Como se manter produtivo ao aceitar uma oferta para trabalhar remotamente
Uma oferta para trabalhar remotamente é tão tentadora quanto desafiadora. É preciso ter disciplina, gestão de tempo e muita responsabilidade para manter a produtividade e não perder o foco.
O mercado de trabalho está em constante evolução e isso tem refletido nos novos formatos de carreira e de profissões. As barreiras físicas já não têm tanta força e cada vez mais profissionais têm recebido uma oferta para trabalhar remotamente.
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A tecnologia permite que as tarefas sejam executadas à distância, novos aplicativos e sistemas em nuvem contribuem para a gestão de times remotos e tudo isso culmina em mais oportunidades de emprego e de crescimento.
Contudo, nem tudo são flores no trabalho remoto, é importante ter muita atenção a alguns detalhes para que a produtividade não seja perdida. Confira quais são eles nos tópicos a seguir!
Organize seu espaço de trabalho
Um espaço de trabalho inadequado afeta, e muito, a produtividade. O primeiro ponto a ser observado, nesse sentido, diz respeito à ergonomia. Vale lembrar que você pode passar várias horas na mesma posição e, para evitar problemas de saúde, é preciso garantir um mínimo de conforto.
Outra questão fundamental é manter o local organizado. Isso ajuda a ter todos os materiais que precisa à mão, otimiza o tempo e ainda mantém o ambiente mais propício para o trabalho. Um local bagunçado traz desorganização para a mente e atrapalha a fluidez das atividades.
Faça um planejamento mensal, semanal e diário
O planejamento é a principal ferramenta para quem precisa se manter produtivo. Inclusive, ele deve contar com diferentes níveis de prazo e detalhamento, para ser mais eficiente.
Uma boa tática é começar do macro para o micro. Pegue as entregas maiores e mais importantes e divida-as em ações menores.
Por exemplo, se você é desenvolvedor e precisa entregar um site em um mês, liste todas as tarefas que precisam ser realizadas e atribua prazos para cada uma delas. Ao final de cada dia, repasse a lista de pendências, veja o que está agendado para o dia seguinte e programe-se para ter tudo o que precisa disponível. Dar um passo de cada vez mantém a motivação em alta e evita atrasos.
Defina um horário de trabalho
Quem trabalha remotamente também tem um horário a ser cumprido, por mais flexível que seja a jornada acordada com a empresa. Cada pessoa tem um momento do dia no qual se sente com mais energia. Tem a turma que prefere acordar mais cedo para prolongar a manhã, tem aqueles que produzem melhor na parte da noite ou mesmo na madrugada. O ponto é descobrir qual desses horários funciona melhor para você.
Partindo disso, defina seus horários de início e fim do expediente, considerando intervalos para se alimentar e ter um descanso. Cuidado com a inclusão de atividades extras em meio ao trabalho para que elas não consumam um tempo muito grande, como levar os filhos na escolha ou frequentar a academia na hora do almoço.
Explique para amigos e familiares que você está em horário de trabalho
Essa dica vai especialmente para quem pretende trabalhar remotamente de casa. Quem define sua rotina de trabalho é você, e a atenção a isso deve ser redobrada. O fato de estar em casa não significa que esteja de folga, ou disponível para resolver problemas pessoais.
Por isso, explique para amigos e familiares que você está ocupado, fazendo algo importante e que não pode ser interrompido. Eles precisam entender e respeitar o seu espaço e sua privacidade, ou o desafio de fazer home office será muito maior.
Elimine as distrações da sua rotina
A falta de um ambiente voltado para o trabalho é um gatilho perfeito para as distrações. Se está em casa, tudo pode virar motivo para se levantar e ir fazer algo que não estava programado. Desde levantar para ir à cozinha pegar uma água, até “aproveitar a viagem” para fazer um lanche e ainda lavar algumas louças.
Para manter o foco na direção certa, tenha tudo próximo para reduzir a necessidade das paradas. A opção por um escritório compartilhado também ajuda bastante, já que você saíra de casa para ir trabalhar, o que surte um efeito muito importante no cérebro. O convívio nesse tipo de ambiente contribui para que a concentração seja mais eficiente e reduz as principais distrações que estão presentes em casa.
Desligue-se do trabalho ao final do expediente
O modelo de trabalho tradicional, no qual saímos de nossas casas, vamos até a empresa, permanecemos durante o expediente e, em seguida, voltamos para casa, estabelece um padrão bastante evidente de onde começa e termina o horário a ser cumprido. Quando o local de trabalho está dentro de casa, a história é um pouco diferente.
O ponto mais importante aqui, ao trabalhar remotamente, é ter a certeza de que existe um horário de trabalho bem definido e que ele seja rigorosamente seguido. A mente precisa descansar das atividades profissionais para se regenerar e voltar a ser produtiva no dia seguinte. Sem essa pausa, o acúmulo de informações pode gerar um aumento no nível de estresse e diversas consequências relacionadas.
Cuidado para não acabar em uma bolha
Por fim, nossa última recomendação é sobre a interatividade com o mundo. Por mais que a tecnologia nos permita nos conectar com qualquer pessoa por meio da internet, esses contatos são restritos àquelas que você escolhe ter em sua rede de amigos e colegas de profissão.
É fundamental acompanhar as novidades do momento e, acima de tudo, conversar com profissionais de diferentes empresas e setores. Para isso, uma boa dica é frequentar um coworking. Você pode se tornar um residente em algum de sua preferência ou mesmo visitar locais diferentes a cada dia.
Outra forma de interagir com o mundo é frequentando eventos da área, principalmente os menores, onde os participantes conseguem conversar mais diretamente uns com os outros.
Como vimos, quem recebe uma oferta para trabalhar remotamente tem alguns desafios a serem enfrentados, mas nenhum deles é tão assustador. Seguindo as dicas deste artigo e se organizando, é possível manter a produtividade alta e entregar excelentes resultados para a empresa. Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como ter uma rotina mais produtiva, confira, neste outro artigo, estas ideias criativas para aplicar em seu trabalho.
Natália Fernandes é analista de conteúdo e co-fundadora da Começando na Web.