Saiba como a criatividade transformou o Cirque Du Soleil em um sucesso no mundo todo
Gestão é sinônimo de desafio e, às vezes, é preciso ‘malabarismo’ e ‘truques’ para acertar e seguir em frente. Aqui, você entenderá como a criatividade levou o Cirque du Soleil ao mundo e como pode fazer o mesmo com sua empresa.
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Você já parou para refletir como a criatividade transformou o Cirque Du Soleil no fenômeno mundial de hoje? Tudo começou de maneira simples, em 1984, pelas mãos de artistas de rua.
Neste artigo, contamos um pouco da trajetória do Cirque du Soleil e oferecemos insights para facilitar a gestão da sua empresa. Entender como esse grupo artístico se desenvolveu até os moldes atuais é uma aula de gestão, marketing e empreendedorismo.
Quer saber como os artistas usam a criatividade a seu favor? Siga a leitura!
O que é o Cirque Du Soleil?
O Cirque du Soleil é uma companhia de entretenimento canadense, criada em 16 de junho de 1984. É mundialmente conhecida por realizar grandes espetáculos, que misturam fantasia, cor e muita beleza. É o maior grupo teatral do mundo.
O Cirque du Soleil foi fundado por um grupo de artistas de rua criado por Gilles Ste-Croix nos anos 1980. Eles eram conhecidos, na época, como Les Échassiers de Baie-Saint-Paul. Na tradução, “Os equilibristas de pernas de pau de Baie-Saint-Paul”.
Em 1984, um dos integrantes, Guy Laliberté, acreditou que eles poderiam ir além e se apresentar em outras cidades. Os artistas encamparam a ideia e fizeram a turnê nos 450 anos da descoberta do Canadá. O show itinerante, que trazia artes circenses com drama e reflexão, além de muita beleza, encantou.
Surge, então, o Cirque du Soleil, que pode ser traduzido como “Circo do Sol”. O nome simboliza força, energia e juventude.
Em 1987, as apresentações do grupo começam a ganhar espaço internacional após uma turnê nos Estados Unidos. Em 1990, o circo chegou à Europa, depois à Ásia e, finalmente, à América do Sul.
Como a criatividade transformou o Cirque Du Soleil?
Ouvir sobre o Cirque du Soleil nos remete rapidamente aos espetáculos com luzes, música, fantasia e poesia. Também estamos falando de um grupo que está sempre criando novos shows para surpreender o público.
Em 2020, antes da pandemia, o Cirque du Soleil tinha um patrimônio de US$ 1,5 bilhão e mais de 5 mil colaboradores.
O segredo para isso, de acordo com Daniel Lamarre, vice-presidente executivo da empresa, é que o crescimento e o sucesso são resultados da criatividade.
A seguir, veja como a criatividade transformou o Cirque du Soleil e como pode mudar a história da sua empresa.
A criatividade é parte fundamental de sua cultura
O Soleil começou com olhar diferenciado para a equipe. Eles deixaram de lado a estrutura tradicional de pirâmide para adotar um sistema de “células de inovação”.
Essas áreas são formadas por grupos menores de colaboradores, com mais conexão para se expressar e apresentar novas ideias.
Existem células focadas apenas em pesquisa, desenvolvimento e estudos voltados à tecnologia na empresa.
Um grupo focado em tendências, além de ideias, pode ajudar a empresa a encontrar talentos nas mais variadas áreas, como moda, arquitetura, música, jogos, cinema e teatro.
Estímulo ao envolvimento dos funcionários
Outro ponto fundamental de como a criatividade transformou o Cirque du Soleil foram os constantes desafios para engajar a equipe. A missão de apresentar alternativas não fica apenas nas mãos das lideranças: há um incentivo à criatividade para todos os colaboradores.
Ao mesmo tempo, as tarefas propostas devem ser capazes de envolver o time. O objetivo é deixar todos entusiasmados com suas funções.
Os líderes precisam abraçar as novas ideias, mesmo que pareçam impossíveis no começo — esse é um fator importante para a motivação dos colaboradores.
Parceiros que compartilhem os mesmos valores
Outra explicação de como a criatividade transformou o Cirque du Soleil é que o sucesso depende não só dos colaboradores, como também dos parceiros.
As parcerias são fechadas com quem compartilha os mesmos valores do circo. Isso mantém tudo alinhado à cultura da criatividade.
Para realizar um espetáculo em parceria, a empresa deve entender o quão longe as ideias do Cirque du Soleil podem chegar e o conteúdo artístico envolvido.
Seus parceiros do dia a dia estão alinhados aos valores da sua empresa? Se não, repense.
Lucro importa, mas não é o ponto de partida
Muitas vezes o foco está no desenvolvimento de ideias lucrativas. O Cirque du Soleil tem uma abordagem diferente: somente com estímulo à criatividade, um novo projeto é considerado.
Se faltar alinhamento em relação à equipe ou parceiros, o lucro não será relevante para o Soleil. Na prática, as estratégias propostas sem fit com o negócio tendem a não trazer resultado e podem até prejudicar a marca.
Foco no engajamento social
Outro valor bastante importante é o engajamento social, abrangendo parceiros e colaboradores. Promover interação pessoal e formas de usar a criatividade para ajudar comunidades estão na essência da empresa.
Os resultados ajudaram a superar a crise
A crise gerada pela pandemia de Covid-19 também afetou o circo. Em 2020, 95% dos 5 mil funcionários foram desligados e a empresa entrou em processo de concordata — semelhante à falência. Mas, assim como a criatividade transformou o Cirque du Soleil em um grupo respeitado, ela também foi usada para superar a fase difícil.
Os processos diferenciados e a propriedade intelectual do grupo facilitaram a atração de investidores. Uma empresa global, com destaque em diversos países, não desaparece do nada.
O Cirque du Soleil recebeu uma oferta relacionada ao seu valor de mercado que superou US$ 1 bilhão e viabilizou a volta por cima. A retomada para o Soleil é uma realidade. Em 2022, o circo mais famoso da terra anunciou espetáculos inclusive no Brasil.
Depois de conhecer a trajetória do grupo e como a criatividade transformou o Cirque du Soleil, nosso convite é para que você aplique essas lições na sua empresa. Estimular iniciativas criativas e priorizar parceiros sintonizados com os valores do seu negócio são caminhos interessantes.
Esperamos que tenha aproveitado a leitura. E temos mais uma sugestão: um artigo sobre como a criatividade pode auxiliar a gestão de times em trabalho remoto. Até a próxima!
Texto escrito por Redação Woba. Revisado por Nícolas David, Repórter, Jornalista e Revisor.