Sustentabilidade na empresa: como adotar medidas eficazes
Sustentabilidade na empresa é um tema importante que vem sendo debatido fortemente dentro das organizações. Apesar disso, muitas vezes essa discussão é levantada apenas porque o assunto está em evidência. Infelizmente, a maioria das pessoas ainda não percebe o real papel do desenvolvimento sustentável de um negócio.
Índice de conteúdo
Criar uma empresa sustentável envolve transformar toda cadeia de produção. Esse processo tem particularidades como o fornecimento de materiais ao design do produto, as operações, as vendas, o marketing e até o gerenciamento do fim da vida útil do produto.
Medidas eficazes de sustentabilidade podem proporcionar economia para a empresa — além de todas outras vantagens que falamos neste texto. Acompanhe!
Afinal, o que é sustentabilidade?
Sustentável significa que algo pode continuar a ser usado como recurso, sem esgotar-se. Segundo WWF, “a definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”.
Empresa sustentável, portanto, é uma organização que pode antecipar e atender às necessidades das gerações presentes e futuras de clientes e partes interessadas. Assim, cria e inova em relação a estratégias e atividades organizacionais que aceleram mudanças sociais positivas, protegem e preservam a integridade ambiental, além de melhorar o desempenho dos negócios.
Por que se tornar uma empresa sustentável ou adotar medidas nesse sentido?
As empresas sempre se concentraram no desempenho financeiro e na excelência operacional. No entanto, muitas organizações, agora, estão se esforçando para manter um padrão ainda mais alto — e ele gira em torno da sustentabilidade.
Negócio sustentável é aquele que gera lucro e melhora as condições sociais e ambientais. Isso inclui o que você faz (seu produto ou serviço) e também como faz (a maneira como você opera). As seguintes áreas-chave são as cinco principais abordadas pela maioria das empresas:
- Energia;
- Desperdício;
- Local de trabalho;
- Transporte;
- Compras.
Quais ações podem ser tomadas para adotar a sustentabilidade na empresa?
A sustentabilidade muitas vezes é confundida com reciclagem. Este é, sim, um braço importante da gestão sustentável, mas não o único. Conforme dissemos, ações econômicas, sociais e ambientais juntas integram um projeto nesse sentido. Abaixo, mostramos quatro ações simples que podem ser aplicadas nas empresas para atingir esse objetivo.
1. Abolir o uso do plástico
Nos últimos anos, a preocupação com o descarte de materiais plásticos ganhou visibilidade nas redes sociais.
Pessoas ao redor do mundo começaram a evitar canudos, copos, sacolas e garrafas plásticas. Em vez deles, passaram a optar por substitutos reutilizáveis.
Na empresa, o primeiro passo pode ser eliminar copos plásticos e outros materiais descartáveis. Investir em copos, canecas, talheres, pratos e garrafas de vidro, alumínio e porcelana, por exemplo, além de contribuir com o meio ambiente, também pode ajudar no branding.
Por isso, uma boa ideia é distribuir brindes personalizados aos colaboradores e clientes, como canudos de vidro e copos portáteis (como este, da Menos1lixo, que você pode personalizar com sua marca).
2. Separar materiais recicláveis
Reciclar ainda é uma parte importante da sustentabilidade na empresa. Afinal, o lixo que produzimos vai parar nos aterros e acaba poluindo o solo e as águas.
Ao comprar produtos embalados com materiais reciclados e depois optar por reciclar, reutilizar ou compostar o máximo de lixo possível, os cidadãos podem adotar uma abordagem proativa para reduzir o desperdício.
Nesse sentido, vale a pergunta: existe algo mais fácil do que ter lixeiras separadas para cada tipo de material? O lixo orgânico pode até ser usado em uma composteira para se transformar em adubo para as plantas do escritório. Enquanto latas, vidros e plásticos podem ganhar uma nova vida em usinas de reciclagem ou até nas mãos de artistas de rua.
3. Colaborar com iniciativas sociais
Saber como sua empresa atua na sociedade e pode gerar um retorno cultural e econômico é essencial. Essa área leva em consideração a maneira como uma empresa afeta não apenas funcionários, mas fornecedores, clientes e a comunidade local — o que inclui os impactos positivos e negativos.
Se o seu negócio depende da exploração de recursos naturais em pequenas cidades, por exemplo, é interessante investir em projetos educacionais e profissionalizantes para crianças e jovens. Além disso, é possível unir-se às prefeituras e gerar iniciativas de melhorias na infraestrutura e na saúde, por exemplo.
4. Unir forças com outras empresas
Aproveitar as atividades e o conhecimento de organizações parecidas com a sua também é uma atitude sustentável. Parcerias que envolvem o melhor aproveitamento de recursos e o desenvolvimento econômico de determinadas áreas são benéficas tanto para os negócios envolvidos quanto para a comunidade local e até para a economia do país.
Para se inspirar: empresas que adotam medidas sustentáveis
No Brasil e no mundo temos diversos exemplos de grandes companhias que concentram seus esforços em adotar medidas sustentáveis — ambientais, econômicas e sociais. Veja, abaixo, quatro exemplos.
1. Algar Telecom
A Algar é uma empresa de telecomunicações que nasceu em 1954 como provedora de serviços de telefonia fixa em Minas Gerais. Hoje, conta com soluções completas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Presente em treze estados brasileiros, já possui mais de 1,4 milhão de clientes.
A organização abraça a sustentabilidade das mais diversas formas, desde a coleta seletiva em seus escritórios até a conscientização e participação em projetos sociais. Além disso, investem sempre em parcerias e processos de co-criação, elaborando espaços comunitários para o desenvolvimento de novas ideias.
No relatório de sustentabilidade publicado pela empresa, vemos que a tecnologia está pr
A Algar Telecom é uma empresa de telecomunicações e TI que nasceu em 1954 como provedora de serviços de telefonia fixa em Minas Gerais. Hoje, conta com soluções completas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Presente em 16 estados brasileiros e distrito federal, já possui mais de 1,4 milhão de clientes.
A organização abraça a sustentabilidade das mais diversas formas, desde a coleta seletiva em seus escritórios, a conscientização e participação em projetos sociais e na utilização de energias renováveis. Além disso, investem sempre em parcerias e processos de co-criação, elaborando espaços comunitários para o desenvolvimento de novas ideias.
No relatório de sustentabilidade publicado pela empresa, vemos que a tecnologia está presente diariamente nos processos da Algar Telecom, sempre com o objetivo de otimizar as operações e trazer benefícios para o meio ambiente e a comunidade.
“Além dos avanços em tecnologia e inovação para proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes, a sustentabilidade também norteia as operações. Nesse sentido, fomos campeões no Guia Exame de Sustentabilidade, pelo sétimo ano consecutivo, evidenciando que a abordagem que damos à sustentabilidade tem sido efetiva.”.
Leia o relatório completo aqui.
2. Natura
A Natura, companhia de cosméticos e produtos corporais em geral, já é altamente reconhecida por sua atuação em prol do meio ambiente e responsabilidade social. É uma empresa que busca além de reduzir e mitigar os efeitos de suas atividades, também promover o bem social, ambiental, econômico e cultural.
“Buscamos aprimorar uma visão integrada dos efeitos dos nossos negócios, que inclui a gestão dos recursos ambientais, o potencial da sociobiodiversidade, a manutenção da floresta em pé, a promoção de impacto social, o poder da nossa imensa rede de relações e a mobilização de uma cultura habilitadora da mudança”.
3. Unilever
A Unilever é uma multinacional com mais de 400 marcas presentes no mundo inteiro. Os produtos vão desde alimentos e bebidas até produtos de limpeza e de higiene pessoal. Como é de se imaginar, a produção em cadeia é enorme, mas a companhia investe em medidas com foco em saúde e bem-estar. Ela também se preocupa com o desperdício de água e tem lutado pela redução das embalagens. Recentemente sua marca vegana de cosméticos (Love, Beauty and Planet) também chegou ao Brasil.
A Comissão de Negócios e Desenvolvimento Sustentável, co-fundada pela Unilever, concluiu que a entrega bem-sucedida dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — que buscam enfrentar 17 dos desafios mais urgentes do mundo — criará oportunidades de mercado de pelo menos US$ 12 trilhões por ano.
“O Plano de Vida Sustentável da Unilever (USLP) é o nosso plano detalhado para alcançar um crescimento sustentável, enquanto cumprimos nosso objetivo. Ele abrange todos os aspectos de nossos negócios e cadeia de valor, incorpora todas as nossas marcas e divisões e abrange todos os países em que trabalhamos.”.
Plano de vida sustentável da Unilever.
4. Amazon
A Amazon.com Inc. é uma empresa transnacional de tecnologia dos Estados Unidos que foca em comércio eletrônico, computação em nuvem, streaming digital e inteligência artificial — classificada como a terceira marca mais valiosa do mundo pela Interbrand. Em 2015, a Amazon Web Services (AWS), divisão da Amazon.com, especializada em serviços de internet, fechou uma parceria para a construção e operação de uma usina de energia solar no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Depois disso, diversos outros projetos de energia renovável foram iniciados pela empresa.
“Em 2018, a AWS ultrapassou 50% de uso de energia renovável. Além dos projetos de energia renovável abaixo (aqui), a AWS anunciou quatro novas fazendas de energia eólica e uma nova fazenda de energia solar. Esses projetos (dois na Irlanda, um na Suécia e dois nos Estados Unidos) gerarão um total de mais de 297 megawatts (MW), com previsão de geração de mais de 830.000 megawatts-hora (MWh) de energia renovável por ano.”
Adotar a sustentabilidade na empresa não é mais uma opção, mas uma necessidade. Se você ainda está com dúvidas nesse processo, busque se informar e veja quais as melhores ações que podem ser tomadas dentro do seu negócio.
Nesse sentido, optar por espaços compartilhados, como escritórios coworking, também é uma estratégia eficiente para reduzir os desperdícios. Pensando nisso, clique aqui para entender o que é preciso para abraçar os novos formatos de trabalho.