Dando sequência ao tema dessa semana no blog que é sustentabilidade sedemos o nosso espaço para o Guilherme, Community Manager do One o One Ecoworking (RJ). Ele nos contou um resumo do motivo e da ideia da criação do One o One Ecoworking.
Dá uma olhada nessa história com esse motivo e ideia super interessantes:
“A minha experiência em sustentabilidade vem do ramo do turismo já há 4 anos com o Maraca Hostel, no qual sou proprietário e onde iniciei uma procura por questões ambientais, reutilização de materiais e economia de recursos naturais. Durante este período, participei do programa “Gestão sustentável para meios de hospedagem” do Sebrae-RJ, que me abriu a visão para esse mundo da Sustentabilidade. Assim, fui me aprofundando cada vez mais nesta questão, chegando a ganhar alguns prêmios. Mas o mais importante que percebi, foi o aumento da minha rede de contatos com pessoas que também eram empreendedoras e tinham como propósito o da redução do impacto causado por seus produtos ou serviços.
Uma das coisas que mais me chamavam a atenção era a questão da economia participativa que existia nessas pessoas, surgindo assim a curiosidade no tema. Sendo assim, há 2 anos e meio atrás conheci o termo coworking e fiquei apaixonado por esse tipo de espaço e todas as possibilidades que existiam dentro desse ambiente. Surgiu assim o One o One Ecoworking há 1 ano e meio. Fui visitar alguns espaços de coworkings e vi que era possível criar um espaço aonde empreendedores poderiam obter vantagens econômicas em compartilhar um espaço e que essa vantagem também poderia ser estendida a comunidade local e ao meio ambiente. Pensando nisso, como morador da Zona Norte, sei que por aqui existe pouco investimento na nossa região. E depois de ver algumas pesquisas mostrando que o Carioca é um dos que mais perde tempo no trajeto casa-trabalho, resolvi que um local mais residencial seria o ideal para a realização desse projeto, onde as pessoas pudessem vir caminhando, correndo ou de bicicleta e estariam conseguindo otimizar o próprio tempo.
Veio então a moldagem do One o One, um local aonde pudessem se fomentar a criatividade, o networking e poderíamos ao mesmo tempo desenvolver trabalhos tanto para o lado da empresa, para a pessoa física e também para o ambiente que nos cerca.
Começamos o nosso pilar ambiental desde a montagem da casa, utilizando por exemplo mesas e bancos feitos de pallet, caixotes como apoio e mesas de carretéis. Fazemos controle de utilização dos recursos básicos, recolhimento de água dos ar condicionados para a reutilização na limpeza e separação de insumos.
Estamos iniciando alguns projetos para instigar uma participação cada vez maior dos nossos coworkers e de empreendedores de fora também. Um deles será o “Café Empreendedor de Impacto”, que serão encontros quinzenais que tem como principal objetivo alinhar o propósito pessoal com o da empresa para diminuição do impacto gerado.
Em breve teremos mais dois projetos, sendo um a implementação de um grupo de networking com empreendedores locais que se reune semanalmente e, um sonho mais distante, criar uma incubadora para projetos de impacto sócio ambientais.”
Guilherme Carames Beskow Community Manager
Incrível essa história né? Clique aqui e conheça esse e outros espaços com grandes histórias.
Dados de contato Endereço: R. Nossa Sra. de Lourdes, 101 – Grajau – Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 3190-5187
Contato: oneoonecoworking@gmail.com
Facebook e Instagram: @oneoonecoworking
Site: //oneoone.eco.br/
Renato Ribeiro é Jornalista, Escritor, Palestrante e especialista em Marketing e Gestão de Negócios. Tem 18 anos de experiências no mercado e já atuou em agências de publicidade, em órgãos públicos e em empresas como Petrobras e Fiat.
A saúde mental nada mais é do que manter a mente saudável. Longe de transtornos e sofrimentos psíquicos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e até mesmo o estresse. Veja empresas que valorizam a saúde mental dos funcionários. A até pouco tempo atrás, uma empresa…
Que os coworkings são ambientes propícios para compartilhar expertises e se aproximar do mercado de uma forma mais dinâmica muitos já sabem. O que você talvez não saiba é que esses lugares são mais que um espaço para trabalho. Eles podem e devem ser utilizados…
Nos últimos anos houve um grande crescimento no número de escritórios compartilhados ao redor do mundo. Em 2015, foram contabilizados 7.805 espaços, enquanto em 2019 já são mais de 18 mil, de acordo com o Global Coworking Growth Study. Mas, a partir de agora,…
Para resolver e, até mesmo, evitar problemas no escritório é preciso identificá-los, escolher a melhor solução, documentá-la e adotar uma política preventiva. Manter um escritório em perfeito funcionamento é um desafio diário. Disso depende o bom andamento dos negócios e, até mesmo, aprodutividade da sua…
Uma das maiores vantagens que os espaços compartilhados de trabalho podem oferecer às empresas é uma localização privilegiada. Isso porque a maioria dos coworkings estão situados em regiões centrais e comercialmente importantes das grandes cidades. Em São Paulo, um dos melhores exemplos disso são os…
Quando começamos um negócio, principalmente entre amigos, pode parecer que o bom relacionamento entre os fundadores permanecerá para sempre. Contudo, conforme algumas ideias começam a se divergir, é possível que conflitos apareçam. E por mais que essa ideia nos assuste de início, ter pensamentos diferentes…