6 tribos que você precisa conhecer

Tribo da Aldeia (Curitiba)

As comunidades ou tribos surgiram de uma necessidade de pessoas se agruparem, pertencerem a um grupo e criar uma identidade. Existem muitos grupos que só de bater o olho acabamos identificando quem são e se fazemos parte ou não. Pelos costumes, maneira de se vestir, essência, vocação, rituais, pensamentos, filosofia, vocabulário, preferências musicais, dentre outros. Existem muitas tribos antigas e famosas como por exemplo: skatistas, surfistas, hippies, punks, emos, góticos, músicos, engenheiros etc.

Estar em uma comunidade é vivenciar um espaço de colaboração. Dar sem esperar nada em troca, sempre ajudando e aprendendo. Um exemplo utilizado pela nossa CEO Roberta Vasconcellos em suas palestras é o da construção de uma Oca (moradia indígena que demora menos de um mês para ser construída). Ela é sempre feita em conjunto por todos da tribo. Os índios usam materiais da região, a edificação não tem divisórias internas e dura em média 15 anos. Não é à toa que é feita assim, a colaboração já se inicia na construção, não tem divisórias para que todos estejam juntos.

A seguir exemplifico alguns de nossos parceiros que usam muito bem esse conceito nos seus espaços de trabalho. Se você se interessar por algum deles é só clicar na foto ou link no nome que irá direto para a página do nosso portal com mais informações e fotos para você tirar as suas dúvidas e fazer a sua reserva.

Sala de descompressão CoDesign
Sala de descompressão CoDesign (São Paulo)

1. CoDesign

Localizados no coração da Vila Olímpia, em São Paulo, esse espaço tem tudo a ver com o nosso tema da semana. Lá eles criam um espaço vivo, onde profissionais do design e da arquitetura podem se inspirar, experimentar, criar e trocar experiências. Recebem muitos arquitetos, designers e criativos em geral, seja para utilizar as estações de trabalho e salas de reunião, seja para participar dos eventos que promovem voltados para o segmento.

Estamos cada vez mais felizes com a satisfação que percebemos nas pessoas que utilizam nosso espaço.

2. Malha 

A MALHA é um movimento por uma nova forma de pensar, produzir e expressar uma moda mais colaborativa, justa, sustentável. Ela tem como sede um galpão industrial em São Cristóvão, bairro do Rio de Janeiro que é um pólo de moda.

Container MALHA
Galpão MALHA (Rio de Janeiro)

Através de diferentes ações in loco e em rede, busca conectar criadores, empreendedores, produtores, entusiastas e consumidores pela construção de uma produção mais sustentável, colaborativa, local e independente. Ao mesmo tempo, é um espaço de coworking e de cosewing (co-costura em português), somados a uma Escola e um laboratório de experimentação. Além de escritórios privativos e compartilhados, maquinário completo para produção e estúdio fotográfico, o Galpão é sede da escola da MALHA, que propõe um calendário de temas referentes a técnica, estilo e negócios de moda em cursos de formação e livres, workshops, palestras e clubes de prática.

Espaço para instrumentos Pixels
Espaço para instrumentos na Pixels (São Paulo)

3. Pixels 

É um grupo de pessoas que unem esforços para um mesmo objetivo, sendo ele simples ou complexo. Otimizam recursos, tem visões e opiniões diferentes e complementares, além de contarem uns com os outros nas dificuldades e nos momentos de celebração. Pensando nisso uniram seus dons musicais e criaram um palco aberto para membros. A maioria de tribo deles toca ou canta (Apesar de não serem um coworking dedicado ao segmento da música), então criaram um lugar fixo que acolhe os instrumentos da galera mas estão abertos para qualquer um da comunidade. Além disso, abriram espaço para pessoas de fora mostrarem seu talento no evento Pixels Night que teve a sua terceira edição no dia 7 desse mês.

Tribo da Aldeia (Curitiba)
Tribo da Aldeia (Curitiba)

4. Aldeia

A comunidade deles é a Tribo da Aldeia. Ela se espalha pela cidade disseminando realização. Não tem subgrupos: todo mundo que queira ser realizador pode fazer parte. Eles vêem isso diariamente nos seus coworkers, mas recebem ainda mais gente incrível da cidade a todo instante. Essas pessoas fluem pelo coworking, pelos cursos, workshops, eventos e programas de aceleração e ajudam a gerar todo o conteúdo que a Aldeia produz. São muitas tribos em uma só! Palavras do Bruno Schwarzer que soube descrever muito bem a sua comunidade!

Somos um coworking. Somos uma escola. Somos um portal de conteúdo. Somos um movimento.

Hangar Rio de Janeiro
Membro do Coworking Hangar em uma das oficinas (Rio de Janeiro)

5. Hangar

Eles são um espaço de trabalho em que boa parte dos membros são integrantes das tribos de engenheiros, desenvolvedores e makers. Incentivam a presença desse público por meio de cursos, talks e troca de conhecimento técnico. Também tem laboratório de eletrônica, mecânica e ferramentas de prototipagem como fresadoras e impressoras 3d. Lá já surgiram 4 empresas iniciadas por membros que frequentavam o lugar para estudar e se desenvolver.

Acreditamos que esse corpo técnico é ideal no momento inicial das empresas de tecnologia em que elas precisam prototipar e validar conceitos rapidamente.

Coworking CTCW
Sala de reunião no CTCW (Belo Horizonte)

6. CTCW

O maior diferencial da CTCW, é que além de oferecerem espaços bem estruturados e completos, também disponibilizam serviços variados voltados para gestão de empresas. Tem serviços de contabilidade, jurídico e consultoria, além de serviço de marketing, recrutamento e seleção, entre outros. Estes serviços fazem parte do Grupo Ciatos, que é um conjunto de empresas voltado para reestruturação empresarial e já atua no mercado há mais de 10 anos. A CTCW, é um dos braços do Grupo Ciatos que foi criada com este diferencial. Por isso seus espaços de trabalho acabam chamando mais a atenção de profissionais na área de negócios (empresas pequenas e alguns autônomos).

O Woba acredita que juntos podemos ser mais fortes, melhores e ir mais longe. Sempre juntos, unindo todas as comunidades e tribos para fortalecer a rede. Quer conhecer outros espaços que não foram citados aqui? Vá direto para o nosso portal e faça a sua reserva.

Até semana que vem!

Jade Santos

Similar Posts