Reduza o turnover da sua equipe incentivando a criatividade!
Você já ouviu falar no termo turnover? A expressão pode não estar soando familiar, mas certamente você já presenciou ou viveu esta situação. Trata-se da alta rotatividade de funcionários em uma empresa. Ou seja, um empregado é contratado e outro desligado com uma frequência considerável. Este cenário, sem dúvidas, é prejudicial à empresa, à equipe, e até mesmo ao mercado.
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Vamos falar mais sobre isso?
Causas da alta rotatividade na empresa
Vários fatores podem levar ao turnover, e tais fatores podem ser ocasionados pela postura da empresa, pelo mercado e até mesmo pela equipe. Segundo o SEBRAE, vários motivos contribuem para aumentar essa situação dentro das empresas, como:
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- Insatisfação com o trabalho.
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- Problemas na gestão de pessoas.
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- Clima organizacional ruim.
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- Mercado de trabalho aquecido.
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- Inadequação ao perfil da vaga.
- Pouca experiência.
É importante ressaltar que o turnover não é uma causa em si. Mas sim o efeito de algumas variáveis externas e internas. Portanto, como já foi levantado, possui diversas causas distintas que podem impactá-las de maneiras diferentes.
Diante desta situação, as empresas devem avaliar os casos são controláveis, semi-incontroláveis ou incontroláveis. Já explicamos melhor. Os casos controláveis, bem como o nome sugere, está nas mãos da empresa reverter a situação.
Ex.: melhorias na remuneração; oferecer treinamentos; rever planejamentos e controles inadequados; olhar para dentro da equipe que não recebem oportunidades; analisar e propor soluções para os problemas de relacionamento interno; etc.
Já nos casos semi-incontroláveis, a mudança de cenário está mais nas mãos do colaborador. Ou seja, tem mais a ver com a postura e perfil dos empregados em geral.
Ex.: baixo rendimento do colaborador; temperamento difícil, maus hábitos e insatisfação pessoais e profissionais. Nestes casos, a empresa tem a oportunidade de conversar, entender o cenário, oferecer melhorias. Mas ainda assim, dependerá muito do interesse dos próprios colaboradores em mudar e contribuir para essas melhorias.
Nos casos incontroláveis, está muito ligado às questões externas. Oferta e demanda de profissionais no mercado e oportunidades de emprego em geral; cenário socioeconômico, casos em que há oportunidades de emprego disponíveis, ou seja, mercado aquecido. Aqui, há muito pouco que as empresas possam fazer, é uma questão de se adequar aos novos cenários mercadológicos.
Impactos dentro da empresa
Como bem sabemos, uma equipe alinhada, em sintonia, trabalhando em conjunto é parte considerável para o sucesso de um negócio. Logo, não há dúvidas que turnover não é bom para nenhuma empresa.
Objetivamente falando, há alguns impactos que este cenário pode gerar. O aumento dos custos de recrutamento e treinamento de novo empregado, são alguns deles. Assim como os decorrentes da rescisão contratual (pagamento de direitos trabalhistas, por exemplo). Isto atinge diretamente o financeiro da empresa, que precisa se reajustar constantemente.
Outro impacto que podemos citar é o da perda de produtividade da equipe. Com a saída constante de profissionais, a equipe fica mais enxuta e a interferência do desligamento acaba por gerar o acúmulo de funções. Entre outros problemas internos.
A longo prazo, o turnover pode gerar outros impactos, como: degradação na imagem da empresa, público interno desmotivado. Queda na qualidade de produtos ou serviços. Serviços realizados por colaboradores despreparados, inexperientes ou em fase de ambientação.
Como solucionar ou evitar o turnover?
Várias tomadas de decisão pode contribuir para que não se chegue ao caos. Ou em casos onde a empresa já está vivendo os problemas com a alta rotatividade, a mudança de postura vem prevenir novas crises. Em ambas situações o planejamento é indispensável.
Planejar olhando para dentro da equipe, entendendo as necessidades individuais e coletivas, percebendo se as contratações condizem com as expectativas da empresa e o contrário também.
Em alguns passos simples:
1. Ofereça desenvolvimento profissional;
Já falamos dos treinamentos, do incentivo a qualificação profissional, da capacitação dos colaboradores, que levarão os novos conhecimentos para dentro da empresa.
2. Mostre como todos são importante
Mas, mais que mostrar a importância de cada um, é fazê-lo com sinceridade e nos momentos oportunos. Reconhecer a evolução profissional é motivador. Tanto para quem está sendo reconhecido. Quanto para a empresa que é diretamente beneficiada pela habilidade profissional em questão.
3. Seja flexível
A mobilidade urbana não tem colaborado muito com as empresas. Já pensou em home office? Ou melhor, alocar seus colaboradores em coworkings? Eles podem aprender muito mais com o mercado e ainda estar mais próximo de casa. Saiba mais, aqui!
4. incentive hábitos legais/saudáveis
Não adianta cobrar tanto dos profissionais sem oferecer exemplo, estímulo. Proponha hábitos saudáveis, ajude seus profissionais a executá-los. Seja na alimentação, no desenvolvimento de trabalhos em conjunto, etc.
5. promova um ambiente leve
Já vimos aqui que o turnover pode ser ocasionado justamente por falta de um ambiente de trabalho que estimula. Mais uma vez reforçamos o valor dos coworkings para motivar e alavancar ideias, projetos e profissionais.
Anotou essas dicas?
Então, não perca mais tempo.
É hora de praticá-las, colocá-las para acontecer!
Até a próxima! 🙂