4 estratégias práticas para evitar o turnover nas empresas

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Buscar estratégias para evitar o turnover nas empresas, ou seja, reduzir a rotatividade de funcionários, é algo que deve ser pensado pelos gestores. Veja algumas dicas práticas!

Evitar o turnover nas empresas é um desafio para os gestores de facilities ou responsáveis pela área de recursos humanos. 

Afinal, quando esse índice está muito elevado, a companhia tende a enfrentar uma série de problemas, como a baixa produtividade, funcionários com a Síndrome de Burnout e a geração de custos.

Para evitar que a alta rotatividade ocorra em sua empresa e garantir a retenção de talentos, algumas atitudes devem ser tomadas. Entre elas, destacam-se as mudanças na própria cultura da organização.

A ideia é que seja criado um ambiente de trabalho mais saudável e flexível, tendo em vista que é isso que grande parte dos colaboradores busca na atualidade. 

No decorrer deste artigo, falaremos mais detalhadamente sobre as estratégias para evitar o turnover nas empresas. Continue a leitura e fique bem informado!

Turnover: entenda o que esse termo significa

Antes de mais nada é preciso entender o que realmente significa a palavra turnover, muito utilizada na área de RH.

O turnover nada mais é do que uma métrica que mensura a rotatividade dos funcionários. Esse indicador relaciona, portanto, a quantidade de demissões e de admissões da empresa em determinado período.

Para as companhias, acompanhar o turnover é bem importante, tendo em vista que ele pode indicar problemas internos. 

Se muitos colaboradores estão pedindo demissão, por exemplo, pode ser que o clima organizacional esteja ruim, que o salário esteja defasado, entre outras situações.

Conheça 4 estratégias para evitar o turnover nas empresas

Evitar o turnover nas empresas é necessário, tendo em vista que contratar novos colaboradores demanda tempo e dinheiro. 

Além disso, também leva um tempo para que os novos funcionários aprendam os processos da empresa. 

Logo, nos primeiros meses da contratação, a produtividade dos setores com colaboradores novatos pode ser reduzida.

Colocar em prática as estratégias para evitar o turnover nas empresas, portanto, é algo que não deve ficar de fora do seu planejamento. Elencamos as principais delas para você. Veja!

1. Faça pesquisas de clima organizacional

Uma das principais estratégias para evitar o turnover nas empresas é a realização das pesquisas de clima organizacional. 

A ideia é que possam ser levantados dados sobre a satisfação dos colaboradores com a empresa. Se algum ponto negativo for levantado na estrutura ou forma de agir da organização, por exemplo, ele pode ser corrigido.

O ideal é que as pesquisas de clima organizacional sejam realizadas pelo menos uma vez por ano. É necessário também comparar os resultados, para verificar se as ações corretivas trouxeram o resultado esperado.

Para garantir respostas sinceras, é preciso promover o total sigilo dos participantes. Ferramentas como os formulários do Google podem ser usadas para isso.

2. Trace planos de carreira para os colaboradores

Todos os profissionais almejam crescer em suas carreiras e conquistar melhores salários e posições mais altas com o passar do tempo.

É por esse motivo que estruturar um plano de carreira é essencial para reter funcionários e baixar os índices de turnover nas empresas.

Os colaboradores devem ter claro quais são os passos que eles devem dar para conseguir subir de posição na companhia. Assim poderão se programar para desenvolver novas habilidades, cursar uma pós-graduação, entre outras ações.

3. Ofereça benefícios ao time

É bastante comum que as empresas ofereçam benefícios aos colaboradores, como plano de saúde e odontológico. No entanto, isso já não é visto como um grande diferencial, tendo em vista que a maioria das companhias já oferece esse tipo de convênio aos seus funcionários.

Para realmente evitar o turnover nas empresas é necessário oferecer benefícios diferenciados e que realmente motivem os funcionários a não trocarem os seus empregos por outros. 

Uma ideia que começa a ganhar mais consistência nas organizações são os benefícios flexíveis, ou seja, que podem ser adaptados de acordo com o gosto de cada colaborador.

Para os colaboradores com filhos pequenos, pode ser feito um convênio com uma creche ou escola de educação infantil. Assim se garante que as crianças serão bem cuidadas enquanto os pais trabalham.

Já para quem deseja voltar a estudar, a empresa pode oferecer descontos em cursos oferecidos por escolas técnicas e faculdades. 

Enfim, esses são apenas alguns exemplos de benefícios flexíveis que podem ser implementados. Convém investigar quais são as necessidades dos seus colaboradores para oferecer as melhores opções.

4. Adote o anywhere office

O anywhere office é um modelo de cultura organizacional, no qual as atividades dos colaboradores podem ser realizadas em qualquer local. 

Isso quer dizer que os funcionários poderão trabalhar em casa, na empresa, em um coworking, em hotéis, em cafeterias, em bibliotecas ou em qualquer espaço público com acesso à internet.

Ao adotar a cultura do anywhere office, portanto, os seus funcionários terão muito mais liberdade e poderão adaptar as rotinas de trabalho. Não será mais preciso que um colaborador que mora longe tenha que perder horas no trânsito para chegar no escritório, por exemplo.

No vídeo abaixo, veja detalhes sobre o assunto, em uma entrevista da CEO do Woba, Roberta Vasconcellos.

O trabalho remoto faz com que as pessoas tenham mais qualidade de vida e possam se dedicar mais tempo para outras atividades, como o lazer e os estudos. Além disso, os trabalhadores ficarão menos cansados e mais produtivos.

Os funcionários perceberão o anywhere office como um grande benefício e isso resultará na redução do turnover. 

Afinal, não vale a pena trocar uma empresa que oportuniza todos os benefícios do trabalho remoto por uma companhia mais tradicional, onde não se encontra tanta confiança e liberdade.

Evitar o turnover nas empresas é possível, desde que você tenha um planejamento estruturado e esteja preparado para desenvolver as estratégias pertinentes. Conhecer sobre as novidades do futuro do trabalho também faz parte desse processo.

O anywhere office, por exemplo, pode ser um grande aliado na redução da rotatividade dos colaboradores. Para saber mais sobre esse modelo de trabalho e os motivos que você tem para adotá-lo, não deixe de conferir o nosso artigo que explica tudo sobre o tema.


Lucas Flores é Relações Públicas, mestre em Letras, Cultura e Regionalidade e produtor de conteúdo para Web.

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