8 principais comodidades de escritório que aumentam a produtividade dos funcionários
As comodidades de escritório têm conquistado o gosto de profissionais de todos os tipos no mercado. Elas ajudam a deixar a rotina de trabalho mais leve e, com isso, aumentam a produtividade dos times.
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As empresas da área de tecnologia, principalmente as startups e as scaleups, foram as pioneiras no que diz respeito à adoção das comodidades de escritório. Atualmente, servem de exemplo para diferentes tipos de negócios que querem aplicar estratégias para aumentar a satisfação dos colaboradores.
Entre as principais comodidades oferecidas, trouxemos, neste artigo, as que mais se destacam na qualidade de vida dos funcionários e que mais geram resultados positivos para a organização. Confira!
1. Qualidade do ar
A qualidade do ar está cada vez pior nas grandes cidades e isso fomenta a busca por locais com o mínimo de poluição possível. Nesse quesito, existem duas vertentes que fazem bastante sucesso nas empresas, como descrito abaixo.
Área de fumantes mais afastadas
Não é segredo para ninguém que o cigarro faz mal a saúde não apenas de quem fuma, como também de quem inala a fumaça de forma indireta. A reserva de espaços específicos para os fumantes tem evoluído bastante para minimizar o problema, sendo que em muitos casos ela fica localizada em um ponto bem afastado da edificação ou mesmo do lado de fora do prédio.
Uso de plantas dentro dos escritórios
As plantas fazem cada vez mais parte das decorações de escritórios. Além de purificarem o ar do ambiente, elas ajudam no controle da temperatura e umidade, e ainda dão um charme especial à parte visual. A quantidade de espécies que se adaptam bem em locais mais fechados e com pouca luz é bem grande e algumas delas podem ser colocadas próximas às janelas.
2. Iluminação
A iluminação é um fator que envolve a saúde física dos profissionais. Um lugar mal iluminado atrapalha a visão e, consequentemente a produtividade da equipe. Em alguns casos, em que a precisão é mais demandada, a falta de uma luz adequada pode até gerar erros e prejuízos ao negócio.
Outro ponto influenciado por essa questão está nas sensações causadas no corpo. A luminosidade muito baixa estimula a produção de hormônios do sono, que deixam a pessoa mais lenta e sonolenta. Diante disso, haja café para manter o time acordado!
3. Estacionamento
O estacionamento é um dos grandes problemas da urbanização e da mobilidade urbana. A população compra muitos carros por não ser bem atendida pelo sistema de transporte público e a demanda por vagas cresce a cada dia. Deixar o carro na rua nem sempre é uma boa opção, já que as vagas rotativas têm uma limitação de tempo, além de questões relacionadas à falta de segurança.
Nesses casos, duas comodidades atendem a essa necessidade. A primeira é o estacionamento no local, mesmo que pago à parte. A segunda é o bicicletário e vestiário, que permitem que o colaborador possa ir trabalhar de bicicleta, escapando do trânsito e aproveitando para praticar uma atividade física.
4. Acesso 24/7
O horário comercial deixou de ser a única opção das empresas. Cada pessoa tem um período do dia em que é mais produtiva e, ter liberdade para aproveitá-lo da melhor forma, é essencial para promover melhores resultados.
Diante disso, os locais com acesso 24/7 se destacam por permitir a flexibilidade necessária para que essa iniciativa seja eficaz. Quem trabalha melhor pela manhã pode chegar mais cedo no escritório e quem prefere a noite pode sair mais tarde. Sem falar nas situações pontuais que envolvem os finais de semana, que podem ser aproveitados de forma muito mais eficiente.
5. Vista e áreas externas
Uma característica presente em todas as grande cidades do país são as instalações internas, sem janelas ou vista para o mundo lá fora. Isso, a longo prazo, causa um grande incômodo nas pessoas e uma sensação de enclausuramento. É preciso oferecer uma experiência melhor.
Os locais que contam com janelas amplas, vistas de longa distância e terraços ou varandas levam vantagem. Ambientes assim ajudam a espairecer e alivia a tensão do dia, trazendo mais paz e descanso para a mente.
6. Acesso a salas de reunião
As reuniões fazem parte do básico da rotina de uma empresa. Elas podem ser internas, externas, pequenas ou grandes. Seja como for, é importante contar com espaços adequados para que elas sejam mais produtivas e gerem melhores resultados.
Algumas vezes, tudo que a pessoa precisa é de um lugar mais reservado para fazer uma video chamada. Em outras, ela pode precisar de uma mesa com várias cadeiras e todo um aparato tecnológico de apoio. Ambos os cenários precisam ser considerados entre as comodidades de escritório que serão adotadas nas salas de reunião.
7. Espaços que estimulam a criatividade
A inovação é a chave para manter a empresa competitiva no mercado, e uma de suas bases mais importantes é a criatividade. A forma como os ambientes são pensados pode exercer um impacto bastante positivo em relação a isso, fomentando novas ideias e possibilitando a exploração de novos cenários.
Espaços com lousas, decoração mais colorida e diversificada, bem como elementos estimulantes, como jogos, permitem que a mente adote uma posição mais aberta e receptiva para o novo. Discussões com colegas em locais como esses rendem ótimos insights para produtos e serviços para os clientes.
8. Vida saudável
A busca por uma vida mais saudável está cada vez mais em alta na sociedade como um todo. Na vida profissional, não seria diferente. Afinal, uma pessoa não consegue manter a saúde em dia se a rotina no local de trabalho não for a mesma que fora dele.
As principais ações que as empresas adotam nesse sentido são:
- ter uma cozinha equipada para que as pessoas possam trazer as refeições de casa;
- oferecer frutas e alimentos menos industrializados nos lanches;
- incentivar a prática de exercícios por meio de benefícios como desconto em academias, bicicletário e vestiário.
As comodidades de escritórios são inúmeras e cada organização deve analisar quais delas fazem mais sentido em seu caso. Para isso, faça uma pesquisa junto aos colaboradores e garanta um alinhamento entre o que eles buscam e o que a empresa consegue oferecer. Esse diálogo pode ser o ponto de partida para uma nova fase do seu negócio.
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Natália Fernandes é analista de conteúdo e co-fundadora da Começando na Web.