Como conquistar a lealdade do funcionário? Saiba que isso precisa ser desenvolvido!

como conquistar lealdade do funcionário

Conquistar a lealdade do funcionário requer tempo, paciência e dedicação. Além disso, exige o comprometimento de gestores e líderes, para que a cultura organizacional seja fortalecida. Entenda mais.

Se você espera que o colaborador faça mais do que o seu trabalho, chegou a hora de mudar de pensamento. Conquistar a lealdade do funcionário passa por um processo bem estruturado, em que são aplicadas estratégias de gestão e, principalmente, humanização.

A ideia é que o colaborador se sinta pertencente à empresa, ou seja, “vista a camisa”. Quando se atinge esse patamar, a empresa tem pessoas motivadas e engajadas. O que isso significa, na prática?

A motivação é o sentimento que faz qualquer pessoa se movimentar. No ambiente corporativo, justifica todas as ações realizadas. Por sua vez, o engajamento é o nível de apego emocional e envolvimento nos interesses e nas demandas da empresa.

Essas definições deixam claro que gostar do que se faz é o primeiro passo. Sentir-se valorizado é o segundo e leva à motivação. A partir daí, pode-se chegar ao engajamento. Para a empresa, esse movimento é necessário para haver melhoria dos resultados e alcance dos objetivos estratégicos.

Portanto, mais do que uma atitude opcional, conquistar a lealdade do funcionário é essencial para o sucesso da empresa. A questão é: o que fazer para chegar a esse nível? Vamos ver algumas dicas úteis a partir de agora. Acompanhe!

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1. Tenha paciência

É isso mesmo. O primeiro passo é saber que o processo de conquistar a lealdade do funcionário depende de tempo. Para começar, é importante que gestores e líderes passem confiança e dedicação. Lembre-se de que o exemplo é fundamental.

A partir disso, o colaborador começa a entender que as coisas funcionam de maneira diferente na sua empresa. Isso porque é normal ter passado por experiências ruins em empregos anteriores. Vale a pena ter essa noção e aguardar.

2. Escute os colaboradores

Os funcionários que não fazem parte do administrativo tendem a ter dificuldades em participar das decisões organizacionais. Isso faz com que nem sempre percebam como contribuem para o alcance dos objetivos estratégicos.

Em que isso acarreta? Primeiramente, o colaborador vê a empresa somente como uma fonte de renda. Assim, fica desengajado e não se preocupa com os resultados. Esse cenário precisa mudar.

Como? A dica é escutar os funcionários. Permita que eles verbalizem suas opiniões, comentários e sugestões. Veja o que eles acham sobre a gestão atual do negócio e o que acreditam que poderia melhorar. Isso pode ser feito até por meio de um formulário online.

Além de ajudar a conquistar a lealdade dos funcionários, essa também é uma forma de obter boas ideias. Muitas vezes, alguém pode ter dicas criativas, fáceis e baratas de implementar. Assim, todo mundo ganha.

3. Utilize as informações coletadas

Mais do que pedir a opinião dos colaboradores, utilize as informações. Elas demonstram como está a motivação e o engajamento na sua empresa — por isso, são úteis para fazer mudanças estruturais importantes.

Aqui, não existe fórmula pronta. Tudo depende do que os colaboradores querem e do que a empresa deseja alcançar. Os gestores fazem parte desse contexto ao intermediar os interesses. Com esse alinhamento, fica mais fácil criar um ambiente de trabalho envolvente. 

Aliás, vale a pena reforçar esse aspecto para a importância do trabalho remoto. Afinal, o colaborador precisa ser mais envolvido e sentir que suas opiniões são valorizadas.

O que você pode fazer? Algumas dicas são:

  • Marque uma reunião para discutir os pontos elencados e ver o que pode ser ajustado;
  • Peça para que todos participem das discussões sobre a situação atual do ambiente de trabalho e como cada um vê o futuro;
  • Defina de três a cinco melhorias a serem implementadas nos próximos dois a três meses. Faça isso junto com a equipe e tome a responsabilidade para si. Depois, faça um acompanhamento para ter certeza de que tudo está seguindo como esperado.

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4. Conheça as razões para um funcionário ser leal ou desleal

É difícil determinar uma causa exata para a deslealdade, porque isso varia de acordo com o indivíduo. Por isso, evite ter conclusões precipitadas. Afinal, entre as razões podem estar: 

  • Falta de fit com a cultura organizacional;
  • Ausência de satisfação com a empresa ou o serviço realizado;
  • Problemas com os gerentes e líderes.

Sempre que você identificar que alguém tem um problema, sente e converse. Essa ação pode ser tomada em conjunto com o formulário online citado antes. Assim, é possível complementar o feedback recebido. 

Além disso, nunca leve a solicitação de desligamento de um funcionário para o lado pessoal. Isso traz uma sensação negativa para todos os outros. Por isso, lembre-se de que conquistar a lealdade de um funcionário passa por entender e respeitar suas decisões.

Até mesmo porque a decisão sobre a demissão também ocorre por diferentes motivos. Por exemplo, paixão por outra vaga que surgiu, comprometimento pessoal, sonhos e objetivos individuais, planejamento e mais. Por isso, vale a pena ter uma conversa e solicitar um retorno sobre a empresa. Esse feedback pode ser um verdadeiro game changer.

5. Valorize para conquistar a lealdade do funcionário

Na maioria das empresas, o funcionário precisa mostrar serviço, comprovar resultados e, então, pedir uma promoção. Algumas até têm um plano de desenvolvimento de carreira, inclusive, para trabalhadores remotos. No entanto, envolver as equipes no espaço de trabalho depende da valorização.

O mais comum é que seja oferecida uma promoção, mas nem sempre é preciso fazer isso. Muitos colaboradores se sentem satisfeitos com o pagamento de um bônus, um aumento salarial e o ganho de novas responsabilidades.

O importante, aqui, é evitar que ele tenha que fazer esse movimento de pedir o reconhecimento. Observe a experiência no local de trabalho e o que esse colaborador oferece. Acompanhe sua pro atividade e os resultados obtidos. Isso fará toda a diferença.

Portanto, a lealdade de um funcionário precisa ser conquistada. Essas dicas ajudam a chegar lá. Ainda tem outras, como criar planos de desenvolvimento e compensação, contratar somente com referências, ser transparente e evitar o microgerenciamento.

De toda forma, esses aspectos são contemplados por essas dicas básicas, práticas e certeiras para conquistar a lealdade do funcionário. Se você implementá-las, o resto virá como consequência.

E você, gestor, quer saber como ter um contato mais próximo com os colaboradores, especialmente no onboarding a distância? Veja como estabelecer vínculos remotamente com novos contratados.


Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.

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