5 benefícios do coworking para alavancar sua carreira
Na atualidade, os métodos para carreiras profissionais e empresas crescerem e desenvolverem-se da maneira mais acessível e benéfica possível, estão em constante ascensão no mercado profissional.
Índice de conteúdo
A competição e concorrência tornam-se cada vez mais presentes nas pesquisas e estratégias mensais e anuais dos empreendedores, visto que há essa necessidade de planejar e investir no que trará bons resultados a curto prazo.
Estratégias de inovação, técnicas aprimoradas e oportunidades de investimento benéfico estão entre os artifícios usados, desde novos profissionais e empreendedores, até como forma de adaptação de empresas e profissionais já estáveis e experientes no mercado.
O importante é sempre estar aberto para novas experiências, adaptável ao desenvolvimento e crescimento das tecnologias, e aliar-se a globalização e modernidade para obter o sucesso.
O coworking é uma dessas estratégias em que são aplicadas técnicas para beneficiar os profissionais e empresas e trazer resultados eficientes a curto prazo, de maneira econômica. Os benefícios do coworking em uma carreira profissional chamaram a atenção de muitos que procuram oportunidades de associar seu espaço de trabalho, com a elaboração de melhores resultados, maior funcionamento em equipe e expansão de ideias. Veja quais são!
5 benefícios do coworking em uma carreira profissional
1. Interatividade
Um dos maiores benefícios, e certamente intenções de investir sua carreira profissional em um coworking, é a interação que o mesmo oferece entre profissionais.
Com essa interação, é possível desenvolver uma relação de colaboração, indicações, visibilidade e mesmo um sentimento amigável, beneficiando ambos os lados.
2. Economia
A economia é um fator de extrema importância, principalmente para profissionais que estão desenvolvendo sua carreira e buscando por uma presença forte no mercado.
O coworking estimula a divisão de gastos com materiais, energia, e economia no geral, visto que vários profissionais dividem o mesmo espaço e consequentemente, os gastos gerais. Além de que, em alguns casos, os espaços são programados para beneficiar seus colaboradores através da localização.
3. Estímulo ao foco e criatividade
Uma das maiores vantagens de dividir um espaço entre muitos profissionais (sendo maior ainda quando trata-se do mesmo segmento), é o compartilhamento de informações, dicas, e principalmente a estimulação.
Quando o ambiente possui inúmeros profissionais, ambos compartilham suas metas, planos e dicas, para então fortalecer os colegas.
4. Ambiente favorável
O conceito do coworking é diferenciar-se dos escritórios e empresas tradicionais. Sua temática mais livre, focada em estimular a calma, criatividade e eliminar o estresse, auxilia os profissionais a estarem mais dispostos e ver o trabalho como não apenas uma obrigação, e sim como um refúgio de criatividade, relacionamento e união. Coworking é considerado um lifestyle.
5. Oportunidade de negócios
Além de compartilhar ideias e referências, também tornam-se oportunidades de negócios. Cada profissional tem a oportunidade de compartilhar referências com seus clientes e gerar um círculo de oportunidades, principalmente quando trata-se do mesmo nicho.
3 benefícios do coworking para sua empresa
1. Acesso remoto
Com os espaços de coworking espalhados por cidades ao redor do mundo, a capacidade de conectar-se a qualquer momento e em qualquer local é um grande atrativo para os profissionais.
Trabalhar enquanto viaja é instantaneamente mais viável quando você sabe que há Wi-Fi acessível, um local confortável para trabalhar e itens essenciais de escritório, como impressão e café, a apenas um toque de cartão.
Além disso, os empregadores podem optar por contratar os melhores talentos, independentemente da localização, sem custos de realocação ou o medo de que os funcionários remotos se sintam desconectados.
2. Produtividade aprimorada
Desde a reunião da manhã até a queda das 15h, seu foco e níveis de energia flutuam durante o dia de trabalho — e seu espaço de trabalho deve acomodar isso. Normalmente, os espaços de coworking combinam uma variedade de ambientes de trabalho para atender a diferentes estilos de trabalho.
Oferecendo maior variedade do que um escritório tradicional, mas uma estrutura maior em comparação com o trabalho em casa, os espaços de coworking são otimizados para produtividade.
O Coworking Webtrends fornece um ambiente confortável que se sente um pouco em casa. O espaço facilita o foco da equipe e ajuda na eficiência do trabalho. Além disso, resolve um problema frequentemente associado ao trabalho em casa, vinculado à teoria da equidade.
Em um ambiente de escritório, você pode acompanhar o trabalho de seus colegas o como eles estão se saindo, o que serve como ponto de referência para rastrear seu próprio desempenho.
Quando isso é eliminado em um ambiente de escritório doméstico, pode ser difícil permanecer produtivo e a pergunta “isso é suficiente?” é um problema constante. Cercar-se de pessoas o leva a se concentrar.
3. Equilíbrio entre bem-estar e vida profissional
O exercício durante a jornada de trabalho tem sido associado ao aumento da produtividade e à capacidade cognitiva aprimorada, e atividades como meditação e ioga podem ajudar a alimentar o foco e impulsionar a criatividade.
Os espaços de coworking geralmente incluem elementos de design, como escadas internas e amplos salões internos que estimulam o movimento durante o dia de trabalho.
Como planejar um coworking?
Qualquer profissional pode usar o coworking para alavancar e estimular o crescimento de sua carreira, basta definir seus parceiros, seu foco profissional, planejamento e investir em estratégias que complementam a ideia de coworking.
Primeiramente, é importante que os profissionais que irão utilizar esse método de trabalho saibam que a frequência normalmente está restrita aos colaboradores, clientes não estão inclusos — a não ser que você opte por um pacote de sala de reunião, por exemplo.
Crie oportunidades de conexão
O coworking é um espaço que irá juntar profissionais em um mesmo ambiente de trabalho, com a finalidade de aproveitar cada particularidade e singularidade, beneficiando o todo, sendo focado na interação e complementaridade dos frequentadores.
É ideal que o profissional que procura ou pretende planejar do zero um coworking entenda que o ambiente deva ser conectivo. Assim o grupo todo de profissionais frequentadores podem se identificar e associar suas áreas de atuação e serviços oferecidos.
Não é obrigatório que todos os profissionais adeptos do mesmo espaço sejam da mesma carreira, mas é indicado para melhor resultados que as áreas se conectem.
É importante que haja a manifestação de ideias, referências e, principalmente, personalidade de cada profissional — e que seja um ambiente de trabalho no qual cada integrante adicione suas qualidades, estimulando todo funcionamento do coworking e impulsionando interações.
O coworking é um ambiente que valoriza a comunicação, a interação e o relacionamento, e para isso é indispensável que os colaboradores e profissionais possuam uma conexão.
Muitas empresas, até mesmo estadunidenses, também aplicam os serviços de planejar, desenvolver e arquitetar os serviços de coworking, como uma maneira de “revender” um conceito de espaço, ideia e organização. Elas atendem profissionais autônomos que pretendem investir nessa ideia devido ao grande sucesso e benefícios do coworking em uma carreira profissional, semelhante a uma franquia. Legal, não é?
Este foi um guest post publicado pelos nossos parceiros do Webtrends, uma agência de marketing de performance e diferenciação.