Hackeando os superprodutivos: descubra como é a rotina de Melinda Gates e de outros talentos
Vários estudos apontam que os coworkings são essenciais para o aumento da produtividade. Esses ambientes, por si só, ajudam as pessoas a desenvolverem suas atividades da melhor forma possível.
Índice de conteúdo
Ao mesmo tempo, é interessante pensar como você faz sua rotina e prioriza suas atividades, não é verdade? A revista Fast Company conversou com alguns líderes das mais diferentes áreas e a HSM Management reproduziu o conteúdo.
Nos inspiramos nessas publicações e trouxemos os segredos de gente como Melinda Gates, esposa de Bill Gates, e Shonda Rhimes, que produz seriados como How to Get Away with Murder, Gray’s Anatomy e Scandal.
Quer ficar por dentro do que eles têm em comum para serem superprodutivos? Um fato é que costumam acordar cedo, mas há muito mais do que isso. Para saber, acompanhe o texto!
Melinda Gates – Fundação Bill & Melinda Gates
Melinda é Copresidente do conselho da Fundação Bill & Melinda Gates. Na época em que atuava na Microsoft, ainda sem filhos, ela costumava ficar até tarde na empresa. No entanto, depois que se tornou mãe, Melinda aprendeu a trocar de tarefa de forma rápida e, ao mesmo tempo, ela se conscientizou a fazer pausas. Como são seus hábitos:
- Como começa o dia: acorda às 6h30. Ela faz ioga e meditação. Depois, acorda as crianças;
- Curiosidade: escuta Hamilton no trânsito, “sem parar” ;
- Como lidar com e-mails: divide-os entre pessoais e profissionais em duas pastas e se organizar para abrir os de trabalho somente em horas específicas do dia;
- Antes de dormir: ela pensa em algo que é grata. Assim, aquieta a mente antes de pegar no sono;
- Horário de dormir: entre 21h30 e 22h.
Marco Bizzari – Presidente e CEO da Gucci
Marco diz que, na moda, a tomada de decisão nunca é com 100% de informação. As decisões são tomadas com base em sentimentos, emoções, demandas e racionalidade. Segundo ele, as pessoas vão a uma loja fazer compras porque é conduzida emocionalmente.
Afinal de contas, Bizarri lembra que ninguém precisa de mais roupas ou bolsas. Então, ele vive correndo riscos. Diz que, se não fizer isso, vai perder. Para que saia da melhor forma possível, ele está sempre acessível para o time e pensa no iPhone como uma extensão da sua mão. Entre outros hábitos:
- Como começa o dia: por volta das 7h, mas ele tem alguns problemas quando viaja. Quando precisa ir ao Japão, por exemplo. Aí, ele pode dormir muito pouco, o que o deixa à beira de um colapso;
- Curiosidade: ele é muito impaciente. Quando a perna começa a balançar, é sinal de que as pessoas precisam mudar de assunto ou acelerar. Isso até virou meio que piada na empresa;
- Hora de maior produtividade: quando ele corre. Nesse momento, a mente fica livre. Bizarri buscar correr por uma hora, cerca de quatro vezes na semana;
- Horário de dormir: entre 23h30 e 0h;
Shonda Rhimes – criadora e roteirista de seriados e programas de TV
Shonda Rhimes é a superprodutora de seriados como How to Get Away with Murder, Gray’s Anatomy e Scandal. Grande parte do seu trabalho consiste em administrar negócios, mas ela precisa de tempo para ser criativa.
Dessa forma, ela se isola e colocou uma regra na sua rotina. As pessoas sabem que só podem entrar em seu escritório com uma solução, não com um problema.
- Como começa o dia: acorda às 5h. Assim, fica um tempo com ela mesmo, antes de as crianças acordarem;
- Curiosidade: hoje em dia, ela deixou de se sentir culpada por não estar malhando;
- Hábito ruim: ela consome muita cafeína e não consegue se livrar disso;
- Local produtivo: qualquer um em que ela pode usar fones de ouvido. Gosta de nomes como Areta Franklin, Marvin Gaye, mas no momento é apenas Hamilton.
- Horário de dormir: cerca de 22h;
Sundar Pichai – CEO do Google
Sundar adora produtividade e avaliar produtos com sua equipe e relfetir como o usuário dará um feedback. Ele diz que está sempre em uma batalha para realizar isso melhor e mais vezes. Abaixo, destacamos alguns dos seus principais hábitos:
- Como começa o dia: acorda por volta das 7h, escova os dentes e checa o e-mail (às vezes faz isso ao mesmo tempo);
- Local mais produtivo: onde tem silêncio e janelas grandes;
- O que come no almoço: come 12h e, às 15h, consome um sanduíche;
- O que o motiva: o primeiro Chromebook feito. Isso o lembra da jornada trilhada para tornar a computação acessível a todos;
- Curiosidade: no trabalho, sai para dar uma volta; em casa, conversa com os filhos;
- Melhor hábito: disseram a ele que é um leitor voraz;
- Hábito ruim: come doces nos momentos de estresse;
- Horário de dormir: mais tarde do que ele deveria.
Diplo – DJ superstar e produtor
Diplo tem muita produtividade, mas é mais produtivo quando está viajando, pois não há distrações. Em casa, ele fica mal se não fica ao menos metade do tempo com o filho. Se está trabalhando em um projeto em outro lugar, se concentra totalmente. Ao mesmo tempo, não abre mão de passar um bom tempo com filho. Dessa forma, ele sabe que é preciso administrar o tempo.
- Como começa o dia: normalmente, está correndo para algum lugar. Se é possível, malha em casa ou vai à academia;
- O que come no almoço: não sente fome antes das 13h porque não sente fome, mas em tour pode comer muito;
- Curiosidade: eventualmente, joga Simpsons Tapped Out no videogame;
- Horário de dormir: não tem rotina. Pode ir dormir às 6h e pegar um voo às 9h e no dia seguinte dormir 0h.
Kirsten Gillibrand – Senadora pelo estado de Nova York
A senadora Gillibrand adora produtividade e pode fazer mil coisas ao dia, mas sabe que tem de pegar as crianças entre 5 e da tarde e isso é inegociável. Sendo assim, tudo precisa girar em torno disso. Ela sabe o que é preciso fazer e, assim, sabe o que quer fazer.
- Como começa o dia: por volta das 7h, quando o filho de 6 anos acorda. Aí, faz o café para as crianças. Depois, se apronta;
- Local produtivo: pensa em questões complexas, do legislativo, na cama, onde é silencioso e escuro;
- Curiosidade: entendeu que é feliz e produtiva quando encaixa atividades físicas em sua rotina.
- Horário de dormir: entre 21h e 22h, pois precisa de muito sono.
E aí, o que achou dessas pessoas superprodutivas? Se identificou com alguns dos seus hábitos. Esperamos que essas ideias contribuem para alavancar a sua produtividade de alguma maneira. Como você pôde conferir, há caminhos diferentes para a produtividade.
Um desses caminhos, certamente, é usufruir dos coworkings, que contam com uma atmosfera totalmente voltada para a produtividade. Mas, além dessa área, os espaços de trabalho compartilhado também influenciam na identidade profissionais dos colaboradores.
Se quer saber mais a respeito, entenda como os coworkings impactam as identidades profissionais dos funcionários.
______________________________________________________________________________
Renato Ribeiro é Content Owner no Woba.