Principais tendências de negócios e tecnologia em 2021
Conhecer as tendências de negócios e tecnologia é essencial para que a sua empresa faça um bom planejamento estratégico e consiga acompanhá-las. Para ajudar, listamos e explicamos as principais, de acordo com a Inc!
Índice de conteúdo
Um dos desafios enfrentados pelas empresas é conseguir se manter relevante e competitivo diante de um mercado que passa por constantes mudanças. A solução, nesse caso, é estudar as tendências e entender de que maneira elas podem ser usadas em seu negócio.
A partir disso, os gestores e líderes podem delinear estratégias que utilizem as novas tecnologias e práticas que estão em alta para alcançar o público e se manter em evidência no mercado.
Como o primeiro passo para isso é saber quais são essas tendências de negócios, a seguir listamos as principais conforme a Inc. — especializada em inovação para empresas. Confira!
Expansão do trabalho remoto
A pandemia de Covid-19 deu destaque para o trabalho remoto, nesse período principalmente no formato de home office. Ele consiste na possibilidade de profissionais (mesmo empregados) prestarem serviços à distância utilizando ferramentas digitais. Diante disso, também surge um conceito mais amplo: o anywhere office.
Nesse modelo de trabalho remoto, não há obrigação de trabalhar em casa, necessariamente. É possível realizar suas atividades em outros espaços de sua preferência, como coworkings, cafés, bibliotecas, praças ou, até mesmo, durante viagens.
O distanciamento social demonstrou que a prática é viável e pode ser benéfica para todos os envolvidos. A tecnologia proporciona ferramentas que permitem mobilidade, compartilhamento de arquivos e realização de reuniões por vídeos que eliminam os obstáculos criados pela distância.
Profissionais conseguem ficar mais motivados com a flexibilidade, enquanto também têm uma rotina com maior praticidade por não precisar se deslocar para o trabalho todos os dias. Já as empresas conseguem reduzir custos estruturais e se beneficiam da motivação dos trabalhadores. Esse, inclusive, é o futuro do trabalho.
Entregas sem contato
Os serviços de delivery, bastante utilizados em compras online, também passaram por uma evolução: a entrega sem contato. A pandemia e a necessidade de distanciamento social fizeram com que a prática fosse adotada por muitos como medida de segurança.
A tendência é que as empresas busquem ferramentas e procedimentos que facilitem a utilização desse serviço pelo consumidor. Com isso, surgem recursos inovadores, que visam melhorar a experiência dos clientes enquanto solucionam os problemas atuais.
Até mesmo os veículos autônomos já são testados em alguns países como a China para atender essa demanda. Devido aos benefícios que a tecnologia proporciona e a praticidade que esse modelo de entrega pode oferecer, a tendência é que ela se mantenha relevante no mercado.
Crescimento da telemedicina
A telemedicina trata de oferecer serviços de cuidados à saúde à distância, utilizando diversas tecnologias para auxiliar no atendimento e exames. Para tanto, são usadas ferramentas específicas que permitem o compartilhamento de informações, além de parcerias para realização de procedimentos específicos.
Com essa alternativa, a manutenção de consultórios físicos e exclusivos não é mais necessária, permitindo a otimização de gastos. Aqui, é possível trabalhar em coworkings que estejam preparados para receber profissionais da saúde. Assim, o médico ou a instituição responsável locam o espaço para fazer os atendimentos necessários.
O benefício é o acesso a uma estrutura completa, com internet de qualidade, equipamentos, estacionamento e outros diferenciais que facilitam a rotina profissional. Ainda, o setor se encaminha para o uso maior de ferramentas de Inteligência Artificial e biotecnologia para aprimorar o atendimento aos pacientes.
Aplicação de IA, robótica, automação e internet das coisas
Nos últimos anos, o desenvolvimento de tecnologias ganhou bastante evidência e se destaca entre as tendências de negócios. A automação surge como solução para otimizar processos em diversos segmentos do mercado e, para isso, utiliza recursos como:
- Inteligência artificial (IA): ela é focada em desenvolver a inteligência das máquinas, para que elas consigam replicar funções cognitivas inerentes aos seres humanos;
- Robótica: trata dos sistemas mecânicos controlados por circuitos e que podem ser controlados por inteligência artificial;
- Internet das coisas: trata do uso da internet conectada a objetos cotidianos que se comunicam entre si, criando uma rede com funções personalizadas.
Perceba que todos esses conceitos podem ser aplicados de forma simultânea, complementando suas funcionalidades e criando soluções mais inovadoras. A tendência é que elas ganhem cada vez mais espaço na rotina de empresas e pessoas.
Uso de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR)
Você já conhece esses conceitos ou sabe o que muda entre eles? A realidade virtual trata especificamente do mundo digital, substituindo o que existe no mundo por conteúdos virtuais. Ou seja, o usuário consegue vivenciar uma experiência em 360º e 3D, em espaços que podem ser interativos.
Já a AR tem maior relação com o mundo real. Ela adiciona elementos virtuais ao mundo real. Ou seja, o dispositivo utilizado não substitui o que o usuário vê totalmente, apenas conecta itens de um ambiente virtual ao físico. Quer um exemplo?
Em 2016, o jogo Pokemon Go se tornou uma febre, conquistando pessoas de todas as idades. Nele, era possível caçar os pokémons utilizando o celular: a imagem capturada na tela enquanto jogava, fazendo com que ela apresentasse, além do que existia, alguns elementos criados pelo jogo.
Ambas podem ter inúmeras aplicações: mercado imobiliário, indústrias, treinamentos corporativos, eventos esportivos, telemedicina, assistência remota, entre outros. Os clientes também podem ter acesso a experiências personalizadas e imersivas quando as empresas disponibilizam essa solução.
Essas são apenas algumas das tendências de negócios identificadas pela INC. A micromobilidade, a educação online e o surgimento de novos aplicativos também se destacam. Tudo isso demonstra a necessidade de acompanhar a evolução do mercado para implementar novas estratégias e manter a competitividade.
Quer acompanhar mais tendências? Descubra o que o MIT decretou sobre o futuro do trabalho!
Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.