Como o design de escritório inteligente pode tornar os prédios mais seguros?

 

Ao pensarmos em um escritório moderno é comum que imaginemos um ambiente com conceito aberto, ampla iluminação natural e com a possibilidade de uma intensa interação. É normal pensarmos, também, em um espaço repleto de cores e móveis contemporâneos.

Isso tudo é verdade. Mas o escritório moderno, hoje, é muito mais do que o ambiente físico por si só. As tecnologias inteligentes estão mudando a maneira como os funcionários interagem e trabalham em seus escritórios. O escritório moderno é, acima de tudo, um escritório inteligente.

Por isso, alguns problemas de segurança no trabalho podem ser evitados. Muitos riscos podem ser eliminados desde o início, incluindo incêndios, por exemplo. Geralmente, é possível que eles sejam facilmente evitados ​​se uma mistura de bom senso e inovação fosse utilizada desde o início.

Neste texto, destacamos como o design de escritório inteligente pode aumentar a segurança de um empreendimento. Confira!

escritório inteligente

Acesso exclusivo aos colaboradores

É comum que os prédios comerciais nos grandes centros urbanos funcionem 24h por dia, todos os dias da semana. Mas isso pode gerar uma preocupação em relação à segurança. Quem terá acesso ao espaço? Quantos porteiros e seguranças deverão ser contratados? Qual será o investimento em força de trabalho?

No entanto, com a ajuda da tecnologia, essa apreensão diminui consideravelmente. Afinal, é possível fazer o cadastro das digitais dos funcionários. E essa restrição acontece não somente à portaria do prédio, mas também aos elevadores, andares e salas. Portanto, você pode abrir a sua sala e trabalhar tranquilamente, sem se preocupar com quem entrará.

Nos escritórios compartilhados, por exemplo, os escritórios privativos podem contar com o sistema de fechadura inteligente com cadastro de impressão digital. Assim, somente os colaboradores da empresa podem ter acesso ao ambiente. Isso gera uma sensação de segurança muito maior caso seja necessário dar uma passada no escritório fora do horário comercial.

Monitoramento por vídeo

Os monitores de vídeo modernos têm lentes de grande angular, tecnologia de pouca luz e recursos impressionantes de zoom. Eles também permitem que os usuários monitorem vários locais ao mesmo tempo com visualização em tela dividida e acesso a partir do smartphone ou desktop do usuário.

As imagens geralmente são armazenadas na nuvem e podem ser baixadas para uma área de trabalho sempre que necessário. Eles são simples de pesquisar por data e hora. Além disso, ficou mais barato contratar um serviço de monitoramento por vídeo, já que a oferta de empresas e fornecedores está cada vez maior.

Sensores de movimento e fumaça

É sempre uma boa ideia instalar sensores em um prédio. Aqueles de movimentação, por exemplo, identificam qualquer presença no ambiente e é possível verificar pelas câmeras se há alguém que não deveria estar circulando por ali. Pode parecer coisa de filme de ação, mas essa é uma forma de se prevenir. Assim, não há o risco de se deparar com alguém que não deveria estar circulando por ali.

Já os sensores de fumaça são capazes de identificar a presença de um início de incêndio. Sistemas inteligentes, conectados a smartphones e outros aparelhos, podem avisar aos usuários se os incêndios estão sendo controlados em áreas designadas ou se as portas de saída de emergência estão abertas ou fechadas. Eles podem indicar quais rotas são as melhores a serem tomadas no caso de necessidade de saída emergencial.

Portaria remota

Assim como em prédios residenciais, é possível implementar nos edifícios comerciais o sistema de portaria remota. É uma forma prática e segura de monitorar a entrada e saída de pessoas que circulam no local.

Normalmente instalado nos portões elétricos, elevadores, barreiras ou nas entradas das portas dos escritórios ou edifícios, um sistema de interfone com interface e controles de acesso com gravação em circuito fechado de televisão se conectará diretamente a uma sala de controle a empresa de segurança, onde são solicitadas as informações de cada visitante e verificadas visualmente todas pessoas que solicitam entrada.

Verificações de áudio e/ou visuais são usadas para verificar a identidade dos visitantes e o objetivo de sua visita antes que portas e barreiras sejam abertas remotamente. Todos os visitantes podem ser verificados em relação às listas de acesso como parte dos processos sob medida antes da abertura das portas.

Acesso limitado ao estacionamento

As câmeras de vídeo podem escanear as áreas de estacionamento e os sistemas de vídeo inteligentes aprimorados de hoje podem monitorar sinais de problemas. Os cartões de acesso e senhas/impressões digitais podem ser configurados para acessar portões de estacionamento e ajudar a limitar o tráfego em uma garagem.

Os recursos de segurança recomendados podem incluir interfones nas entradas e saídas, assim como nas paredes próximas a elevadores. Os especialistas recomendam a adição de estações de chamada de emergência, pois pode ser difícil obter sinal telefônico nos celulares por meio de uma estrutura de estacionamento de concreto.

Conclusão

Os aparatos e as invenções tecnológicas vieram para facilitar o dia a dia nos ambientes de trabalho. Os escritórios inteligentes conseguem integrar flexibilidade, eficiência, segurança, modernidade e conforto. Contudo, fazer esse investimento pode ser difícil para algumas empresas, já que são equipamentos caros e que demandam constante atenção e atualização.

Mas e se você pudesse ter acesso a escritórios inteligentes sem ter que investir dinheiro e esforço? Isso é possível por meio da utilização de escritórios compartilhados. Eles são espaços modernos, que buscam sempre manter-se atualizados e oferecer o que há de mais completo para seus frequentadores.

Então, aproveite para se cadastrar e garantir uma diária grátis em um coworking da rede Woba para você e sua equipe. Assim, vocês poderão experimentar como é a rotina flexível em um ambiente compartilhado e ainda descobrir como o escritório inteligente proporciona diversas comodidades aos profissionais.

 

Similar Posts