Transformação digital e produtividade: como a tecnologia influencia seu dia a dia
A transformação digital tem relação direta com a produtividade. Isso porque garante mais eficiência e automação das atividades. Entenda como isso afeta a sua empresa e o seu dia a dia.
Índice de conteúdo
Você já reparou o quanto transformação digital e produtividade caminham unidas?
É só pensar na seguinte pergunta: quantos recursos tecnológicos você usa, hoje, nos afazeres do seu dia a dia? Netflix, no intervalo de descanso daquele job. Uber, para pegar uma carona. Ifood, para pedir uma comida. WhatsApp, para se comunicar com um cliente. Skype, para reunir-se com a equipe e marcar ajustes no projeto.
Ainda que nem todos estejam diretamente envolvidos com a produção do trabalho, eles são uma mão na roda para facilitar nossos deveres diários e otimizar o tempo que perderíamos se não fosse por eles.
Assim, ao contrário do que pregam alguns pessimistas de plantão, é possível sentirmos o impacto positivo trazido pela tecnologia. Nosso papel, nesse sentido, é o de nos adaptar às mudanças, além de seguir o ensinamento do renomado escritor Alvin Toffler: aprender, desaprender, reaprender, em um ciclo sem fim.
Acompanhe as próximas linhas, que conversaremos mais a fundo sobre todas essas transformações!
O que é transformação digital?
A transformação digital é um processo no qual pessoas e empresas fazem uso de recursos tecnológicos para obter mais velocidade nas ações, melhorar desempenho nos resultados, ter mais praticidade no planejamento e conseguir mais excelência na tomada de decisões.
Mas quando falamos em transformação não nos referimos apenas ao uso de objetos modernos. O conceito implica mudanças e consequências em diversos aspectos:
- na cultura da sociedade;
- nas necessidades dos consumidores;
- nas habilidades e competências individuais;
- na estrutura das empresas;
- na economia;
- nas leis.
Essa transformação digital não é um preceito futurístico nem uma fórmula de um filme de ficção científica, mas sim uma necessidade urgente, a fim de que o negócio se mantenha vivo. Adaptar-se é fundamental para conservar a competitividade.
Nesse conceito, entram em jogo, também, outras concepções, como inteligência artificial, internet das coisas, big data, realidade aumentada e realidade virtual.
Inteligência artificial
É a capacidade de máquinas aprenderem e reagirem de forma parecida a um cérebro humano. A partir de algoritmos, elas lidam com dados, de forma eficiente, analisando informações e tomando conclusões. Recursos assim ajudam a automatizar processos em uma empresa.
Internet das coisas
É a conexão de diversos dispositivos, aparentemente comuns, como uma geladeira ou um simples vaso de flores. Funcionam como se tivessem uma internet embutida, para se conectarem entre si e coletarem informações em tempo real. Por exemplo, a geladeira, ao perceber a falta de um alimento, pode enviar um SMS ao nosso celular, lembrando-nos de reabastecê-la.
Ferramentas de big data
Big data é a enorme quantidade de dados gerados por empresas diariamente. As ferramentas ajudam a reter e analisar todas essas informações, estruturadas e não-estruturadas, o que é fundamental para uma tomada de decisões mais alinhada com o negócio.
Realidade aumentada
É a integração de elementos do mundo virtual com o mundo real, por meio de câmeras e dispositivos eletrônicos. Um dos exemplos mais populares é o do game Pokémon Go. Empresas, como a Ikea, já fazem uso do recurso, ao disponibilizar um software interativo para as compras.
Realidade virtual
Nesse tipo de realidade não há interação do ambiente real. Aqui todas as sensações se originam de um ambiente virtual. Para isso, faz-se necessário o uso de óculos, headsets e outros dispositivos. Escolas já fazem uso desse recurso, para ajudar em aulas, como ciências e geografia.
Como a transformação digital tem sido aplicada por empresas?
Como você percebeu, o conceito de transformação digital pode nos remeter a algo muito mais amplo que apenas fazer uso de internet e redes sociais nas empresas.
Com isso, empreendimentos de diversos tamanhos e de diferentes domínios têm mudado estruturas e a própria cultura organizacional, a fim de se adaptarem a essas novas necessidades. Outros negócios já têm nascido completamente digitais.
Bancos digitais, com cartões sem anuidade e atendimento digitalizado são bons exemplos dessas mudanças, já que todos os procedimentos podem ser realizados de forma online, sem a necessidade presencial.
Plataformas de aulas têm sido cada vez mais comuns em instituições de ensino. Nelas, o aluno pode contar com educação e apoio de professores, para tirar dúvidas, sem precisar de casa.
Também podemos mencionar os chatbots, robôs que interagem com humanos, simulando uma conversa e respondendo perguntas dos usuários, tão comuns em sites que vendem produtos e serviços. Por exemplo, ao entrar em um e-commerce, a fim de solicitar a devolução de um produto comprado, o próprio bot é capaz de gerar o número de protocolo e fazer a liberação para a logística reversa.
Além disso, empresas têm cada vez se importado mais com a boa experiência de compra do cliente. Para isso, ferramentas de big data e softwares de CRM (Customer Relationship Management) passaram a fazer parte da rotina, a fim de auxiliarem na interpretação das preferências da maioria.
Plataformas e ferramentas também têm sido úteis para transformar dados em informações estratégicas, ajudando na gestão do negócio e na tomada de decisões. Isso contribui para o crescimento do empreendimento e o aumento do alcance digital, atingindo cada vez mais novas pessoas.
Como podemos sentir as mudanças trazidas?
São várias as mudanças trazidas pela evolução da tecnologia. Entre elas, podemos citar as seguintes.
Aumento das nossas expectativas
Podemos sentir essas mudanças por meio do nosso próprio comportamento. Temos uma crescente expectativa sobre o que as empresas podem nos oferecer, queremos o máximo de informações possíveis, precisamos que nossos problemas sejam solucionados para ontem, desejamos sempre um ótimo atendimento. Caso tenhamos frustração com algo, facilmente passamos a comprar do concorrente.
Facilidade na solução de problemas
Agora, resolvemos nossa vida de modo mais prático. Aplicativos existem aos montes e nos auxiliam a: comprar comida, pegar carona, assistir a filmes e séries, escutar músicas, alugar patinete, fazer pagamento, encontrar um novo crush, além conseguir serviços profissionais, como o de um contador ou um psicólogo. Aliás, esses profissionais autônomos têm encontrado um espaço maior para atuar no mercado também.
Praticidade na comunicação e trabalho
A comunicação ficou instantânea, já que em apenas alguns segundos conseguimos nos comunicar com alguém do outro lado do mundo. Novos recursos facilitaram, inclusive, a inserção de outras formas trabalho, que, agora, podem ser realizadas a distância.
Não é à toa que o número de nômades digitais têm crescido a cada ano. Assim, aquele ambiente tradicional de escritório passa a ser apenas uma escolha, não mais uma imposição.
Aumento do controle e do rendimento
Com novas ferramentas, a transformação digital e produtividade andam de mãos dadas. A Asana, por exemplo, é ótima para gerenciar equipes de trabalho, já que facilita a criação e designação de tarefas.
O Trello funciona como post-its, ao criar quadros e dividir tarefas. Já o Harvest auxilia a cronometrar o tempo gasto em cada atividade, o que é útil para nos dar mais autoconhecimento sobre as nossas facilidades e dificuldades.
Assim, concluímos que fazer parte da mudança não é apenas questão de escolha. É necessidade de sobrevivência, a fim de obtermos melhores desempenhos. Precisamos sempre nos sobressair, certo? Andar ao lado da transformação digital e da produtividade precisa ser parte do dia a dia.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite esse entusiasmo com a tecnologia e entenda como a técnica pomodoro pode ser uma facilitadora na sua produção!
Este é um Guest Post escrito pela equipe da Rock Content: www.rockcontent.com