Como parar de procrastinar no trabalho remoto? Veja 5 dias e ideias práticas!
O trabalho remoto traz diversas vantagens, mas também pode ser desafiador. Uma das principais dificuldades é saber como parar de procrastinar fora do ambiente da empresa. Então, confira 5 dicas que vão ajudar nessa tarefa!
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Nos últimos anos, o trabalho remoto passou a ganhar mais destaque entre profissionais e empresas. Afinal, ele traz praticidade para a rotina, consegue otimizar os custos e trazer diversos benefícios, especialmente quando aliado à flexibilidade.
Contudo, os profissionais também enfrentam desafios. Trabalhar fora do ambiente empresarial é uma novidade para muitas pessoas e isso pode gerar dificuldades para manter a rotina e o foco nas atividades. Nesse cenário, a principal dúvida que surge é: como parar de procrastinar?
Isso é fundamental para manter resultados satisfatórios e a boa notícia é que existem dicas que podem ajudar. A seguir, entenda mais sobre a tendência do trabalho remoto e 5 práticas para parar de procrastinar!
A importância da adaptação ao trabalho remoto
O trabalho remoto ganhou mais popularidade após 2017, quando a Reforma Trabalhista trouxe regulamentações para a modalidade. Porém, esse movimento foi potencializado pela pandemia da Covid-19 e a tendência é que esse modelo se expanda cada vez mais.
Uma pesquisa da IBM trouxe dados relevantes. Foram entrevistados 25 mil profissionais, sendo que 54% responderam que preferem continuar trabalhando de casa de forma permanente. Além disso, 75% gostariam de ter a opção de trabalhar uma parte da jornada de maneira remota.
Assim, para acompanhar as tendências do mercado de trabalho e possibilitar o aproveitamento dos benefícios desse modelo de contrato, a adaptação se torna essencial. Nesse sentido, estar em ambientes diferentes ou ter acesso a mais flexibilidade nas atividades pode gerar a dificuldade na manutenção da rotina.
Muitas vezes, o profissional se vê realizando atividades que não têm relação com o trabalho e não são urgentes. Porém, isso pode gerar quedas na produtividade e prejudicar a qualidade das entregas. Dessa forma, a procrastinação se torna uma das principais barreiras para o sucesso no trabalho remoto.
5 dicas sobre como parar de procrastinar no trabalho remoto
O trabalho remoto tem como vantagem permitir a realização das tarefas em qualquer lugar. Não é preciso se limitar ao home office, realizando as atividades sempre em casa. Na verdade, é possível aproveitar o anywhere office, trabalhando em diferentes lugares, como coworkings, cafés, bibliotecas etc.
Inclusive, isso pode trazer mais benefícios e ainda combate o sentimento de solidão que pode surgir nesse modelo de trabalho. Porém, em todos os casos, é importante saber como manter o foco nas suas funções, não é mesmo? A seguir, veja 5 dicas que vão ajudar a superar o desafio da procrastinação!
1. Tenha uma rotina estabelecida
A primeira dica pode parecer óbvia, mas muitas vezes não é seguida quando se trata de home office ou anywhere office. Porém, é importante ter uma rotina estabelecida. Ainda que você não precise cumprir horários na empresa ou se deslocar até o local de trabalho, vale a pena se programar para o trabalho.
Organize os seus horários, definindo o tempo que será dedicado às suas funções, com horário para acordar, iniciar o trabalho, descansar, retomar as atividades e encerrar a jornada. Essa rotina ajudará a condicionar o cérebro aos momentos de dedicação e a combater a procrastinação com uma gestão do tempo mais eficiente.
2. Organize a agenda e liste tarefas
Complementando a dica anterior, você pode manter uma agenda organizada com cada tarefa que deve ser realizada diariamente. Também é interessante estabelecer prioridades, para saber qual atividade deve ser realizada primeiro e como manejar as pendências diante dos imprevistos que podem surgir no trabalho.
Depois, marque as tarefas concluídas e remaneje aquelas que ficaram para trás. Ao perceber as atividades fluindo, é comum sentir-se mais motivado, o que colabora com o foco e a produtividade no trabalho. Ao mesmo tempo, essa organização constante evita esquecimentos, atrasos e outros problemas que podem surgir diante da procrastinação.
3. Entenda o que você faz quando procrastina
Você já ouviu falar no “Dark Playground”? Quando se trata de procrastinação, esse “parque obscuro” é o local onde a pessoa realiza atividades de lazer, quando elas não deveriam acontecer. No entanto, é comum que esse momento de diversão, na verdade, seja carregado com culpa e ansiedade.
Afinal, esse não é o momento para esse tipo de atividade, não é? O termo foi abordado por Tim Urban em um TED, demonstrando o quanto esse tipo de lazer, no fim, se torna prejudicial e pouco satisfatório. Por isso, uma dica importante é entender o que é o seu “Dark Playground”.
Você procrastina nas redes sociais? Fazendo tarefas não relacionadas ao trabalho? Conversando com conhecidos? Entender quais são essas atitudes é um passo importante para evitá-las. Dessa maneira, você pode identificar formas de melhorar o foco no trabalho para cumprir todas as tarefas e, depois, aproveitar os tempos de lazer com maior tranquilidade.
4. Divida grandes tarefas em atividades mais simples
Muitas vezes, surgem tarefas longas ou complicadas que podem gerar certo desânimo. Nesse cenário, é comum que qualquer distração consiga tirar você do trabalho, colaborando com a procrastinação. Para evitar esse problema, uma dica é dividir metas complexas em pequenos passos. Entenda tudo o que deve ser realizado e tente identificar diferentes etapas.
Isso permite visualizar melhor como é possível concluir o que foi exigido e encontrar os caminhos mais adequados. Além disso, a medida traz uma percepção diferente para o cérebro a respeito da tarefa, que pode ajudar a superar aquela vontade de deixar para depois devido à dificuldade.
Além disso, após dar o primeiro passo, é mais fácil seguir com foco até concluir a tarefa. Afinal, ao identificar a conclusão das pequenas etapas, a possibilidade de realizar todo o planejado se torna mais real. Portanto, essa técnica pode ser uma ótima aliada para superar as funções mais desafiadoras do trabalho.
5. Planeje intervalos na rotina
Ao pensar em como parar de procrastinar e manter a produtividade no trabalho remoto, muitos associam isso à dedicação constante e por longas horas. Porém, é importante ter intervalos, especialmente para lidar melhor com as distrações e conseguir combater a procrastinação com maior eficiência.
Uma das vantagens do anywhere office é a possibilidade de ter maior flexibilidade na rotina. Então, aproveite isso para inserir algumas pausas após determinados períodos de dedicação. Elas poderão ser usadas para se desligar um pouco do trabalho e se distrair, comer alguma coisa ou conversar com alguém, por exemplo.
Sabendo que você terá essas pausas, fica mais fácil condicionar o cérebro a manter o foco e se dedicar às tarefas programadas. Funciona como um sistema de recompensas, sabe? Ademais, essas pausas permitem que o cérebro descanse, além de servir como estímulo para que ele consiga manter um bom desempenho ao retomar o trabalho.
Pronto! Conhecendo essas 5 ideias sobre como parar de procrastinar no trabalho, é possível otimizar os resultados obtidos no trabalho remoto. Dessa maneira, é possível manter uma rotina organizada, evitar a sobrecarga e garantir entregas alinhadas à qualidade esperada em suas funções.
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Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.