Certificado Escritório Mais Seguro: como solicitar para o seu espaço de trabalho

Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o surto do novo coronavírus, causador da COVID-19. Rapidamente, a doença se espalhou em todo mundo e se tornou uma pandemia. 

Mesmo com medidas rígidas para conter a transmissão, não há previsão de quando o vírus será erradicado ou quando teremos uma vacina eficiente. Isso fez com que milhões de pessoas mudassem suas vidas radicalmente.

Na área econômica, é importante que as empresas se unam a instituições e profissionais de saúde para entender as particularidades de cada atividade, a fim de reduzir os riscos de transmissão do coronavírus.

Por esse motivo, o Woba (a maior plataforma de escritórios flexíveis do país), se uniu à Sercon (uma empresa referência em Saúde e Segurança no Trabalho) para criar a certificação do Escritório Mais Seguro.

Neste texto ensinaremos como solicitar o certificado para o seu espaço de trabalho.

O que é o certificado Escritório Mais Seguro

certificado escritório mais seguro

O Certificado Escritório Mais Seguro é uma validação do Woba e da Sercon para a volta aos espaços de trabalho de forma consciente.

O material tem o objetivo de acompanhar a jornada dos profissionais dentro dos escritórios e mapear os possíveis pontos de riscos de contaminação.

Vale lembrar que as recomendações não são um incentivo para as pessoas deixarem de seguir as orientações médicas e as regras de quarentena estabelecidas em cada cidade ou estado.

Em outras palavras, o objetivo não é estimular que empresas e colaboradores desrespeitem as orientações dos órgãos de saúde. A intenção é fazer um esforço educativo para que o retorno ao escritório seja gradual e responsável, com condições de trabalho mais seguras.

Metodologia do Certificado Escritório Mais Seguro 

Em parceria com a Sercon, o Woba realizou um criterioso trabalho em relação às jornadas de trabalho de vários clientes, em diferentes escritórios, a fim de entender os principais pontos de riscos de contaminação. 

Para cada ponto, os riscos foram classificados, a fim de diminuir a chance de transmissão do novo coronavírus. A partir dessa perspectiva, foram consideradas as seguintes variáveis: 

  1. Tempo de contato com um local ou objeto;
  2. Se o local ou objeto é de uso compartilhado ou individual;
  3. Tempo de vida do novo coronavírus de acordo com a superfície;
  4. Probabilidade do local ou objeto estar contaminado. 

Uma equação entre os quatro fatores resultam no risco do local ou objeto que serão estudados ao longo do documento. 

Além disso, os riscos estão agrupados de acordo com os cômodos dos escritórios para facilitar a execução das ações pela administração e pela limpeza dos espaços, assim como a visualização dos frequentadores desses escritórios.

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Como solicitar o certificado Escritório Mais Seguro

A princípio, o certificado Escritório Mais Seguro será testado nos espaços flexíveis parceiros do Woba. A ideia é que, assim que o retorno for permitido, nossos parceiros se certifiquem e efetivem a volta ao escritório. Em seguida, nosso objetivo é estender para outros locais de trabalho. 

Para saber todos detalhes, acesse nossa página do Guia Escritório Mais Seguro. Nela, você terá todas informações relacionadas ao projeto. Qualquer dúvida, você pode escrever para certificado@beerorcoffee.com

Por fim, vale lembrar que essa certificação não tem fins lucrativos e segue as orientações de diversas autoridades de saúde, como a OMS. “A finalidade é contribuir com um conteúdo informativo e educativo para que o retorno ao escritório, assim que permitido, seja gradual e responsável, com condições de trabalho mais seguras a todos”, diz um trecho da página.

 

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