8 truques de design de escritório que aumentarão sua produtividade no trabalho

O design de escritório é importante para facilitar o engajamento e a identificação dos colaboradores com a cultura organizacional. Isso interfere na produtividade e na motivação, além de aumentar a criatividade da equipe.

Você sabia que existem alguns truques de design de escritório que ajudam a aumentar a produtividade no trabalho? Com pequenos ajustes, é possível criar um espaço mais produtivo e que faz com que as pessoas produzam mais e melhor.

O local de trabalho tem um enorme impacto sobre a forma como as pessoas executam as suas funções e a capacidade que elas têm para se concentrar e manter o foco durante a rotina.

sala de reunião

Conheça os 8 truques de design de escritório para aumentar a produtividade

Sabendo que existem truques de design para escritórios que ajudam a aumentar a produtividade no trabalho, você deve estar se perguntando quais são eles, não é mesmo? 

A seguir, apresentaremos os principais. Confira e implemente essas mudanças na sua empresa!

1. Iluminação adequada

Casa RN
Casa RN – São Paulo/SP

A iluminação é um fator importante para que as pessoas se sintam inspiradas e possam produzir mais. Além disso, vale lembrar, que um ambiente pouco iluminado pode causar fadiga e dores de cabeça, o que deixa qualquer um improdutivo.

Para garantir que o ambiente seja bem iluminado, recomenda-se aproveitar a luz do sol, com grandes janelas  no escritório, por exemplo. Também devem ser instaladas lâmpadas em locais estratégicos do espaço.

Sempre prefira as lâmpadas de LED, que além de serem mais eficientes, duram mais e prejudicam menos o meio-ambiente. Também faça um estudo para definir quais são as áreas do escritório que mais necessitam de iluminação.

2. Uso estratégico das cores dos ambientes

A psicologia das cores é uma teoria muito utilizada no marketing e em outras áreas, partindo do pressuposto de que o nosso cérebro reage de maneira diferenciada quando visualiza determinadas tonalidades.

Entre os truques de design de escritório, portanto, uma boa prática é escolher cores estratégicas para pintar as paredes e detalhes do ambiente. O branco, por exemplo, é associado à limpeza, mas é pouco inspirador, sendo uma cor ideal para ambientes como o banheiro e a cozinha.

Para empresas em que os funcionários precisam estimular a criatividade, como agências de publicidade, o laranja pode ser uma cor interessante. Já para locais em que é preciso manter a calma, como em call centers, o azul e o verde-claro são boas opções para a pintura.

3. Escolha do mobiliário

Para que os colaboradores de uma empresa produzam mais, os móveis precisam ser funcionais e confortáveis. Ao comprar cadeiras, por exemplo, é recomendada a escolha das que tenham uma boa ergonomia e sejam reguláveis.

As cadeiras reguláveis podem ser adaptadas à altura de cada pessoa, facilitando a manutenção de uma boa postura. Isso evita problemas de saúde, como as dores nas costas.

Os móveis também precisam ser funcionais, como mesas com gavetas e divisórias, que possibilitem que os papéis e materiais de escritório sejam sempre muito bem organizados. Assim, se evita perder tempo procurando onde está uma pasta ou documento importante, por exemplo.

4. Decoração com plantas

A decoração com plantas também é um dos truques de design de escritório. Isso se justifica porque elas diminuem o estresse e estimulam a criatividade, além de deixaram o local muito mais bonito visualmente.

Como se isso não bastasse, as plantas também garantem uma melhora na qualidade do ar, tornando-o mais úmido. Isso faz muito bem para a saúde das pessoas, principalmente as que têm problemas respiratórios, como a sinusite e a rinite.

Namu Coworking
Namu Coworking – São Paulo/SP

5. Aromas do ambiente

O aroma no local de trabalho também pode ajudar as pessoas a se manterem mais concentradas e produzirem mais. Por isso, vale a pena utilizar um aromatizador de ambientes diariamente no escritório.

O cheiro de canela, por exemplo, estimula o foco, enquanto o de lavanda ajuda a relaxar e deixa as pessoas menos estressadas. Escolher uma dessas opções, portanto, pode ser uma boa alternativa para que os seus colaboradores produzam mais.

6. Salas colaborativas

Mesmo que cada funcionário trabalhe na sua sala ou departamento, é importante que a empresa tenha salas colaborativas, para que sejam realizadas reuniões com clientes ou brainstormings.

Esses locais precisam ser confortáveis e eficientes, contando também com recursos tecnológicos, para que se possam realizar videoconferências e outras atividades a distância.

sala de reunião

7. Salas de descanso

Os truques de design de escritório vão além do local em que as atividades de trabalho são realizadas. Eles também estão presentes em salas de descanso, que devem ser locais tranquilos, para que os colaboradores possam relaxar, pensar, ler um livro, ouvir música etc.

A ideia é que esses locais sejam utilizados nos intervalos da rotina de trabalho, para que os problemas sejam esquecidos por um tempo e a mente do colaborador relaxe. Assim, ele poderá “refrescar” as ideias e voltar muito mais produtivo para  o trabalho.

8. Soluções para o bem-estar do colaborador

Finalmente, você precisa pensar no bem-estar do seu colaborador não apenas em relação à sua vida profissional, mas também pessoal. As pessoas passam boa parte do dia nas empresas e nem sempre é possível separar totalmente as rotinas, por conta disso.

Se um colaborador tem filhos, por exemplo, ele trabalhará muito mais tranquilo sabendo que eles estão bem cuidados. Logo, as empresas que têm muitos pais de crianças pequenas podem ter uma creche com cuidadores e recreacionistas, para que elas possam ficar, enquanto os pais trabalham.

Esses são alguns dos principais truques de design de escritório, que fazem com que os colaboradores aumentem a produtividade no trabalho. Adotar pelo menos alguns deles, com certeza, fará a sua equipe ter mais sucesso no desempenho das suas atividades.

Uma boa maneira de garantir o cumprimento desses truques é migrando para um coworking, uma vez que esses espaços são modernos e pensam em questões como essa.

Saiba mais sobre o assunto lendo o nosso artigo “Escritório compartilhado: o que é, as principais vantagens e como escolher o espaço ideal para minha empresa ou projeto”.

sala de reunião


Texto escrito por Lucas Flores, Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web.

Similar Posts