Aprenda a se conectar com novos colegas em um ambiente de trabalho remoto
Conectar-se com novos colegas em um ambiente de trabalho remoto é importante para a integração das equipes, permitindo criar o senso de comunidade. Isso é feito por meio da tecnologia, mas os líderes devem conhecer e adotar boas práticas para auxiliar essas conexões. Aprenda como utilizar essa estratégia na empresa!
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Fonte: jcomp / Freepik
O trabalho remoto ou híbrido ganha cada vez mais espaço. Mas a falta do ambiente presencial pode dificultar a integração e o relacionamento entre os colaboradores. Por isso, é preciso saber se conectar com novos colegas em um ambiente de trabalho remoto.
J. Geral Suárez, professor de Prática em Pensamento e Design de Sistemas na Robert H. Smith School of Business da Universidade de Maryland, compilou dicas importantes sobre o assunto. Além disso, publicou um artigo.
No texto, ele traz várias dicas eficientes para facilitar a integração entre os funcionários. Ou seja, ele mostra um caminho a seguir. Por isso, trazemos os principais insights trazidos por ele. Confira!
Lidere fóruns de interesses especiais
Uma das barreiras surgidas com o trabalho remoto é a tendência de gerar uma ausência de trocas entre os colaboradores. Isso porque não acontecem mais os encontros pessoais nos diversos espaços da empresa.
Por exemplo, a interação naquela hora do cafezinho deixa de existir. Porém, a rotina na sua empresa não precisa ser assim. Mesmo com reuniões à distância, é possível promover interações entre o time.
Para fazer isso, Suárez traz como dica a criação de um fórum para conversas mais livres. Ele pode trazer:
- Dicas sobre hobbies e passatempos;
- Discussões sobre livros;
- Outras temáticas de interesse dos colaboradores.
A medida criará um canal para que a equipe possa trocar ideias. Na prática, existirá um espaço para que eles conversem sobre experiências, valores, crenças e outras questões.
A partir disso, os colaboradores com interesses em comum em diferentes temas passarão a interagir. O fórum funcionará como uma rede social, trazendo conforto para que a equipe desenvolva relacionamentos, gerando uma conexão mais emocional.
Inclusive, é preciso lembrar que existem pessoas que se sentem estimuladas pelas interações pessoais e o envolvimento interpessoal nos espaços de trabalho.
Sem isso, elas podem se sentir desestimuladas e insatisfeitas. Isso evidencia a importância de buscar medidas como esse tipo de fórum.
Facilite sessões de ideação
Os momentos de ideação são importantes para os processos empresariais. Especialmente, para a definição de estratégias e solução de problemas.
Assim, mesmo distantes, os colaboradores podem se reunir para esse processo criativo. O objetivo é gerar, desenvolver e comunicar as novas ideias que podem beneficiar o negócio, de maneira direta ou indireta.
Assim, outra dica de Suárez é convidar os colaboradores para sessões de brainstorming sobre questões atuais no local de trabalho. Essa é uma forma de se conectar com novos colegas em um ambiente de trabalho remoto.
Afinal, nem o líder nem os funcionários estão sozinhos diante das novidades. Além disso, todos enfrentam as possíveis dificuldades que essa nova forma de trabalho pode gerar.
Nesse cenário, é possível pensar em formas de criar relações mais envolventes e trazer ideias diferentes em reuniões com os colegas de trabalho. Assim, cada um compartilha o seu ponto de vista e complementa os insights em busca de soluções.
A partir disso, você consegue identificar iniciativas positivas para a empresa ou busca benefícios com os gestores para promover melhorias no trabalho.
Monitore sua conectividade e estabeleça rotinas online
Embora muitas dicas tratem do relacionamento e dos momentos para interagir e trocar ideias, também é importante monitorar a conectividade e estabelecer rotinas online.
Afinal, as facilidades da internet para promover contatos podem resultar em excessos de comunicação. Essas situações tendem a atrapalhar o foco no trabalho e o cumprimento das atividades.
Para lidar com esse problema, Soárez sugere que você tenha momentos de “porta fechada”, permitindo um trabalho imersivo.
Em um ambiente presencial, é comum ter a oportunidade de se isolar para não ser incomodado — e não existem motivos para que essa prática seja adotada também no trabalho remoto.
Contudo, para facilitar o alinhamento de toda a equipe, vale a pena ter limites estabelecidos bastante claros para todos. Assim, as pessoas evitam o contato durante os horários em que você estiver de “porta fechada”.
Ou, ao menos, entenderão eventual demora para receber respostas. Inclusive, uma forma de resolver essa questão é estabelecer a comunicação assíncrona.
Caso trabalhe com colegas ou tenha clientes em outros fusos horários, considere conversar para estabelecer limites. Aqui, a comunicação assíncrona também é válida.
Isso ajudará a identificar os momentos mais adequados de trocas, considerando as diferentes horas em cada localidade. Assim, os momentos de interação apresentam mais tranquilidade sem gerar interrupções ou incômodos.
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Diferencie ocupação de progresso
Considerando que muitas atividades acontecem online no trabalho remoto, é preciso ter cuidado para não confundir ocupação com progresso.
Isso acontece por causa do mundo interconectado superestimulado por feeds, alarmes e lembretes. Assim, é comum investir diversas horas em suas tarefas, sem ter um real avanço no cumprimento das atividades.
Nesse caso, mesmo trabalhando de maneira conectada e com foco em desenvolver relacionamentos, é essencial estabelecer prioridades.
Defina o que deve ser respondido primeiro e o que é urgente. Dessa forma, já sabe o que pode ser deixado para depois.
Com isso, você aprende a se conectar com novos colegas em um ambiente de trabalho remoto e mantém o foco em cada tarefa. Isso porque vai garantir que o tempo dedicado gere produtividade — e não apenas longas horas de ocupação sem avanços.
Porém, para que as medidas tenham mais eficácia, vale trabalhar para desenvolver uma verdadeira cultura remota. Desse modo, tanto a integração do time quanto a realização das atividades do negócio se tornam mais simples e alinhadas.
Uma dica bônus é oferecer espaços que permitam o encontro da equipe. O uso de workspaces no coworking passou a ganhar destaque. No entanto, a empresa pode oferecer espaços para que o time utilize, conforme as necessidades.
Nesse caso, você pode contar com o OfficePass do Woba, que garante acesso a mais de 1000 coworkings em mais de 160 cidades do Brasil.
Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar um espaço bem estruturado para os seus colaboradores interagirem e trabalharem. Ao mesmo tempo, você investe em benefícios que ajudam a promover o contato entre os membros da equipe.
Basta colocar em prática essas dicas para se conectar com novos colegas em um ambiente de trabalho remoto. Assim, você estimula essa conexão entre colaboradores da empresa e obtém vários benefícios, como o aumento da produtividade e do engajamento.
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Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.