Descubra quais são as principais burocracias para alugar um imóvel para sua empresa

alugar um imóvel

Ao decidir alugar um imóvel para sua empresa, é importante que você saiba de algumas burocracias que envolvem esse processo (documentação, garantias, contrato, comprovantes etc.). Porém, é importante compreender também que existem soluções muito mais fáceis e interessantes atualmente. Entenda neste artigo!

Alugar um imóvel para sua empresa, apesar de representar uma conquista — afinal, isso é um sinal de que as operações estão crescendo e se expandindo — é algo que envolve uma série de burocracias.

Isso porque, mesmo que o imóvel que você deseja alugar não seja muito grande, ele, ainda assim, é um bem de alto valor. Logo, fazer a sua locação não é algo que costuma ser simples e fácil.

Contudo, hoje em dia, existem soluções muito mais interessantes e acessíveis para que tanto você quanto seus colaboradores tenham um lugar adequado e estruturado para trabalhar. E o melhor: sem nenhuma grande burocracia.

Interessado em saber quais são elas? Então não deixe de acompanhar a leitura até o final!

Principais burocracias que envolvem alugar um imóvel para sua empresa

Antes de abordarmos as soluções que citamos, é importante que você entenda quais são as principais burocracias na hora de alugar um imóvel para sua empresa.

Afinal de contas, caso você queira fazer esse tipo de locação um dia, é importante que você tenha esse conhecimento a fim de não ser pego de surpresa depois.

Aprovação cadastral (documentação)

A primeira etapa para alugar um imóvel para sua empresa envolve a aprovação cadastral.

Nessa etapa, você deverá, junto ao locador, isto é, o proprietário que está disponibilizando o imóvel, apresentar uma série de documentos para formalizar e para dar início ao processo de locação

Se você tiver, por exemplo, restrição de crédito ou outro tipo de entrave financeiro, a aprovação cadastral e a continuidade do processo tendem a ser mais difíceis. Isso se dá porque a comprovação de renda é um item fundamental para a concretização desse tipo de negócio.

Garantia

Se na primeira etapa estiver tudo ok, tudo dentro dos conformes, é hora de partir para a definição da garantia.

Mesmo que você comprove a sua renda, o locador do imóvel precisa ter uma outra garantia.

Afinal, e se acontecer um problema em seu negócio que, por exemplo, afete a sua fonte de renda? Como o pagamento será feito ao locador? 

Você precisa honrar seu compromisso e evitar situações de inadimplência.

Sendo assim, com o objetivo de gerar mais segurança ao proprietário do imóvel e de evitar maiores problemas, é necessário estabelecer uma forma de garantia.

Geralmente, a forma mais utilizada envolve o apoio de um fiador, também conhecido como agente de fiança. Porém, há também outras maneiras, como o seguro fiança e o título de capitalização.

A escolha da forma mais adequada de garantia vai depender muito do seu perfil. Cada uma tem certas vantagens e desvantagens, e é importante que você as avalie antes de tomar uma decisão.

Vistoria do imóvel

Antes de fechar um contrato e de alugar um imóvel para sua empresa, é essencial que você faça uma boa vistoria nele.

Afinal, você precisa verificar o estado e as condições do imóvel antes de assinar os papéis e de pegar as chaves.

Como estão, por exemplo, as torneiras, as pias, as portas, as janelas, as paredes, os pisos e os sistemas hidráulicos e elétricos? Estão conservados? Estão funcionando corretamente? Todos esses pontos precisam de atenção. 

Inclusive, isso envolve a elaboração de um laudo de vistoria do imóvel. Esse documento precisa ser o mais completo e detalhado possível para não haver nenhum problema e dor de cabeça depois — nem para você, nem para o locador.

Contrato

Por fim, há a etapa do contrato. 

Aqui, é de suma importância que o contrato seja bem-elaborado e lido por todas as partes, de modo que todos os itens e as informações necessárias estejam presentes no documento a fim de que nenhum detalhe relevante fique de fora.

O contrato precisa ser redigido e avaliado com muita atenção. Assim, maiores problemas e transtornos são evitados.

Além disso, é interessante buscar locais em que as cláusulas sejam mais facilitadas, pois, às vezes, os contratos podem ser muito extensos, dificultando a leitura, o entendimento e o acordo entre as partes.

Agora que você já está ciente das principais burocracias envolvendo o aluguel de um imóvel para a sua empresa, confira a seguir as soluções (bem mais atrativas) que citamos no início do artigo.

Soluções do Woba

Cada vez mais, empresas no Brasil e no mundo estão ressignificando os seus modos de trabalhar. 

E hoje, tanto aqui quanto lá fora, existem milhares de empresas que possuem formatos de trabalho mais flexíveis, como o home office, o trabalho híbrido e o anywhere office.

Sendo assim, pensando nesse contexto e nessas novas formas de trabalho, o Woba desenvolveu uma plataforma completa para que empresas e seus colaboradores tenham acesso a centenas de coworkings espalhados pelo Brasil para trabalhar.

São coworkings completos, localizados em regiões de fácil acesso, com estruturas de ponta, salas e escritórios privativos e muito mais!

E o melhor de tudo? Sem burocracia. Você e seus funcionários podem ter acesso a qualquer um desses coworkings sem nenhum tipo de dificuldade ou de transtorno. Pagando apenas um boleto, você já resolve praticamente tudo.

Conheça o OfficePass tenha acesso a escritórios de forma ilimitada 

Hoje, uma das principais soluções que o Woba oferece para as empresas é o OfficePass, que, basicamente, é um serviço de assinatura de escritórios sob demanda.

Sabe o Gympass, que oferece aos colaboradores das empresas parceiras diferentes opções e lugares para que eles cuidem da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida?

A ideia do OfficePass é basicamente a mesma, porém o benefício envolve o acesso a diversos coworkings e  a escritórios em qualquer lugar do Brasil.

Dessa maneira, tanto você quanto os seus colaboradores e as suas equipes poderão trabalhar de qualquer lugar, e o principal, em ambientes adequados, estruturados para que serviços, reuniões e atividades sejam feitos da melhor maneira.

Às vezes, um (ou mais) funcionário não possui um espaço ou um ambiente adequado para trabalhar em casa, por exemplo, e isso, de uma forma ou de outra, acaba afetando seu rendimento e a sua produtividade.

Portanto, não perca mais tempo e saiba mais sobre o trabalho do Woba.

E se você acha que seu líder talvez fique um pouco relutante a respeito das soluções do Woba, convidamos você a conferir este outro artigo: Como convencer o seu gestor de que você precisa do Woba.


Texto por Bruno Guerra, Jornalista, Redator e Analista de SEO. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer. 

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