Como utilizar estratégias de marketing no Instagram para seu e-commerce
Uma rede social não serve apenas para fazer amigos. Ela também pode ajudar a aumentar a rentabilidade do seu negócio. Quando se trata de e-commerce, isso é ainda mais verdadeiro. Logo, uma possibilidade de juntar redes sociais e o seu e-commerce é através do marketing no Instagram, uma ótima plataforma on-line. E ela tem este título, pois aumenta sensivelmente a sua visibilidade no ambiente virtual.
Índice de conteúdo
Por isso, confira maneiras de usar um perfil nessa rede para aprimorar a visibilidade do seu e-commerce!
Saiba quais são as potencialidades do marketing no Instagram
Dizendo de uma maneira bastante simplificada, o marketing busca estabelecer um vínculo entre um produto e o seu consumidor no intuito de aumentar vendas. E as redes sociais permitem que esse vínculo se torne mais fácil, duradouro e profundo. O que se reflete nos números das vendas.
A plataforma do Instagram está muito bem consolidada no meio digital, conta com mais de 150 milhões de usuários. Campanhas nesse espaço, portanto, carregam um bom potencial.
Se não bastasse o grande número de usuários, pesa também nessa equação o fato de que a rede é acessada por internautas em momentos de lazer. Instagrammers acessam a plataforma enquanto esperam um voo, ou durante o almoço, por exemplo. Esses são os momentos ideais para apresentar a marca, levar o usuário até seu site ou mesmo realizar uma venda para e-commerce.
O importante é a interação do internauta com as imagens nessa rede. Ela pode ser marcada por menções ou por hashtags, que colocam o conteúdo mais em evidência, o que definitivamente transborda para seu e-commerce. Mas que tipo de estratégia pode atrair esse tipo de ação?
Conheça as melhores estratégias para o seu Instagram
Essas estratégias serão muito mais eficientes se os posts forem patrocinados e se você conectar seu perfil a aplicativos que permitem fazer compras dentro do site. Confira a seguir 6 dicas!
Otimize o seu perfil
É importante que o seu perfil na rede social seja criado para atrair atenção, e não apenas para “constar”. Mantenha sua biografia atualizada com links, lembrando que as imagens não podem conter esse recurso. Procure publicar conteúdo periodicamente, com o objetivo de criar uma expectativa nas pessoas que o acompanham.
Uma última ação é publicar fotos que façam seus seguidores se sentirem exclusivos, porque assinaram as atualizações de sua página. Invista muito na qualidade delas, coloque legendas interessantes, criativas e divertidas.
Saiba como aumentar o engajamento utilizando o Stories do Instagram
Inclua o player do Instagram na loja on-line
Incluir o player do Instagram na sua loja virtual é uma maneira de divulgar uma plataforma dentro da outra. Use as mesmas fotos em ambas, assim, o usuário sentirá mais confiança quando visitar seu e-commerce.
Poste fotos de consumidores com o produto
Divulgue fotos de seus usuários utilizando o seu produto. Essa atitude, além de mostrar que o produto é satisfatório para quem o comprou, traz o benefício adicional das fotos serem compartilhadas pela rede de amizade do consumidor.
Divulgue eventos
A partir dos dados já levantados sobre seu público-alvo, você pode identificar eventos que possam se relacionar ao seu produto. Ao identificá-los, é possível divulgá-los. No evento esses usuários se concentrarão fisicamente, o que é uma possibilidade de entregar material impresso ou mesmo fazer alguma outra ação.
Aproveite datas comemorativas
Datas comemorativas costumam trazer bons sentimentos e boas recordações para as pessoas. Se você utilizar seu perfil para fazer alusões a essas datas, as chances de visibilidade e de compartilhamentos de seu conteúdo aumentam significativamente. Se você for criativo, pode até mesmo conseguir outros seguidores para a sua conta.
Invista na divulgação de novos produtos
Se um instagrammer está te seguindo é porque, provavelmente, se identifica com um produto. Use seu perfil para a divulgação de novas ofertas, pois existe a chance delas serem apreciadas da mesma maneira que lançamentos mais antigos e bem-sucedidos. Por isso, capriche nas descrições para poder chamar mais atenção.
Bônus: mais duas dicas para bombar seu Instagram
Interaja com o seu público
Todo mundo gosta de ser bem atendido. Portanto, responda aos directs e comentários de forma atenciosa e coerente com a voz da sua marca. Dessa forma você cria seguidores satisfeitos e cada vez mais engajados. Seguidores mais engajados são mais propícios a se tornarem ou se manterem clientes. Eles também se tornam defensores da sua marca, falando bem dela não só no Instagram mas também em outras plataformas e, claro, pessoalmente.
Utilize as novas ferramentas do app
O Instagram constantemente lança novos features. Recentemente, a plataforma disponibilizou o Instagram Music no Brasil. E utilizar as novidades nos stories ou no feed demonstra que você e a sua marca estão atualizados. Isso gera ainda mais engajamento. Quanto mais cedo você começar a usar, mais os usuários acharão sua atitude inovadora e interessante. Mas mantenha sempre as postagens condizentes com o seu negócio e o seu público.
Viu como é possível fazer marketing no Instagram? Compartilhe essa ideia nas suas redes sociais e ajude outras pessoas do ramo!
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