Conheça a Viva, ferramenta da Microsoft para o futuro do trabalho remoto
A Viva é uma ferramenta da Microsoft desenvolvida para compor o futuro do trabalho remoto. Com diversos módulos, ela auxilia os colaboradores das empresas e acompanha a tendência do Anywhere Office pelo mundo.
Índice de conteúdo
A Microsoft é uma empresa bastante conhecida no mundo — responsável pelo Windows e aplicativos como o Microsoft Word, os seus produtos são essenciais para diversas empresas e profissionais. Para manter a competitividade e relevância, as soluções passam por evoluções constantes que acompanhem as tendências.
Nos últimos anos, o trabalho remoto ganhou mais espaço entre as empresas e a sua adoção foi potencializada diante da pandemia de Covid-19. As medidas de segurança e afastamento social tornaram o modelo de prestação de serviços essencial para a continuidade de diversos negócios.
É por isso que a Microsoft desenvolveu a Viva. Você já conhece essa solução? Neste conteúdo, apresentamos a ferramenta que pretende acompanhar o futuro do trabalho remoto! (Créditos da imagem abaixo: Microsoft)
O que é o Microsoft Viva?
Viva é o nome da plataforma desenvolvida pela Microsoft com foco na experiência dos colaboradores. Lançada em 4 de fevereiro de 2021, ela traz recursos para otimizar a prestação de serviços por meio digital e melhorar a experiência dos profissionais que adotaram o trabalho remoto.
A inovação do produto não se refere às funcionalidades oferecidas, mas à forma como isso é feito. O diferencial é a disponibilização integrada, permitindo o acesso às soluções em uma só plataforma. Isso porque a utilização de ferramentas semelhantes, mesmo que seja possível, exige a contratação de diversas soluções.
Outro ponto que destaca a solução da Microsoft é o seu foco na experiência dos colaboradores, pensando em suas necessidades e como atendê-las. Geralmente, o foco dos softwares é atender apenas às demandas da empresa e de seus clientes.
Quais são os módulos disponíveis?
A plataforma foi lançada com quatro módulos voltados à experiência dos colaboradores, mas a Microsoft deixou clara a intenção de incluir outras funcionalidades no futuro. A seguir, explicamos as funções disponíveis.
Viva Connections
O módulo traz um painel para comunicações internas da empresa e o seu nome diz muito sobre sua função — ele pode ser traduzido como “Conexões”. Nele, a empresa pode divulgar políticas, benefícios e notícias que ficarão disponíveis aos colaboradores, com fácil acesso para consulta a qualquer momento.
Além disso, ele permite a criação de grupos e categorias para desenvolver networking. Principalmente em empresas maiores, com setores bem definidos e mais profissionais especializados em diferentes áreas, a funcionalidade colabora com a construção de uma rede de contatos.
Isso tudo ainda proporciona maior integração entre a equipe, mesmo trabalhando remotamente. Vale destacar que esse é um dos principais impactos sentidos pelos profissionais ao aderir ao home office.
Sem dividir o ambiente com outras pessoas, nem sempre é fácil desenvolver laços e criar uma aproximação com os colegas. O objetivo da plataforma é melhorar a comunicação da empresa e, ainda, superar as barreiras que o distanciamento pode trazer. (Créditos da imagem abaixo: Microsoft)
Viva Insights
O termo insight é bastante utilizado, mesmo misturado ao português. Ele tem relação com o conceito de ideias ou com a compreensão de um fato. O módulo busca avaliar a produtividade por meio de dados que mostram tendências e padrões de trabalho, dando uma visão ampla para o colaborador observar e controlar o seu desempenho.
Inicialmente, esse tipo de funcionalidade foi bastante criticado por criar uma Pontuação de Produtividade, pois ela não seguiria as diretrizes de privacidade exigidas pela lei. Contudo, a empresa anunciou a plataforma informando ter feito alterações para proteger a privacidade dos colaboradores.
O painel também oferece um canal para que a equipe envie feedbacks aos líderes e gestores, criando uma via de mão dupla. Isso ajudaria no desenvolvimento de melhores práticas na empresa, colaborando, novamente, com a comunicação interna.
Viva Learning
Learning significa aprendizado. Nesse caso, o módulo é voltado aos estudos e treinamentos dos colaboradores. Essa é uma prática essencial para que eles se mantenham atualizados, acompanhem tendências e aprofundem os seus conhecimentos para a atuação profissional.
A plataforma permite agregar conteúdos de diferentes fontes e compartilhar materiais. Assim, a empresa pode ter a iniciativa de fornecer cursos e treinamentos por meio da ferramenta, desenvolvendo uma cultura de aprendizado.
Além disso, os profissionais também podem compartilhar materiais e cursos, auxiliando o restante da equipe em sua jornada de estudos. Para complementar, a Inteligência Artificial recomenda conteúdos baseados nos dados coletados no sistema.
Viva Topics
Ao longo dos anos, as empresas acumulam um grande volume de conhecimento, produtos e processos. Porém, acompanhar tudo isso é um desafio, principalmente quando todos os dados não estão organizados em um sistema que facilite a busca.
A ideia do Viva Topics é organizar todos os conteúdos da empresa em tópicos, conforme a categoria em que ele se encaixa. O processo é facilitado com o uso de Inteligência Artificial, que integra dados de aplicativos como Microsoft 365, o Teams e serviços de terceiros.
Assim, seria possível encontrar vídeos, documentos, pessoas e outros registros que tenham sido compartilhados. As pesquisas sobre informações internas ficam mais simples, otimizando os processos da empresa. (Créditos da imagem abaixo: Microsoft)
O Microsoft Viva foi desenvolvido para acompanhar as tendências do mercado, considerando as expectativas sobre o futuro do trabalho remoto. A ampliação do modelo de contrato mostrou que ele, de fato, funciona e ainda traz benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
Ele pode otimizar a eficiência operacional, ao permitir que a equipe trabalhe nos locais mais adequados ao seu perfil. Nesse caso, aplica-se o conceito de anywhere office, que trata do trabalho em qualquer lugar. Se a função e o sistema da empresa proporcionam mobilidade, não há porque limitar o profissional ao espaço de sua casa.
A ideia é dar mais flexibilidade, facilitando a conciliação de vida pessoal e profissional, enquanto também proporciona maior bem-estar aos profissionais. Isso ajuda no estímulo da criatividade, no desenvolvimento de networking e na aplicação de uma cultura mais inovadora no negócio.
Essas questões junto às mudanças trazidas pela pandemia em 2020 que fizeram o futuro do trabalho remoto ganhar mais evidência. Com isso, muitas empresas aproveitam a oportunidade para desenvolver soluções para o mercado, criando mais oportunidades para crescer. É exatamente esse o caso da plataforma Viva.
Achou o conteúdo interessante? Então que tal aprofundar o seu conhecimento? Baixe o nosso guia sobre o trabalho remoto e aprenda como trabalhar dessa forma!
Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.