Cause boa impressão e seja notado no trabalho remoto
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Quer causar boa impressão e ser notado trabalhando remotamente? Neste texto, mostramos que manter uma comunicação clara com os colegas e gestores, fazer elogios, ligar a câmera nas reuniões, entre outros comportamentos, é essencial para ser reconhecido mesmo que esteja no trabalho a distância.
Ser notado trabalhando remotamente é uma demanda que cresce cada vez mais. No escritório tradicional, é fácil tomar um cafezinho com o colega ou compartilhar as últimas tarefas realizadas com o gestor.
No entanto, se você está no home office — ou em outras possibilidades do trabalho remoto, como o coworking, o café ou a biblioteca —, pode estar realizando seu trabalho da maneira devida, mas com o sentimento de que não está sendo notado pelo chefe ou pelos colegas de equipe.
Por um lado, isso é muito ruim. Por outro, vale lembrar que essa realidade é nova para muita gente, incluindo os gestores e os donos das empresas. Nesse sentido, é possível adotar atitudes que aprimoram seu estilo de trabalho e garantam que todos vejam seu valor.
Neste texto, a gente te mostra como causar boa impressão e ser notado trabalhando remotamente. Confira!
Divulgue seus feitos para ser notado trabalhando remotamente
No escritório tradicional você imprimia um ritmo e determinados comportamentos que mudaram ao adotar o trabalho remoto. Por isso, é importante reinventar alguns comportamentos específicos, como a maneira com a qual você celebra suas conquistas.
A ideia aqui é trabalhar seu marketing pessoal em alguns pontos para se promover — mas sem exagerar e desde que você realmente esteja entregando aquele resultado que será comunicado (caso contrário, o tiro pode sair pela culatra e você pode “se queimar” na empresa).
Ao manter seu líder informado das suas realizações semanais (seja conciso e, ao mesmo tempo, informativo), por exemplo, você ganhará pontos, pois estará entregando dados preciosos para os objetivos da organização. Ao mesmo tempo, estará destacando seu trabalho.
Além disso, mais do que nunca, é um momento propício para quantificar as mais diversas questões, como o número de atendimentos, as vendas realizadas, o aumento da receita e a economia de tempo e custo.
Aos poucos, você vai ajustando as formas de compartilhar seus triunfos, à medida que torna esse comportamento consistente. Nesse contexto, vale lembrar que ferramentas como Google Docs, Notion e Slack podem ser grandes aliados nessa tarefa de comunicar suas realizações.
Faça questão de ligar sua câmera nas reuniões
Se você acompanha os posts aqui no blog, é provável que saiba que o Woba é uma empresa totalmente remota. No momento em que este texto é escrito, a startup conta com cerca de 60 colaboradores que estão espalhados em diversas cidades do Brasil e até fora do país, como em Portugal e na Hungria.
Entre os rituais da empresa (no vídeo abaixo, você confere como a cultura remota da empresa acontece na prática), as reuniões destacam-se pelo fato de sempre serem feitas com a câmera ligada. Isso acontece por uma razão simples: a comunicação humanizada, que é tão essencial para equipes e organizações de sucesso (sobretudo em tempos de pandemia).
Além disso, a câmera ligada também representa um gesto de comprometimento com os seus colegas e líderes — nas entrelinhas, quer dizer que você está totalmente presente naquele momento.
Por outro lado, quando os encontros acontecem com a câmera fechada, as conversas tendem a ser “frias”, o que causa afastamento entre as equipes e pode refletir negativamente nas vendas e nos resultados da empresa.
Faça elogios e reconheça as realizações dos colegas e gestores
Quando você reconhece e exalta os feitos dos seus colegas de trabalho, contribui para relacionamentos mais amistosos e uma cultura mais forte. Em tempos de trabalho a distância, praticar o hábito de enaltecer o time acaba ressoando em você próprio.
Elogiar as pessoas induz à ideia de que você é uma pessoa segura em relação ao seu trabalho e às suas entregas. Isso significa que, mesmo sem falar diretamente do seu trabalho, você está contribuindo para que seja sempre lembrado e reconhecido.
No entanto, obviamente, essa dica é inválida se você é um funcionário que vive procrastinando e apenas entrega o mínimo para não ser demitido. Para ser reconhecido por elogiar alguém é imprescindível construir um histórico de credibilidade e excelentes entregas.
Conecte-se com pessoas de outras áreas da empresa
É muito comum que as pessoas trabalhem em uma mesma empresa, mas não mantém contato frequente. Pode ser pelo fato de você ser de uma área diferente ou pode ser que a empresa seja muito grande e, por isso, é humanamente impossível conversar com todo mundo.
Nesse sentido, é muito interessante que, em todo mês, você se desafie a marcar um café virtual com duas ou três pessoas que ainda não teve a oportunidade de se conectar antes.
Não seja tímido e nem tenha vergonha de enviar e-mails ou mensagens diretas para colegas de equipes diferentes. Nesses encontros, você pode (além de fazer amizade) conquistar um aliado estratégico para os seus próximos passos na empresa.
Durante a conversa, evite ficar falando só de você. Concentre-se, especialmente, em estar presente e demonstre abertura para ajudar a pessoa em uma futura eventual situação.
Aos poucos, você construirá relacionamentos cada vez mais fortes e isso ajudará para que seja parte indispensável da companhia.
Crie um ambiente profissional e seja notado trabalhando remotamente
O trabalho remoto (especialmente o home office, que é uma das modalidades do trabalho remoto) é cercado de mitos. Um deles é que, quando as pessoas estão trabalhando de casa, podem ficar realizando suas atividades na cama e de pijama.
Nada impede que você faça isso, caso se sinta à vontade. No entanto, isso não será nada interesse para a sua produtividade e, principalmente, para o relacionamento com os seus colegas.
Para ser notado trabalhando remotamente, é essencial que construa um ambiente que seja totalmente propício à sua posição na empresa — ainda que você trabalhe em empresas mais informais, como as startups, que permitem que os funcionários usem trajes casuais.
Claro que você deve se vestir da maneira como se sente à vontade, mas é preciso ter atenção para separar as barreiras entre trabalho e vida profissional. Apesar de os dois mundos se misturar o tempo todo, a forma como você conversa com seu primo em uma festa é diferente da maneira com a qual você se comunica com seu chefe.
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Além disso, já pensou em qual ambiente você se identifica mais: Home Office, Cafeteria ou Coworking? No vídeo abaixo, a gente mostra todos os detalhes a respeito dessa questão. Confira!
Renato Ribeiro é Head de Marketing de Conteúdo no Woba.