Gestão de tempo para trabalhar remotamente: veja 6 dicas!
Você, por acaso, tem algum tipo de problema com gestão de tempo para trabalhar remotamente? Neste texto, vamos dar algumas dicas super simples para você tenha sucesso nesse formato de trabalho a distância! Acompanhe!
Índice de conteúdo
1. Se planeje com antecedência para priorizar as principais tarefas
A Covid-19 fez com que, praticamente da noite para o dia, milhares de empresas e profissionais de todo mundo passassem a trabalhar em casa. No início, foi algo novo para muita gente. Então, as tarefas passaram a ser executadas de formas diferentes.
Agora, no entanto, sabemos que esse modelo de trabalho longe do escritório tradicional deve crescer cada vez mais, inclusive depois que a pandemia acabar. Por isso, é essencial planejar sua rotina de trabalho o máximo que puder.
Evite agendar muitas reuniões em um único dia, pois isso fará com que você e sua equipe utilizem o tempo fragmentado de maneira ineficiente e ineficaz. Gerencie suas reuniões de acordo com as prioridades da empresa e não se perca e aprenda a dizer não para o excesso de convites de encontros online.
2. Programe suas pausas; elas te darão um respiro necessário
Trabalhar em casa ou dentro de um coworking, longe dos olhos do chefe, pode trazer a insegurança de ter de trabalhar mais para provar que está entregando resultado. No trabalho remoto, pode parecer que a gente tem que estar “ligado” 24 horas por dia, sete dias por semana.
Mas, como sabemos, trabalhar a todo momento não é nada. Isso afetará sua saúde mental, física e emocional e pode trazer males como a ansiedade e a depressão. Para evitar a sobrecarga, faça pausas com regularidade. Elas serão essenciais para controlar o nível de estresse.
Tomar um café ou chá, fazer uma caminhada, ler um pouco e até fazer uma pequena caminhada é fundamental para otimizar sua produtividade e ter sucesso no gerenciamento de tempo para trabalhar remotamente. Além disso, reserve um espaço de tempo para se exercitar e não se esqueça da boa alimentação e de uma boa noite de sono.
3. Seja claro e transparente na hora de se comunicar
Em momentos em que a comunicação presencial de pessoa com pessoas diminuiu, é essencial ter muita atenção em relação à clareza da sua comunicação. O profissional pode, por exemplo, se sentir sozinho e desconectado dos colegas e das estratégias da empresa.
Para isso não acontecer, é preciso explorar (de maneira responsável, claro) ferramentas como Zoom, Google Hangouts, Slack, Notion e outros, a fim de criar espaços para facilitar a comunicação e criar um sentimento de união na empresa e entre as equipes.
4. Faça sua agenda de maneira proativa e tenha sucesso na gestão de tempo para trabalhar remotamente
Convenhamos que fazer a gestão da agenda nem sempre é uma questão simples. Em vez de deixá-la totalmente aberta aos colegas, é importante que você defina seu tempo para as atividades. Assim, aumentam suas chances de sucesso no processo de gerenciamento de tempo para trabalhar remotamente.
Lembre-se de que as outras pessoas do time, em geral, selecionam os horários das reuniões de acordo com suas necessidades. Todas as segundas-feiras ou sextas-feiras, por exemplo, dedique um tempo para entender o quanto de energia você vai colocar em um projeto, campanha ou atividade.
5. Defina seus limites e cuidado com o excesso de trabalho
Enquanto a gente trabalha de forma remota, devemos ter uma boa gestão de tempo para conquistar os resultados desejados. No entanto, também devemos estabelecer limites e separar a vida pessoal da vida profissional.
Trabalhar remotamente requer bastante disciplina, gestão de tempo e processos que se adaptam à sua maneira de trabalhar. Lembre-se de que o nosso recurso mais valioso é o tempo. Portanto, se distrair com coisas que não importam, aumentará nossa ansiedade e estresse.
É preciso ter foco para realizar as atividades mais importantes e também para fazer aquilo que você mais gosta em suas questões pessoais.
6. Conte com a tecnologia para ajudar a mantê-lo responsável
Contar com uma tecnologia confiável é essencial para que você tenha uma rotina de trabalho remota com o máximo de produtividade e o mínimo de estresse. Programas de controle de tarefas, por exemplo, lhe ajudarão a entender o tempo que você leva para concluir uma atividade.
E aí, o que achou dessas dicas simples de gestão de tempo para trabalhar remotamente? Você aplica algumas delas com sucesso ou encontra muitas dificuldades? Conte para a gente nos comentários quais são suas principais dúvidas a respeito desse assunto essencial para o futuro do trabalho.