5 Melhores plataformas para reunião on-line!
Com a popularização do trabalho remoto, fazer reuniões on-line tornou-se algo corriqueiro para as empresas. Consequentemente, estar conectado virtualmente, mesmo trabalhando presencialmente em uma estação de trabalho, por exemplo, é uma realidade comum no século XXI.
Desse modo, o acesso a plataformas confiáveis que ofereçam experiências eficientes e produtivas é essencial para negociações, reuniões de alinhamento com times remotos — ou clientes de outros estados — e demais atividades corporativas.
Neste artigo, serão exploradas as 5 melhores plataformas para realizar seus encontros virtuais em 2024!
Continue lendo para descobrir qual é a melhor escolha para o seu negócio!
Índice de conteúdo
Por que é importante escolher a plataforma certa?
A cultura do anywhere office, ou seja, do trabalho realizado em qualquer local — como escritórios de coworking, por exemplo — tem se estabelecido cada vez mais nas empresas. É por isso que conhecer as melhores plataformas para reuniões on-line é tão importante.
Afinal, as empresas têm colaboradores e clientes ocupando diferentes espaços físicos. A fim de que se tenha uma reunião produtiva, portanto, a plataforma escolhida deve ser de excelente qualidade, garantindo boa conexão e comunicação entre os envolvidos.
Então, para que a sua empresa seja mais produtiva no trabalho remoto, confira a nossa lista com as melhores plataformas para reuniões on-line.
Conheça as 5 melhores plataformas para reunião on-line
Todas as plataformas que serão apresentadas a seguir são boas opções para fazer reuniões on-line e para otimizar o trabalho remoto. Porém, cada uma delas tem particularidades que podem atender mais ou menos ao perfil de cada empresa.
Conhecer as diferentes plataformas e as funcionalidades de cada uma delas é importante para fazer uma escolha que realmente permita o sucesso nas reuniões com colaboradores que realizam o trabalho remoto ou em home office. Confira a lista:
1. Zoom
O Zoom é uma das plataformas mais populares para fazer reuniões on-line. Ela foi a solução encontrada por muitas empresas que foram pegas de surpresa quando a pandemia da COVID-19 começou e as atividades presenciais tiveram que ser suspensas.
Apesar de ser pago, há uma versão gratuita do Zoom, a qual permite que até 100 pessoas participem de reuniões de até 40 minutos. Caso precise realizar encontros com mais pessoas ou com duração mais longa, é preciso assinar algum dos planos pagos disponibilizados.
O Zoom está disponível para dispositivos móveis Android e iOS, assim como para os computadores com sistema operacional Windows e macOS.
2. Skype
O Skype é uma das plataformas para reunião on-line mais antigas. Assim como outros aplicativos, os colaboradores podem utilizá-la para conversas de áudio ou de vídeo, individuais ou em grupo quando estiverem reunidos em um ambiente com salas de reunião, por exemplo.
Um dos principais diferenciais do Skype é a possibilidade de fazer chamadas para telefones fixos e celulares mediante o pagamento de uma taxa. Logo, se a sua empresa faz muitas ligações telefônicas, essa pode ser uma alternativa interessante.
O aplicativo do Skype pode ser baixado nos computadores e nos celulares, além de ter uma versão web.
3. Google Meet
Entre as opções de aplicativos para realizar reuniões on-line, o Google Meet está em uma posição de destaque. Bastante popular, a plataforma oferece planos gratuitos e pagos, com suporte para chamadas com até 250 pessoas e 24 horas de duração.
O Google Meet independe de ter um app próprio instalado no computador. Para acessar as videochamadas, basta inserir o código da sala no site do serviço em qualquer navegador de internet; seja por meio de computadores e de celulares.
A plataforma é compatível com outros produtos do Google Workspace e permite, por exemplo, que os encontros fiquem marcados no Google Agenda dos participantes.
No quesito acessibilidade, a plataforma conta com uma tecnologia que gera legendas automáticas para as falas dos participantes das reuniões, facilitando o compreendimento de pessoas com deficiência auditivas ou ouvintes estrangeiros durante encontros virtuais com times internacionais.
Além disso, as reuniões podem ser gravadas e armazenadas no Google Drive. Assim, é possível assistir aos encontros sempre que necessário. Este recurso é excelente para quem produz atas, por exemplo, tendo em vista que pode anexar o link da reunião ao documento.
4. Teams
Bastante similar ao Zoom e ao Google Meet, o Teams é a plataforma de reuniões da Microsoft. Nele, até 100 pessoas podem participar simultaneamente de encontros virtuais na versão gratuita. Portanto, caso os encontros da sua empresa reúnam mais usuários, é necessário adquirir um plano pago.
Um dos benefícios que o Teams oferece é a troca de informações privadas entre os membros da reunião. Dessa forma, o líder pode enviar, via chat, uma mensagem particular para determinado colaborador sem que os demais tenham acesso à informação.
A integração com o pacote Office 365 também é um grande diferencial, principalmente se a sua empresa já utiliza esse serviço. Ferramentas como Word, Excel, Power Point, entre outras, poderão ser usadas, compartilhadas e editadas de forma coletiva durante o encontro.
Outro recurso interessante que o Teams oferece é a ferramenta “Tabs”, um espaço em que podem ser disponibilizados, na nuvem, os arquivos mais utilizados na rotina de trabalho.
No quesito segurança, o Teams também se destaca! A ferramenta e todos os arquivos nela presentes são criptografados de ponta a ponta. Isso evita que pessoas não autorizadas, como hackers, tenham acessos a informações sigilosas da sua empresa.
5. Discord
Bastante popular entre o público gamer, o Discord também vem ganhando cada vez mais espaço no mercado corporativo, pois a ferramenta conta com recursos bem interessantes para a comunicação organizacional.
O Discord é um aplicativo de comunicação instantânea que possibilita a troca de mensagens de texto fora ou durante uma chamada de vídeo tanto em canais privados quanto abertos.
Para as empresas, um recurso útil do Discord é a criação de servidores, ou seja, grupos formados por pessoas com interesses em comum. Dessa maneira, podem ser criados grupos específicos para cada setor da empresa, como marketing, RH, CIPA, contabilidade, entre tantos outros.
Além das chamadas em tempo real, o Discord também possibilita o envio de mensagens em áudio ou em vídeo para serem vistos posteriormente, de forma assíncrona, por membros de times espalhados pelo Brasil.
Enquanto no presencial, os colaboradores estão em diferentes salas de coworking do prédio, no modelo de trabalho remoto (home office), nem sempre todos do time estão conectados ao mesmo tempo em espaços virtuais comuns. Portanto, pode ser uma alternativa quando não é possível reunir todo mundo no mesmo horário para conversar.
E aí, qual das plataforma você prefere para conduzir as reuniões on-line na sua empresa? Considere os recursos de cada uma delas e decida qual é mais viável para o seu negócio.
A ferramenta adequada por transformar suas reuniões remotas
Após conhecer as particularidades das principais ferramentas para realizar seus encontros virtuais de trabalho, é possível escolher qual é a mais adequada para a sua empresa. Considere os recursos de cada uma delas e decida qual é mais viável para o seu negócio.
Aproveite e baixe o guia prático e eficaz da Woba que apresenta o segredo das reuniões remotas mais eficientes. Não deixe de conferir!
Texto de Lucas Flores, Relações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer.