7 benefícios da ciência de dados para a sua empresa
Conhecer os benefícios da ciência de dados para a sua empresa ajudará a entender como e por que aplicar a estratégia em seu negócio. Aprenda 7 benefícios que ela proporciona!
Índice de conteúdo
A ciência de dados, ou Data Science, é uma área que une programação, estatística e matemática para analisar os dados e transformá-los em informações valiosas. Para tanto, ela pode recorrer a diferentes soluções e tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA) e o machine learning (aprendizado de máquina).
Diante do grande volume de dados gerados todos os dias pelas empresas, essa ciência traz soluções que permitem uma atuação mais estratégica na gestão. Contudo, a área ainda é pouco explorada por diversas companhias, o que pode levar a perda de oportunidades importantes.
Pensando nisso, trouxemos este conteúdo com 7 benefícios da ciência de dados para a sua empresa. Continue lendo e entenda por que vale a pena adotá-la em seu negócio!
1. Traz maior previsibilidade para o negócio
A primeira vantagem que merece destaque é a maior previsibilidade para o negócio. Isso porque os dados analisados podem trazer informações relevantes sobre o comportamento do mercado em diferentes cenários.
Ainda, eles permitem visualizar questões como volume de vendas, resultados por produtos e outros fatores que afetam os resultados obtidos. A partir disso, a empresa consegue se antecipar em relação a diferentes cenários, tanto em crises quanto em oportunidades.
Por exemplo, ao avaliar questões sobre o faturamento e vendas em determinada época, é possível identificar possíveis quedas nos ganhos e se planejar para evitar dificuldades financeiras, por exemplo. O mesmo vale para questões relacionadas a estoque, atendimento, entre outros.
2. Viabiliza a análise de dados complexos
Ao considerar a análise de informações de mercado para definir estratégias, é comum se deparar com diferentes níveis e padrões de dados. Inclusive, é preciso lembrar que uma das tendências do mercado é exatamente o Big Data, ou megadados, que tem ligação com o alto volume de informações produzidas todos os dias.
Contudo, podem surgir dificuldades para se fazer uma avaliação otimizada e acertada ao utilizar apenas ferramentas tradicionais. Afinal, elas não têm capacidade para extrair e tratar o grande volume de dados, especialmente quando há maior complexidade no registro.
Nesse cenário, um dos benefícios da ciência de dados para a sua empresa é a possibilidade de analisar e interpretar dados complexos. Logo, será possível cruzar informações de diferentes origens (física ou virtual) e formatos, ampliando as possibilidades do negócio.
3. Melhora a segurança dos dados
Entre os benefícios da ciência de dados para a sua empresa, está a própria segurança das informações. Com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a maior preocupação dos titulares a respeito dos registros existentes, esse é um fator essencial para as empresas.
Isso porque vazamentos, violações de privacidade e fraudes prejudicam a imagem do negócio, afetam os titulares dos dados e podem gerar penalidades diversas. Nesse sentido, o cientista de dados não atua apenas na coleta, organização e análise de dados. Ele também desenvolve sistemas e medidas de prevenção de fraudes.
Na prática, as avaliações realizadas nas informações também ajudam a identificar pontos críticos e brechas de segurança. A partir disso, surgem oportunidades de implementar melhorias, criando um sistema cada vez mais robusto para a proteção de dados em poder da empresa.
4. Favorece o planejamento estratégico
Também é importante destacar a melhora no planejamento estratégico como vantagem da ciência de dados. As informações valiosas coletadas a partir das análises podem auxiliar diferentes setores da empresa em seu desenvolvimento, especialmente quando se trata das áreas de marketing e vendas, que lidam diretamente com o público.
O motivo é que o sucesso de um negócio depende da oferta de soluções adequadas, produtos ou serviços alinhados aos consumidores e ter uma comunicação que atinja o público correto. Tudo isso depende do direcionamento dos projetos e das campanhas que tendem a ser desenvolvidos e melhorados continuamente a partir de dados coletados pelo negócio.
Portanto, a ciência de dados surge com uma solução adicional, que visa ampliar as possibilidades devido à maior capacidade de análise e organização das informações.
5. Otimiza a tomada de decisão
Diante dos pontos que já foram citados sobre os benefícios da ciência de dados para a sua empresa, é possível perceber mais uma vantagem: a melhora na tomada de decisão. Quando os gestores têm acesso a informações robustas e bem fundamentadas, o processo de escolha sobre os próximos passos se torna muito mais acertado.
A visualização de dados em tempo real e com maior automação ajuda os gestores a ter mais agilidade na hora de fazer o planejamento, implementar estratégias ou alterar os planos. Essas questões colaboram com um processo de decisão mais eficaz que auxilia o sucesso do negócio.
6. Reduz os riscos do negócio
Se a empresa tem maior segurança nos dados e conta com pontos de melhoria em seus processos, é possível visualizar uma redução de riscos. Vale lembrar que os resultados das análises permitem enxergar uma diversidade de cenários, o que possibilita uma atuação preventiva e a definição de estratégias alternativas para o caso de uma ação não trazer o desempenho esperado.
Diante de problemas, as análises realizadas permitem decisões mais fundamentadas e ágeis para evitar ou, ao menos, minimizar os impactos negativos. Esse modelo de gestão consegue trazer maior solidez e segurança para a atuação da empresa.
7. Melhora o desempenho da empresa
Como você viu, as inovações do mercado, como a ciência de dados, trazem diversos benefícios para as empresas. Com maior otimização de processos, melhora no planejamento estratégico e decisões mais eficazes, por exemplo, é possível ter um desempenho mais positivo.
Essa ferramenta também tem diversas aplicações, que não se limitam aos exemplos já citados. Também é possível usar os dados para identificar público-alvo, gargalos em processos ou tendências do mercado. Ela ainda pode colaborar com os processos seletivos, melhorias na gestão de pessoas e outras funções. Ou seja, há um potencial ilimitado para a ferramenta.
Diante de tantos benefícios da ciência de dados para a sua empresa, fica mais fácil perceber a relevância de implementar essa estratégia. Dessa forma, é possível ter uma gestão otimizada, melhorando o desempenho dos diferentes setores do negócio e os resultados obtidos.
Com o crescimento das soluções tecnológicas, a empresa precisa aprofundar os conhecimentos sobre o tema, certo? Descubra o que sua empresa precisa saber sobre ética da nova tecnologia para não ter problemas!
Texto escrito por Redação Woba. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer.