Por que trabalhar o autoconhecimento é essencial (e o que você ganha com isso)?
O autoconhecimento ou conhecimento de si mesmo é a investigação que uma pessoa tem dela própria. O conceito envolve a utilização da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem. Confira como ele é essencial para lidarmos melhor com nossas questões pessoais e profissionais!
Índice de conteúdo
A complexidade do mundo em que vivemos fez com que trabalhar o autoconhecimento se tornasse necessário para lidarmos melhor com nossas questões pessoais e profissionais!
“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz”.
Essa frase de Allan Kardec reflete o quão importante é trabalhar o autoconhecimento para o ser humano.
Há muito tempo, este assunto protagoniza discussões no mundo corporativo. Porém, por conta do cenário pandêmico que estamos vivenciando há mais de dois anos, ele ganhou ainda mais relevância.
A seguir, mostramos a importância de trabalhar o autoconhecimento para ter mais sucesso na vida pessoal e profissional. Também falaremos sobre o papel do líder empresarial em meio a isso tudo!
O que é o autoconhecimento?
O autoconhecimento, como o próprio nome sugere, é o conhecimento que uma pessoa tem sobre ela mesma.
Trata-se de uma investigação individual que procura identificar quais são os gostos, as características, os sentimentos vivenciados, os padrões de comportamento etc.
O objetivo dessa investigação é fazer com que as pessoas conheçam os seus pontos fortes e fracos. Assim, elas podem potencializar as forças e amenizar as fraquezas de forma estratégica.
Uma das principais formas de trabalhar o autoconhecimento é por meio de psicoterapia com o acompanhamento de um psicólogo. Porém, nada impede que você faça exercícios sozinho para refletir e se conhecer melhor.
3 motivos para trabalhar o autoconhecimento
Agora que você já conhece o conceito, chegou o momento de entender os motivos que tem para trabalhar o autoconhecimento. Listamos alguns dos principais. Veja!
1. Você terá mais facilidade para direcionar a sua carreira
Ao trabalhar o autoconhecimento, as pessoas têm mais facilidade para direcionar suas carreiras. Isso porque elas compreendem melhor as suas habilidades e os seus interesses, podendo utilizar esse recurso como uma estratégia para alcançar o sucesso profissional.
Após terminar o curso de graduação, por exemplo, o profissional pode ficar em dúvida entre fazer uma pós-graduação lato sensu e se especializar em determinada área ou partir para um mestrado e tentar a carreira acadêmica.
Os profissionais também podem ficar pensativos sobre a possibilidade de ingressar numa empresa e iniciar uma jornada na organização ou empreender e tocar o seu próprio negócio. Atuar como freelancer também é uma alternativa.
Enfim, são muitas as possibilidades que as pessoas têm para trilhar as suas carreiras. Quando se conhece a si mesmo, fica mais fácil identificar as melhores oportunidades, candidatar-se para as vagas mais interessantes e assumir as rédeas da própria vida profissional.
2. Você conhecerá as suas forças e fraquezas
Todos os seres humanos têm forças e fraquezas, e conhecê-las é um fator determinante para se ter mais sucesso nos campos profissional e pessoal.
Uma pessoa que tem aptidão para matemática, por exemplo, certamente terá mais sucesso ao seguir uma carreira em que possa utilizar essa habilidade para realizar cálculos. Áreas como a Engenharia e a Contabilidade, sem dúvida, são boas opções para esse indivíduo.
Porém, pode ser que, no decorrer da carreira, essa pessoa também precise escrever um relatório, elaborar um documento, entre outras atividades que envolvem os conhecimentos e técnicas de redação.
Se esse profissional não se der tão bem com as letras como se dá com os números, é uma boa prática buscar algum curso de redação e de gramática para amenizar essa fraqueza.
Com o autoconhecimento, é possível que possamos explorar melhor os nossos talentos, bem como aperfeiçoar as habilidades que ainda não temos.
3. Você terá uma saúde mental mais equilibrada
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência da doença ou enfermidade”.
Ou seja, para sermos considerados pessoas saudáveis, não basta não sermos diagnosticados com nenhuma doença, é preciso que tenhamos bem-estar social e mental, sendo o autoconhecimento um dos grandes responsáveis para que isso ocorra.
Quando conhecemos as nossas emoções e os nossos sentimentos, fica mais fácil administrá-los. Isso nos leva ao que chamamos de inteligência emocional, que traz mais tranquilidade e segurança ao indivíduo.
Ter inteligência emocional não quer dizer que você nunca ficará triste ou chateado, por exemplo. Pelo contrário, isso pode e deve acontecer! A diferença é que você saberá lidar melhor com as situações difíceis, sem que isso desencadeie uma depressão ou crise de ansiedade.
O papel dos líderes na promoção do autoconhecimento nas empresas
Os eventos recentes que o mundo está atravessando, como a pandemia e a crise econômica, têm feito com que muitas pessoas tenham a saúde mental afetada.
Em meio a esse cenário, ter autoconhecimento nunca foi tão importante, e um verdadeiro líder precisa entender sobre isso para administrar melhor as suas equipes.
Mais do que nunca, o líder não pode ter um comportamento robotizado e pensar apenas em resultados e cumprimento de metas. É preciso ter uma abordagem mais humanizada, compreendendo o colaborador como um todo e não apenas como uma peça na engrenagem ou uma máquina da empresa.
O líder deve ajudar os seus colaboradores a trabalharem o autoconhecimento, por meio de feedbacks construtivos, incentivos à proatividade, apontamento de práticas que precisam ser melhoradas etc.
Isso pode ser feito de forma individual, com orientações específicas para cada colaborador, ou coletiva.
No caso das orientações coletivas, o líder pode propor o desenvolvimento de um curso ou workshop na empresa para que todo o seu time melhore em algum ponto no qual a maioria seja deficiência, por exemplo.
Trabalhar o autoconhecimento nunca foi tão importante! Por isso, essa prática precisa ser incentivada na sua empresa, e é papel dos líderes e gestores orientar e proporcionar momentos para que os colaboradores tenham a oportunidade de se conhecerem a si mesmos.
Esse é um dos papéis que um líder precisa ter nos dias de hoje. Conheça outros em nosso artigo que explica o que é liderança e como esse conceito pode ser aplicado com eficiência na sua empresa.
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