7 previsões que irão destacar quem tem boas habilidades de liderança para 2022
A habilidade de liderança possibilita extrair o melhor de seus colaboradores e implica no crescimento da sua empresa. Em 2022, algumas dessas habilidades terão destaque. Descubra quais são elas!
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As habilidades de liderança para 2022 apontam tendências que contribuem não somente para os gestores, mas também para os funcionários e os consumidores das empresas. Primeiramente, é importante saber que a liderança diz respeito à capacidade de favorecer relações humanas saudáveis, a fim de promover grandes avanços em conjunto.
A pandemia de Covid-19 revelou alguns desafios e trouxe diversos aprendizados para as lideranças de RH, principalmente, no que se refere à saúde mental e à flexibilidade nas jornadas de trabalho. Com isso, o mercado percebeu que bons líderes devem gerir as empresas com foco nas pessoas e em suas necessidades.
Quer saber quais habilidades de liderança terão destaque em 2022? Continue a leitura e confira 7 tendências para o ano!
1. Ter estratégias de pessoas
Uma empresa de sucesso respeita e se importa com seus colaboradores. Para demonstrar isso, é importante também mobilizar seu time para desenvolver habilidades de liderança. Como resultado, há mais suporte emocional para a equipe.
Algumas empresas se preocupam em contratar bons colaboradores para manter o seu crescimento e o cumprimento das metas, mas falham ao não se comprometerem em estimular a motivação e a qualidade de vida dos funcionários em atividade. O modo como você lida com seus trabalhadores é um diferencial para sua estratégia de negócios, pois são eles os responsáveis pelo seu crescimento.
Em 2022, a performance da sua empresa pode estar muito mais atrelada à forma como você trata seus colaboradores do que as estratégias implementadas com foco apenas no mercado.
2. Adaptar-se às demandas dos colaboradores
Com o trabalho remoto durante a pandemia, os trabalhadores vêm analisando cada vez mais suas necessidades e expectativas para se manter no trabalho. Alguns pontos relevantes são:
- Carga horária é flexível e adequada ao modo de vida pessoal;
- Salário é interessante e suficiente para suas despesas e poupança;
- Ambiente agradável;
- Planos de desenvolvimento na empresa;
- Possibilidade de fazer trabalhos em equipe.
Isso significa que pedidos de demissão também podem acontecer caso o funcionário julgue que a empresa não está se apropriando de todo o seu potencial ou que o salário não corresponde ao seu empenho.
A rotatividade dos colaboradores é um desafio para a liderança e a gestão em 2022 e, para lidar com esse momento, a dica é não subestimar a capacidade dos trabalhadores. Por esse motivo, invista em bons salários, reconheça tarefas e ideias, ofereça oportunidades de crescimento e demonstre o que eles têm impacto dentro da empresa.
3. Alinhar as experiências de colaboradores e clientes
A pandemia também nos mostrou que demandas de clientes e de funcionários não podem ser atendidas de maneira separada.
Agora, mais do que nunca, é importante que as lideranças invistam em atitudes positivas nas relações com os trabalhadores para que eles se sintam motivados a levar a melhor experiência para o cliente.
Portanto, empresas que se empenham em oferecer boas experiências de trabalho também estão investindo no próprio aprimoramento e crescimento.
4. Motivar a sua equipe
Colaboradores que confiam nas figuras de liderança são mais motivados a se engajar em suas funções porque sabem que são importantes para a equipe. Sentir-se pertencente e admirado faz toda diferença no dia a dia.
Assim, para ser um líder que inspira, abra espaço para que novas ideias e para que cada um possa colaborar com o sucesso da empresa.
Demonstrar empatia e permanecer atento às demandas dos funcionários também são fatores que contribuem para manter seu time motivado. Ser ouvido por uma liderança significa poder confiar nela e buscar sempre contribuir para o melhor.
5. Apostar em estratégias de comunicação
Para aprimorar as relações de confiança, uma habilidade primordial é a comunicação. Contribua para a criação de um ambiente saudável, estimulando a boa comunicação. Para isso, é interessante conhecer as necessidades de cada membro da equipe.
Busque entender quais modelos de comunicação são mais interessantes para o trabalho remoto ou híbrido. Quando necessário, utilize ferramentas de comunicação assíncrona para o benefício de todos, poupando tempo e desgastes que podem ocorrer por falhas nas transmissões.
6. Manter o foco no cliente
É importante ter em mente que o foco no cliente sustenta todos os aspectos da empresa. Ter a clareza sobre quais são os valores da marca e como isso será transmitido ao público pelo atendimento é um incentivo para o time desenvolver habilidades para auxiliar os consumidores onde estiverem e da melhor maneira possível.
Desse modo, os colaboradores também se tornam consultores de confiança para solucionar possíveis problemas de clientes. Com essa autonomia, eles podem acrescentar benefícios durante o atendimento e oferecer uma assistência mais completa. Ganham mais espaço para sugerir aos gestores ideias para melhorias nos produtos ou serviços prestados.
7. Oferecer oportunidades de liderança
Propiciar momentos práticos de liderança aos funcionários é muito benéfico, pois eles se sentirão motivados ao perceberem as possibilidades de crescimento. Os gestores podem, por exemplo, oferecer oportunidades de liderar uma reunião ou um projeto.
Essa experiência pode fazer com que eles aprimorem suas capacidades de resolução de problemas. Como consequência, diminui a sobrecarga de trabalho dos gestores.
Diante da diversidade pessoal de uma empresa, nem todos se sentirão confortáveis para tomadas de liderança. Ainda assim, incentivar colaboradores é um ótimo caminho, inclusive, para perceber sutilmente as capacidades daqueles que dizem não se sentirem prontos.
Nesse sentido, é um modo de enxergar quais são suas potencialidades, muitas vezes escondidas por baixo de uma capa de insegurança e medo de errar.
Agora que você pôde ver as 7 habilidades de liderança que serão destaque em 2022, sabe que estimular os colaboradores trará benefícios para todos. Como vimos, elas são importantes para o sucesso do seu negócio e podem ser estimuladas com experiências simples e acessíveis a todos.
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Texto de Flávia Lemes, Mestre em Educação e Redatora.