo mundo que esteve presente. E o que fica é a saudade, mas amanhã estamos juntos no Slack, Zoom, Tandem. Estamos sempre juntos!”. Para ver mais fotos e depoimentos, procure pela hashtag #RetreatWoba2020 no Instagram ou veja nos destaques do nosso perfil na rede social.