Por que uma grande empresa deveria adotar os escritórios de coworking

escritórios de coworking

 

Nas grandes capitais (e em cidades menores) o número de espaços de trabalho compartilhados tem se multiplicado. E não é para menos: são muitas as vantagens proporcionadas pelos escritórios de coworking — seja uma empresa pequena, média ou grande.

Com opções para todos os gostos e necessidades, os espaços entregam conforto e comodidade em localizações privilegiadas enquanto proporcionam um ambiente descontraído, criativo e colaborativo. 

Grandes empresas já entenderam as vantagens e estão migrando para os escritórios de coworking. Neste artigo, explicamos as razões disso.

Os colaboradores podem estar em qualquer lugar do mundo

Grandes empresas procuram recrutar integrantes de diversas localidades, seja dentro de um mesmo estado, em um país ou internacionalmente. Mas, na maioria das vezes, não é interessante ter uma sede em cada local — e muito menos viável logística e economicamente.

A distância entre os colaboradores e os escritórios convencionais é um problema até mesmo dentro de uma grande cidade. Você já pensou em quantas coisas poderia fazer se não tivesse que enfrentar 2h de trânsito por dia? E em como a sua vida poderia ter mais qualidade e a sua produtividade aumentar?

E é aí que entram os espaços de trabalho compartilhados.

Além de oferecer um ambiente com a estrutura necessária para que um colaborador possa realizar seu trabalho de forma confortável e eficiente, um escritório de coworking também disponibiliza salas privativas, o que facilita o agendamento de encontros de negócios onde quer que você esteja.

Escritórios de coworking são capazes de estimular a criatividade

Muitas vezes nos deparamos com uma dificuldade criativa quando realizamos um trabalho. E ficar sentado entre quatro paredes brancas não ajuda nada nessa situação. Um ambiente muito formal e burocrático também não é o melhor estímulo para a criatividade.

Em um espaço de trabalho compartilhado encontramos um ambiente descontraído, com locais destinados ao descanso, convivência e próprios para um coffee break. Tudo isso sem deixar de lado a estrutura necessária para se realizar um trabalho de qualidade — como internet, mesas e cadeiras confortáveis, tomadas localizadas estrategicamente e muito mais.

Assim, quando nos deparamos com alguma dificuldade, basta levantar um pouco, conversar com as pessoas que estão por ali, dar um tempo para que as ideias se organizem e a inspiração logo chega.

escritórios de coworking

O processo de expansão da empresa pode ser bem menos complicado

Aumentar a equipe e contratar mais colaboradores pode significar ter que estruturar mais postos de trabalho, conseguir novos escritórios ou até provocar a necessidade de migração de um local para outro maior. 

Isso, além de trazer um impacto financeiro para a organização, demanda tempo e energia dos profissionais responsáveis pela logística da empresa. Sem contar que esse processo pode ser bastante demorado, dificultando também que a expansão ocorra conforme o planejado.

Aderindo aos escritórios de coworking, a empresa pode garantir que essas mudanças aconteçam de forma muito mais eficaz e tranquila, facilitando o processo para os novos colaboradores, o profissional de facilities e até para os antigos funcionários. Afinal, o espaço já tem tudo que você precisa, basta procurar o lugar ideal, agendar e chegar lá.

Migrar para coworkings torna uma empresa economicamente eficaz

Aluguel, condomínio, energia, água… essas são só algumas das despesas que um espaço próprio pode gerar. Muitas vezes os custos fixos são tão altos que impossibilitam que uma empresa continue realizando suas atividades de forma eficaz. Migrando para um escritório de coworking, é possível reduzir custos e ainda ganhar uma série de outros benefícios. 

Empresas como a Algar Telecom e o Banco Inter já comprovaram que, financeiramente, não há dúvidas de que aderir aos espaços compartilhados é vantajoso. 

A empresa de telecomunicações reduziu seus custos em mais de 50% ao fazer a migração de sua equipe para escritórios de coworking, enquanto a fintech conseguiu uma economia de R$1milhão/ano utilizando a mesma estratégia. 

O nível de eficiência operacional sobe imediatamente

Com a infinidade de espaços compartilhados ao redor do país e do mundo, é possível escolher aquele que melhor se adapta às necessidades da sua empresa, considerando conforto, conveniência e localização, por exemplo. Ter um escritório na zona sul de São Paulo sem ter que arcar com os custos altíssimos não seria nada mal, não é mesmo?

Além da quantidade de contas para gerenciar, uma empresa localizada em um ambiente de escritório convencional ainda tem que mobilizar colaboradores para se preocuparem com equipe de limpeza, manutenção de equipamentos, abastecimento de suprimentos, renovação de infraestrutura e uma série de outras coisas.

Essas atividades ocupam a cabeça e o tempo de um profissional enquanto ele poderia se dedicar a tarefas mais produtivas

O banco Inter, por exemplo, tinha várias regionais espalhadas no Brasil antes de migrar para o coworking. Antes, mantinham a equipe comercial em salas tradicionais comerciais, e por isso tinham que se preocupar com aluguel, IPTU, condomínio, móveis, dinheiro da limpeza e uma série de outras coisas. Para a empresa, aquilo trazia uma grande complexidade do gerenciamento de todos esses espaços.

No entanto, algumas das soluções do Woba otimizaram a atuação da companhia. Para Pedro Quadros, gerente de Facilities do Banco Inter, contratar o Woba foi uma decisão muito acertada. “A parceria é essencial para os nossos serviços de mobilização e desmobilização de equipes em dezenas de cidades no país”, disse.

“Como temos centenas de colaboradores que precisam de mobilidade, a escolha pelos coworkings otimizou nossos processos. Também ganhamos agilidade em diversas burocracias, como nas contas a pagar, pois hoje só precisamos quitar um boleto. Além disso, tivemos uma grande economia de recursos, que ultrapassa o valor de R$ 1 milhão ao ano”, completou.

Ou seja, optando por um escritório de coworking, muitas preocupações desaparecem. De acordo com as necessidades de uma empresa, um espaço compartilhado pode oferecer toda a estrutura e comodidades essenciais para você e a sua equipe, deixando que o colaborador se preocupe somente com o que realmente merece a sua atenção.

Dica bônus: estar em um ambiente inovador traz inovação 

A convivência com pessoas diferentes em ambientes profissionais mais descontraídos pode ser muito benéfica para ampliar o mindset dos colaboradores de uma empresa.

A Roberta, CEO do BeerOrCoffe, conta que, com a sua experiência, viu que “ao viver uma nova forma de trabalho você proporciona para os seus colaboradores uma nova forma de pensar. “São ambientes que estimulam a conexão com as pessoas, o desenvolvimento e, consequentemente, a inovação para a empresa”.

Pode-se perceber que os benefícios de se adotar escritórios de coworking são vários. Mas, se você ficou com alguma dúvida sobre o que são e como funcionam esses espaços, baixe nosso um Guia Prático com tudo sobre os coworkings, que destaca tudo.

 

Similar Posts