Estudo: 3 em cada 5 funcionários sentem falta da interação pessoal ao trabalhar remotamente
A pesquisa mostrou que os funcionários sentem falta da interação pessoal, mas gostam dos benefícios do trabalho remoto. O ideal é alcançar o equilíbrio por meio de várias estratégias. Veja quais são elas.
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Existem muitos pontos positivos no trabalho remoto. Independência, liberdade e autonomia são alguns deles. Porém, nem tudo é um mar de rosas. Também há desvantagens nesse modelo. Tanto é que um estudo comprovou que 3 em cada 5 funcionários sentem falta da interação pessoal.
Isso demonstra a necessidade de alcançar o equilíbrio. Ainda assim, muita gente se pergunta se a cultura do escritório sobreviverá no pós-pandemia. A verdade é que tudo depende da empresa, da realidade em que ela está inserida e das possibilidades existentes.
É nesse momento que se torna fundamental considerar as alternativas. Afinal, o escritório já mudou e, definitivamente, está diferente do que era antes da pandemia.
Que tal avaliar a situação e descobrir o que é melhor para sua empresa? Veja no post e decida.
Funcionários sentem falta da interação pessoal: entenda o estudo
O levantamento feito pela empresa Bellevue mostrou que os funcionários sentem falta da interação pessoal. No total, foram entrevistadas 563 pessoas sobre suas expectativas a respeito da colaboração e da comunicação.
O levantamento foi realizado em 2020. Para se ter uma ideia, a pesquisa demonstrou que 54,17% das empresas não ofereciam o trabalho remoto antes da pandemia. O estudo indicou que somente 14,39% ficavam no modelo totalmente a distância. Agora, 55% já ficam alguns dias da semana fora do escritório.
Além disso, 32% disseram que o local de trabalho ideal era o escritório. No mesmo período, 22% preferiam trabalhar em casa com algum tempo no escritório. Ou seja, o modelo híbrido.
Em relação ao futuro do trabalho, 12,43% alegaram que a empresa não planejava exigir o retorno dos colaboradores ao escritório. Ainda há 13,68% que confirmaram que a empresa pediu para voltar e 19,72% já haviam retornado ao ambiente corporativo.
Também há quem goste de trabalhar em casa. Em relação a isso, 20,78% (ou 1 a cada 5 pessoas) gostam da possibilidade de não ter de se deslocar. E 30,02% entendem que esse é o principal benefício. Outros dados são:
- 34,1% gostam do equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- 23,7% dizem que esse balanceamento é o principal benefício do trabalho remoto;
- 10,66% alegam que conseguem se concentrar melhor e focar o trabalho sem distrações;
- 32,33% não veem semelhança nenhuma entre o trabalho remoto e aquele realizado no escritório.
Dentro desse contexto, a pesquisa também indicou que 45,47% — ou seja, quase metade — querem voltar ao escritório somente para poder interagir pessoalmente com os colegas.
O que fazer para atender à demanda de interação e a vontade de aproveitar os benefícios do trabalho remoto? Essas dicas indicam algumas das principais tendências para as equipes em 2022. Veremos algumas possibilidades em seguida.
O que melhora com a ajuda da interação entre os colaboradores
Antes de chegar à solução, é preciso lembrar que as pessoas, em alguns casos, passavam metade das horas do seu dia no escritório. Por isso, ter a vontade de interagir e ver os colegas pessoalmente é algo natural. Nesse cenário, é importante saber como criar um escritório para equipes remotas e híbridas.
Parece algo estranho? Na verdade, a pandemia trouxe várias opções nesse sentido. Isso porque as interações aumentam as sensações positivas, o ânimo dos colaboradores e a satisfação com o trabalho.
Tudo isso impacta vários fatores importantes para o negócio. Entre eles estão:
Produtividade
A satisfação gera motivação e engajamento. Isso leva à redução dos erros e à melhoria dos serviços e produtos oferecidos aos clientes. Além do mais, é preciso considerar que o trabalho presencial aumenta o espírito de equipe. Assim, tende a ser mais fácil criar uma equipe de alto desempenho.
Outro fator relevante é no próprio processo de onboarding. Os novos colaboradores identificam os profissionais que já estão na empresa e os consideram exemplos. Portanto, tendem a produzir mais e melhor por terem esse auxílio inicial.
Satisfação dos consumidores
Entender o que os clientes querem deve ser o ponto-chave de toda empresa. Isso pode exigir uma mudança de mentalidade, mas vale a pena. Por isso, evidencie essa particularidade nas políticas de recursos humanos.
O ideal é que os funcionários se sintam bem ao ajudar e atender os clientes. Nesse sentido, é importante evitar a sobrecarga de trabalho. Afinal, essa situação leva a uma facilidade maior em realizar interações positivas.
Como evitar que os funcionários sintam falta da interação pessoal?
Para começar, é importante criar uma cultura organizacional que valorize o equilíbrio. Essa é uma forma de inovar, aplicar a criatividade e incentivar a paixão e até o intraempreendedorismo (prática em que o colaborador é estimulado a ter ideias e criar produtos).
Aqui, é importante lembrar de que é normal perceber que os funcionários sentem falta da interação pessoal. Inclusive, essa sensação é explicada pela psicologia. Afinal, os relacionamentos impactam a saúde mental e física e até reduzem o risco de mortalidade.
O que fazer? Algumas dicas são:
Promova a interação face a face
A ideia é sair um pouco do mundo digital e ir para o real. No dia a dia, é importante trabalhar com a tecnologia. Afinal, ela facilita os processos e a comunicação. Caso o escritório tenha um modelo tradicional, vale a pena pensar em um ambiente que incentive o compartilhamento. Por isso, vale a pena remover as barreiras físicas.
Por sua vez, se o objetivo for trabalhar a distância, o modelo híbrido pode ser a melhor opção. Assim, você oferece o ambiente do escritório alguns dias da semana. No restante do tempo, o funcionário fica em outros locais em que considerar mais adequado.
Inclua os trabalhadores remotos
Quem trabalha a distância tende a ficar mais afastado. Enquanto os outros funcionários interagem todos os dias, os remotos mal conhecem os colegas.
Para evitar essa situação, vale a pena incentivar os encontros e utilizar a tecnologia social. Por exemplo, um software de videoconferência pode ser utilizado para estimular os relacionamentos positivos.
Planeje eventos colaborativos
Outra opção é fazer eventos regulares para todos os colaboradores. Pode ser um happy hour ou uma reunião mensal, por exemplo. O objetivo é garantir a interação entre os colaboradores. Assim, eles podem focar suas experiências e interesses que ajudam a encontrar pontos comuns.
Faça a mediação de conflitos com eficiência
As interações negativas devem ser gerenciadas pelos gestores de forma proativa. Para isso, crie uma cultura que estimule a comunicação, a confiança e a construção de relacionamentos. Essa é uma forma de garantir que todos os profissionais trabalhem juntos para alcançar o melhor resultado.
Ofereça a flexibilidade
Como você viu no começo do post, o estudo mostrou que existem pessoas que preferem o trabalho presencial, enquanto outras optam pelo remoto.
Para aproveitar o máximo de vantagens e evitar que os funcionários sintam a falta de interação social, vale a pena investir na flexibilidade. O modelo híbrido prevê que os colaboradores estejam parte dos dias no escritório tradicional e o restante em outros locais — que podem ser o home office ou o coworking.
Um benefício significativo dessa prática é agradar a todos — ou, ao menos, a maioria. Quem quiser, por exemplo, fica no escritório. Outra vantagem é poder contratar pessoas de todos os lugares do Brasil. Nesse caso, elas podem interagir em workspaces do Woba, por exemplo.
Isso é possível por meio da solução de assinaturas OfficePass. Quer ver alguns exemplos de empresas que adotam essa prática? Veja a seguir:
iFood
Depois da pandemia, optou pela política remota. O objetivo foi ter uma capilaridade de espaço para garantir que os funcionários tivessem acesso a espaços de trabalho estruturados.
O OfficePass é utilizado por meio de créditos como salas de reunião, hot desks e escritórios privados regionais. Além desse benefícios, outras vantagens alcançadas foram:
- Otimização na gestão financeira, já que os contratos estão em apenas um local e o pagamento é único;
- Retenção e atração de talentos;
- Score de satisfação do cliente (CSAT) ficou acima da média do mercado, o que evidenciou que a experiência é um sucesso.
Ambev
O objetivo da empresa foi trazer flexibilidade aos colaboradores para que as viagens pré-pandemia fossem melhores. Por isso, o OfficePass passou a fazer parte da política híbrida do home office. Portanto, tornou-se uma alternativa.
Além disso, a Ambev adotou a plataforma de avaliação home office do Woba com a Sercon. Dessa forma, os escritórios em casa seguem todas as normas da NR17.
Pipefy
Antes da pandemia, a política de workspace era contar com um único escritório no Brasil oficialmente — e, em caráter excepcional, os colaboradores atuavam remotamente. Durante a pandemia, as equipes ficaram híbridas ou 100% remotas. Isso porque todos os funcionários puderam escolher entre o regime totalmente remoto ou híbrido (neste caso, contam com o OfficePass).
Entre as principais vantagens percebidas estão:
- Retenção e atração de talentos;
- Otimização de custos;
- Expansão rápida.
Portanto, ao entender que os funcionários sentem falta da interação pessoal, é possível criar estratégias para resolver esse problema. Assim, sua empresa obtém vários benefícios, inclusive na produtividade e na qualidade do trabalho.
Quer garantir as mesmas vantagens para a sua empresa? Conheça o OfficePass e veja por que vale a pena investir nessa solução de assinaturas.
Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.