Como é um ambiente de trabalho que funciona para os colaboradores?

Um ambiente de trabalho que funciona para os colaboradores é aquele em que os negócios são mais humanos e com foco na empatia. O formato híbrido tem se destacado nesse sentido!

Para empresas de todos os segmentos, a busca por um ambiente de trabalho que funciona para os colaboradores é algo que deve ser sempre considerado. Afinal, por mais tecnológica que uma organização seja, nada funciona sem os agentes humanos que trabalham para fazer o negócio acontecer.

Nesse sentido, é importante que os gestores e os líderes das organizações estejam sempre de olho nas movimentações de mercado e também naquilo que acontece pelo mundo e afeta a organização.

Se você já estudou sobre planejamento estratégico, é bem provável que já tenha ouvido falar que uma empresa não deve se ater apenas aos fatores do seu ambiente interno para desenvolver ações. 

Também é preciso compreender sobre fatores políticos, sociais, ambientais e de outras vertentes, que porventura respinguem de alguma forma na empresa. 

É a junção dessa compreensão com a empatia que torna possível proporcionar um ambiente de trabalho que funciona para os colaboradores. 

Essa, pelo menos, é a opinião de Zig Serafin, CEO da Qualtrics. Continue lendo e saiba mais!

For Qualtrics CEO Zig Serafin, Listening To Employees Is Essential Business | The Software Report

Tornando os negócios mais humanos: o case da Qualtrics

Zig Serafin, CEO da Qualtrics, uma empresa americana líder em gestão de experiência, adotou na organização uma espécie de lema: “Making business more human”.

Traduzida para a língua portuguesa, a expressão significa algo como “Tornando os negócios mais humanos”.

Em um vídeo publicado no site da Qualtrics, Serafin discute como as empresas devem ganhar com as experiências, aprofundando os relacionamentos com clientes e colaboradores.

O empresário acredita no poder da empatia em profunda escala para tornar os negócios mais humanos e criar um ambiente de trabalho que funcione para os colaboradores.

Em meio à pandemia da Covid-19, na época em que era preciso manter o isolamento social, a companhia fez uma pesquisa com os seus colaboradores. A ideia era reunir subsídios para planejar um retorno mais empático no retorno às atividades, após a crise sanitária.

Entre os resultados que a pesquisa alcançou, destacam-se os seguintes:

  • 77% dos colaboradores da Qualtrics disseram que a flexibilidade no trabalho é importante;
  • Apenas 5% dos colaboradores não desejam retornar ao escritório físico. A maior parte acredita que é importante ir até a sede da empresa em alguns dias da semana e ter liberdade para trabalhar onde quiser nas demais ocasiões;
  • 47% disseram sentir falta das interações humanas e conversas de corredor durante o período de isolamento social;
  • 80% das colaboradoras mulheres disseram ser mais produtivas trabalhando remotamente; e
  • 90% das líderes e gestoras seniores de alto desempenho disseram que eram mais produtivas trabalhando em casa do que no escritório.

Ao aplicar essa pesquisa, é interessante destacar que a Qualtrics buscou conhecer alguns pontos específicos em relação ao trabalho das mulheres. Isso porque a empresa busca a equidade de gênero e quer formar mais líderes femininas. 

Com base nesse levantamento, a Qualtrics elaborou uma nova política, com foco no trabalho híbrido.

Ao ouvir a realidade dos colaboradores, percebeu-se a importância de proporcionar rotinas mais flexíveis. Somente assim eles alcançariam o work-life balance, ou seja, o equilíbrio entre o pessoal e o profissional.

Agora, os funcionários da Qualtrics trabalham três dias por semana no escritório da empresa e os outros dois em home office, em coworkings ou no lugar em que preferirem.

4 dicas para criar um ambiente de trabalho que funciona para os colaboradores

Com base no exemplo da Qualtrics, podemos tirar algumas lições importantes para os negócios.

Analisando o case da empresa americana e o depoimento de Zig Serafin, elaboramos algumas dicas. Confira!

trabalho híbrido
Campaign Creators / Unsplash

1. Desenvolva a empatia pelos colaboradores

A empresa precisa ter empatia pelos colaboradores, ou seja, compreender a realidade das pessoas que compõem os seus times.

É interessante lembrar que não existe uma “receita de bolo” para agradar os funcionários de uma organização. 

Cada empresa tem uma cultura, uma realidade, um perfil de funcionários etc. 

Por isso, as pesquisas exploratórias são a melhor maneira de conhecer os colaboradores de uma organização e planejar estratégias de endomarketing mais empáticas.

2. Pesquise sobre a reputação da sua empresa

Ouvir os seus funcionários de maneira formal é necessário e importante, mas também é interessante fazer uma espécie de coleta de dados “extraoficial”.

Isso não quer dizer que será necessário monitorar os colaboradores e vasculhar tudo o que eles postam nas redes sociais, por exemplo.

No entanto, vale a pena desenvolver uma pesquisa de campo para conhecer a reputação da sua empresa perante os funcionários e o público externo.

Uma boa forma de reconhecer a reputação da sua empresa é fazendo um estudo netnográfico, por meio da análise de conteúdos coletados na internet.

Robert Kozinets, pesquisador e autor de livros classifica a netnografia como “uma forma especializada de etnografia que utiliza comunicações mediadas por computador como fonte de dados para chegar à compreensão e à representação etnográfica de um fenômeno cultural na Internet”.

Há vários programas e instrumentos que podem ajudar a realizar esse tipo de estudo. Contratar uma empresa especializada também é uma alternativa.

3. Aprenda com as experiências

Como comentamos no início deste artigo, as empresas precisam ficar atentas aos cenários em que estão inseridas.

A recente pandemia, por exemplo, nos ensinou muita coisa sobre o futuro do trabalho. Durante o período de isolamento, as empresas tiveram que se reinventar e aprender a usar ferramentas tecnológicas e de computação em nuvem para seguir operando.

Experiências como essas devem servir como aprendizado e para o amadurecimento dos negócios. 

Uma vez que um recurso tecnológico foi implementado e começou a ser usado pelos funcionários, não se pode voltar atrás e fazer as atividades de modo manual novamente, por exemplo.

4. Conheça a cultura do anywhere office

A cultura do anywhere office, ou seja, do trabalho realizado em qualquer lugar, é a principal tendência do futuro do trabalho.

O formato de trabalho híbrido ganha cada vez mais adeptos e permite que os funcionários tenham mais autonomia nas rotinas. Sem dúvida, esse sistema de organização agrada a maioria dos colaboradores.

Se você seguir essas dicas e se inspirar em cases como o que trouxemos aqui, com certeza terá sucesso ao criar um ambiente de trabalho que funciona para os colaboradores.

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Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. 

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