Construindo uma empresa remota: 8 livros essenciais para te ajudar
Índice de conteúdo
Empreender não é fácil. E para quem não está familiarizado com as novas formas de trabalho, construir uma empresa remota pode ser um desafio ainda maior. Mesmo sendo um modelo em grande crescimento, ele ainda é desconhecido para muitos.
Trabalhar remotamente e proporcionar essa nova forma de trabalho para os seus colaboradores tem muitas vantagens. Contudo, é necessário estabelecer alguns processos e saber de algumas necessidades. Por isso, separamos aqui 8 livros que podem te dar muitos insights e contribuir nessa jornada. Quer saber mais? É só continuar lendo!
Trabalhe 4 Horas Por Semana
Trabalhe 4 Hora Por Semana é um livro poderoso sobre estilo de vida e inspirador para quem quer colocar o dia a dia acima do trabalho. O que, de forma alguma, quer dizer que essas pessoas não queiram ser bem sucedidas profissionalmente. Tim Ferriss mostra meios de otimizar os processos e ganhar mais dinheiro trabalhando menos.
O objetivo do autor é mostrar ao leitor não apenas como projetar seu estilo de vida ideal, mas também como chegar lá. Ele combina ideias reveladoras e histórias interessantes com guias detalhados e listas de recursos. O resultado é um livro tão cheio de conselhos sobre a vida prática, que é muito difícil assimilar lendo apenas uma vez.
Para muitos, essa mudança radical na visão de mundo significará transformar muitos hábitos e crenças confortáveis. Mas as recompensas da experimentação e da persistência valem o esforço. Se você está construindo uma empresa remota, essa é uma leitura obrigatória.
Criatividade S.A.: Superando as Forças Invisíveis que Ficam no Caminho da Verdadeira Inspiração
Criatividade, S.A.: Superando as Forças Invisíveis que Ficam no Caminho da Verdadeira Inspiração é um livro de memórias e autoajuda escrito pelo presidente da Disney/Pixar Animation, Ed Catmull, e pela escritora de autoajuda Amy Wallace. Concentra-se em temas de gerenciamento de criatividade, promovendo uma cultura criativa no trabalho e os desafios de assumir um papel de liderança.
Além disso, combina as lembranças pessoais de Catmull de sua infância e ascensão nos estúdios Disney e Pixar com as lições aprendidas ao longo do caminho. Ele conta, também, como acredita que essas lições podem ajudar a pessoa “média” a alcançar seus objetivos criativos.
Ed Catmull é o atual presidente da Pixar Animation Studios e da Walt Disney Animation Studios, além de um cientista da computação. Este livro com certeza trará dicas preciosas para a construção criativa da sua empresa, seja ela remota ou não.
Reinvente Sua Empresa: Mude Sua Maneira de Trabalhar
Reinvente Sua Empresa: Mude Sua Maneira de Trabalhar fornece informações sobre como melhorar seus negócios, relacionamentos, produtividade e ambiente de trabalho. Rápido e fácil de ler, com muitas ideias práticas, é um livro versátil sobre negócios e empreendedorismo.
Os autores mostram que você precisa de menos do que pensa para começar um negócio. Explicam, também, por que planejar em excesso é realmente prejudicial. Além disso, você vai conferir que a produtividade não é resultado de trabalhar longas horas. Por fim, a obra conta por que contratar e buscar investidores deve ser seu último recurso absoluto.
O autor, Jason Fried, é o co-fundador do Basecamp, o primeiro aplicativo Ruby on Rails (uma linguagem de programação), originalmente criada pelo co-autor David Heinemeier Hansson. Atualmente, alguns dos sites e aplicativos mais populares do mundo são executados no Rails, como o Twitter, o GitHub e até mesmo o Shopify.
De Bom a Excelente
Jim Collins analisou, durante anos, milhares de empresas para entender o que diferencia um grande negócio de um negócio mediano. A partir dessa análise, o autor conseguiu selecionar 11 empresas que podem ser consideradas como excelentes. No livro De Bom a Excelente, ele compartilha suas descobertas e dá dicas para que a sua empresa saia do “bom” para o “excelente”.
Collins queria responder à pergunta: “Como boas empresas, ou até mesmo empresas ruins, conseguem alcançar uma grandeza duradoura?”. Depois de analisar uma grande quantidade de dados e milhares de páginas de entrevistas, o autor e sua equipe descobriram os principais determinantes da grandeza. Foram listados sete pontos, apresentados ao longo do livro.
Então, se você quer começar sua empresa remota e elevar seu status de “boa” a “excelente”, não deixe de ler este livro.
O Lado Difícil das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas
O Lado Difícil das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas é um olhar interno sobre as decisões difíceis e os tempos solitários que todos os CEOs enfrentam. Ele mostra, em seguida, o que é preciso para construir uma grande organização e se tornar um líder de renome mundial.
O livro é um ótimo recurso para alguém que quer começar uma empresa e, especialmente, quem está construindo uma. O autor ressalta que “não há atalhos para o conhecimento, especialmente o conhecimento adquirido com a experiência pessoal. Seguir a sabedoria convencional e confiar em atalhos pode ser pior do que não saber nada.”. Ou seja, a melhor coisa que se pode fazer quando você quer aprender algo, é fazê-la.
The Ultimate Guide to Remote Work*
A Zapier é uma plataforma que automatiza os processos da sua empresa por meio da conexão de diversos aplicativos (como Gmail, Dropbox e Slack, por exemplo). Fundada em 2011, ela funciona como uma empresa remota desde então. Por isso, o co-fundador Wade Foster e sua equipe decidiram reunir suas experiências e dicas em um e-book. E The Ultimate Guide to Remote Work está disponível online gratuitamente.
De acordo com o próprio site da Zapier “este livro compartilha tudo o que aprendemos sobre como administrar uma equipe remota — nossos sucessos e nossos fracassos. Começando como uma série de posts no blog Zapier, este livro é um trabalho contínuo sobre nossas experiências como uma equipe remota, com grande parte do livro escrito pelo CEO da Zapier, Wade Foster, juntamente com capítulos de membros de nossa equipe e outros funcionários remotos.”.
Se, de acordo com Ben Horowitz, devemos aprender fazendo, nada melhor do que ler os conselhos de quem já errou e acertou na construção de uma empresa remota, não é mesmo?
*Disponível apenas em inglês.
The Personal MBA: Master the Art of Business*
O objetivo do livro The Personal MBA: Master the Art of Business é destrinchar o básico de um MBA em um único livro. O autor procura fazer isso criando uma estrutura para a análise de negócios. No capítulo de abertura, ele descreve um negócio como sendo composto por cinco aspectos. São eles: Criação de Valor, Marketing (Atenção), Vendas (Transação), Entrega de Valor e Finanças. Essas cinco tarefas são realizadas por pessoas e sistemas.
Kaufman não está tentando colocar tudo o que você aprenderia em um MBA em um único livro. O ponto chave a ser entendido é que ele está fornecendo uma estrutura para entender os negócios. O segundo ponto a entender é que o Josh está promovendo a auto-educação.
Para aqueles interessados em continuar sua jornada autodidata, Josh montou os cem melhores livros de negócios para ler. Ele fornecerá uma estrutura na qual você poderá entender qualquer negócio. Se você é um autodidata, é uma leitura obrigatória.
*Disponível apenas em inglês.
Post relacionado — Futuro do trabalho: como sua empresa deve se preparar.
A Arte da Não-Conformidade
A maioria de nós não quer relaxar em uma praia para o resto da nossa vida. Queremos, sim, trabalhar em algo significativo para nós. Precisamos criar uma ideia da nossa própria “vida ideal”. Em A Arte da Não-Conformidade Chris Guillebeau lista algumas maneiras de fazê-lo de forma eficaz.
O autor irá ajudá-lo a sair de uma vida não realizada, auxiliando-o a encontrar sua vocação. E se você está começando sua empresa remota, ter um objetivo claro e um propósito estabelecido é essencial.
Alguns desses livros falam mais sobre o entendimento dos negócios. Já outros têm foco na criatividade e valorização do tempo fora do trabalho. Seja como for, todos eles possuem dicas e insights sobre empreendedorismo e novas formas de trabalho. Escolha aquele (ou aqueles) que se adequam mais ao seu momento e mergulhe nas suas páginas.
Você quer aprender mais sobre trabalho remoto? Aproveite e confira esse post em que demos 8 dicas essenciais para quem quer ter sucesso sem um escritório convencional.