Como Começar no Trabalho Remoto e Quais Habilidades Ter
O trabalho remoto é um modelo de trabalho que vem sendo adotado há alguns anos pelas empresas, mas teve uma adesão maior após a pandemia do coronavírus.
Índice de conteúdo
E se você está procurando trabalhos que podem ser executados remotamente esta lista é para você.
Separamos diversas profissões que podem ser executadas por profissionais com diferentes formações, além de poder exercê-las de qualquer parte do mundo, a remuneração pode ser em dólar ou euro.
Iremos responder às principais dúvidas de quem busca um trabalho remoto, que são: quais habilidades são necessárias para conseguir um trabalho remoto? Quais são os profissionais que o mercado busca? Onde posso encontrar essas oportunidades?
Continue a leitura para entender um pouco melhor como funciona este modelo de trabalho.
Redator: como trabalhar remotamente?
Existe uma alta demanda para quem tem habilidade com a escrita. O redator é responsável por transformar a comunicação da empresa, no formato de texto.
Para exercer esta função é preciso conhecimento técnico em SEO e dominar o idioma no qual irá escrever. O ideal é que este profissional seja capaz de se adaptar à linguagem utilizada pela empresa, assim o texto ficará mais natural.
Por exemplo, se você tem formação na área de saúde, pode se tornar um redator de medicina, aliás após a atualização do YMYL e o EAT, profissionais com qualificações médicas passaram a ser mais requisitados.
Você também pode se tornar um redator técnico em áreas não médicas. Muitas indústrias precisam de documentos técnicos escritos, ou nas áreas de investimentos e finanças à tecnologia.
Dentro deste segmento há outra áreas como copywriter, que tem como objetivo escrever artigos persuasivos e aumentar as vendas da empresa. Normalmente este tipo de profissional recebe uma porcentagem das vendas e não um salário fixo.
Editores de conteúdo: é possível trabalhar para jornais?
É mais comum que o redator trabalhe para sites de empresas de serviços, seja de marketing, finanças ou qualquer outro tema. Porém quando falamos de textos jornalísticos, existem algumas diferenças na técnica, por isso é mais comum ver jornalistas atuando nesta área.
Grandes portais como Forbes e New York Times normalmente contratam jornalistas de outros países para escreverem sobre temas locais, ou se for uma profissional que se destaca na sua área, para que escreva sobre a sua especialidade.
Outra especificidade do editor é que na maioria das vezes o trabalho dele consiste em coordenar os conteúdos, então ele os revisa e faz adaptações.
Em redes como o LinkedIn, é possível encontrar oportunidades em diferentes empresas, ter acesso aos chefes de redação e novas vagas. Como podemos ver, a carreira da escrita pode ser muito lucrativa, onde o profissional pode atuar em diferentes áreas e segmentos.
Gerentes de projeto: como garantir oportunidades?
Quase todas as grandes empresas têm gerentes de projeto (ou gestores de facilities). Eles supervisionam grandes projetos, delegam tarefas para várias pessoas, equipes, são responsáveis pelo cronograma geral e pela conclusão do projeto.
Metodologias como SCRUM, KANBAN e PMBOOK ganharam destaque nas organizações, pois apresentam uma metodologia de gerenciamento de equipes e tarefas, que geram uma produtividade significativa.
Com o trabalho remoto, o gerente de projetos consegue visualizar tudo o que está acontecendo, através de um dashboard, e isso permite que este profissional tome decisões mais assertivas para o sucesso do projeto.
Outra vantagem desta carreira, é que um único gestor de projetos, pode gerenciar vários projetos simultâneos e em diferentes empresas.
Para este tipo de vaga são procurados profissionais com experiência no cargo, além de precisarem ter às certificações que comprovem o domínio das tecnologias.
Web designer: aonde procurar trabalhos?
Embora existam muitas ferramentas que ajudam na construção de sites, é preciso de conhecimentos de usabilidade, programação, etc. para realizar modificações na sua página.
Para estes ajustes ou até mesmo elaborar um novo projeto, o web designer é o profissional mais indicado. Embora um programador possa ter facilidade em construir um site, são necessários conhecimentos específicos para este tipo de função.
Se o profissional busca se especializar, é possível se dedicar apenas a construção de páginas de vendas, onde é exigido um nível de criatividade ainda maior. Está é uma atividade que também é possível desempenhar para empresas de outros países, basta uma conta no PayPal e você poderá receber em dólar.
Sites como Workana, 99Freelas, podem facilitar que o freelancer encontre novas oportunidades para trabalho remoto, porém em grupos do Facebook ou LinkedIn, é possível encontrar um público mais qualificado. Muitos destas plataformas, possuem aplicativos próprios para facilitar o acesso.
UX/UI designer: é possível se destacar no mercado?
Se você não estiver familiarizado com o termo, UX (user experience) significa experiência do usuário e UI (user interface), interface do usuário. Neste trabalho, você se concentrará inteiramente no que um usuário online vê ao interagir com o software e o site da sua empresa.
Você pode pesquisar usuários, observar comportamentos e padrões registrados por meio de software e sugerir mudanças ou melhorias, para ajudar a empresa a atrair mais clientes, aumentar o tempo de permanência na página ou até mesmo aumentar as conversões.
Podemo utilizar como exemplo o YouTube, ele quer manter as pessoas no site pelo maior tempo possível para que elas vejam mais anúncios. O mesmo ocorre em lojas como Amazon, Netshoes, etc.
É comum que designers gráficos migrem para esta área, pois eles já possuem alguma afinidade com os conceitos e ferramentas utilizadas.
Gestor de mídias sociais: é só criar posts divertidos?
Embora muitas pessoas achem que gerenciar as redes sociais consiste apenas em criar post engraçados, a verdade é que o trabalho destes profissionais vai muito além disto.
O gestor de mídias sociais pode ter diferentes perfis, sendo um mais focado no SAC 2.0 e outro na gestão do tráfego.
Em ambos os o gestor de mídias sociais irá trabalhar com o posicionamento da marca e na aquisição de novos clientes.
O gestor de tráfego normalmente fica responsável pelos anúncios pagos e por isto, seu objetivo é levar um público qualificado para uma página de vendas e conseguir o maior número de conversões possível.
Embora o gestor de mídias sociais também possa trabalhar remotamente e com vários clientes, normalmente a sua remuneração é fixa. Já o gestor de tráfego costuma receber um valor fixo + uma porcentagem sobre as vendas.
A diferença destes cargos não significa que exista uma melhor que a outra, mas sim aquela que você melhor se adapta.
Agora que você já sabe em quais carreiras pode atuar e quais as habilidades necessárias, comece a buscar oportunidades que se encaixem com a sua posição atual e com o tempo, você poderá se especializar em outras áreas.
Aproveite para ler o nosso artigo com truques para gerenciar o trabalho remoto.
Guest post escrito por William Mendes, analista de marketing no logosbr.com.br.